HDRI e reflexões

Por: biohard  

Em: 04/11/2006 10:47

Olá gente!! tudo em cima? Gostaria de saber onde posso arranjar HDRI (outside) tipo céu claro limpo poucas nuvens, achei alguns neste site: http://www.lightworks-user.com/hdri_starter_collection.htm mas não é o que quero ainda. outra pergunta é em relação ao uso do HDRI, sem pre uso desta maneira: gostaria de saber se é a maneira correta? ou a melhor maneira; aproveitando o gancho, modelo muitas fachadas com portas de vidros, janelas e quase toda vez preciso refletir o outro lado da rua tipo, casas, prédios, para isso uso um "plane" com um imagem para refletir mas não fica tão real, quando uso o reflexo do HDRI nunca fica bom (nas vidraças planas), existe outra maneira melhor? Um abraço a todos!! inte... haaa eu uso vray!
Fala Biohard! Peguei umas hdri grátis, todas externas em horários variados no site da evermotion. Não sei se ainda tá disponível. Sobre os planes, costumo usar um material self ilumination (vraylightmtl) com um mapa de imagem no text map. Ele ilumina o BG e o ambiente e vc ainda pode usar uma img HDR nele. abrs!
"eduardoqf" disse: Fala Biohard! Peguei umas hdri grátis, todas externas em horários variados no site da evermotion. Não sei se ainda tá disponível. Sobre os planes, costumo usar um material self ilumination (vraylightmtl) com um mapa de imagem no text map. Ele ilumina o BG e o ambiente e vc ainda pode usar uma img HDR nele. abrs!
Valeu Du meu chapa!!! vou testar!!
Oi Biohard, tudo bem? Se você colocar o HDRI no Reflection do Environment do V-Ray, ele vai usar a imagem apenas para reproduzir os reflexos, não será usada para iluminar a cena, o que é justamente o desejado na maioria das vezes. Agora, se deseja que a imagem seja usada para iluminar a cena também, então, deve colocar uma cópia dela no Slot de cima, do GI Environment, assim ela vai gerar luz em toda a cena, como um céu. Sobre site com HDRI, você já tentou entrar nos links dos sites que tem em cada imagem HDR para download aqui na Três D1, lá dentro da seção Texturas? Tem vários sites com céu para download. Um deles é esse aqui, com 5 ceus legais. http://www.rna.hr/tutorial01/Tutorial01_part6.htm Abraços
Muito Obrigado André pela sua atenção, antes de tudo queria te falar que fico honrado quando você responde as minhas dúvidas, acho você muito prestativo e fico imaginando como você faz pra ter tempo em manter e responder por esse site que acho um dos melhores e mais completos! sem querer puxar o saco! mas meus colegas do site sabem que é verdade! em relação a HDRI tudo o que você comentou eu já tenho conhecimento, trabalho com o Vray há uns 3 anos, a minha maior dúvida é quando uso uma arquitetura que tenha uma fachada espelhada, uso o HDRI pra iluminar a cena e também para refletir, mas dependendo do ângulo da câmera o que é refletido pelo HDRI não fica legal, ainda mais se a superfície é reta, achatada, tipo uma parede de vidro. Pra resolver isso, eu usava um plane com um bitmap de casas ou predíos pra refletir, e agora estou usando o environment do material com o bitmap, não tentei ainda por um HDR. Fora isso há outra opção mais satisfatória para a refletir tipo casas do outro lado da rua? Obrigado pela força!!! Abraço!
Oi Biohard, tudo bem? Eu fico emocionado com seus elogios, agradeço de coração mesmo!!! Saiba que eu também tenho um carinho muito grande por você, gosto demais da sua participação aqui, o seu tutorial de asfalto é o maior sucesso com os leitores, você sempre teve uma atuação impecável aqui nos site, tenho muito prazer de ter você acompanhando a gente. Sobre a sua pergunta, realmente é uma situação chata, sempre que tiver reflexos numa superfície planta, isso vai acontecer. Tem que ajudar com muito cuidado para ficar legal, eu apanho também. Porque a única forma de ver se está legal, é renderizando, então, é chato pacas de ajustar. Tem um plug-in para o V-Ray que deixar ver o reflexo do HDRI em tempo real na Viewport, eu vou procurar ele e posto aqui o endereço para baixar. Eu já testei, é bem legal. Porque com ele você pode ver que parte do HDRI está refletindo no objeto. Sem isso, tem que ir girando o HDRI e renderizando, até pegar um reflexo legal da imagem. Normalmente fica errado de início, porque o Max vai aplicar a imagem deixando o meio dela na parte do fundo e a emenda atrás da câmera, ou seja, na parte da frente onde vai refletir nos vidros da fachada. Se girar um pouco o HDRI, para tirar da emenda, o reflexo já melhora bem. As vezes precisa descer um pouco a imagem também, modificando o valor do V Tile e não apenas do U Tile, assim, o reflexo mais bonito do céu aparece melhor e com menos distorção. Tem gente que usa outro tipo de subterfúgio, colocam uma imagem normal RGB no Diffuse bem fraquinha, só para deixar a imagem do reflexo mais nítida e indentificável. Se fizer isso com cuidado, fica bom, mas se o Diffuse aparecer muito, fica feio, porque parece um adeviso no vidro. A sua idéia de usar o Plane com Bitmap para refletir é muito boa, porque não precisará colocar essa imagem no Diffuse, o Plane para refletir vai fazer esse papel. O bom de usar assim é que também poderá esconder a emenda da imagem HDR de fundo mesmo sem girar o mapa. As vezes usam um cilindro em vez do Plane, para não correr o risco do reflexo do Plane não pegar em todo o vidro, com um cilindro envolvendo a cena isso fica mais difícil de acontecer. Neste caso o cilindro não tem topo nem fundo, só a borda para englobar a cena e simular o entorno. Depois ainda usam a esfera envolvendo a cena com a imagem panorâmica HDR ou então aplicada no Environment, que acaba dando na mesma. Eu acho que essas opções são as melhores mesmo, porque fora isso só resta contruir de verdade as casas do outro lado da rua, vai gastar tempo de render e no final, acho que acaba dando na mesma. Porque só de colocar o Plane com imagens de casa, esse Plane também vai refletir GI e ajudar a iluminar a cena, como aconteceria na realidade, mas será só um Plane para calcular e não um objeto mais complexo. Vou procurar o plug-in que te falei e posto logo aqui. Abraços
Fala ae Andre meu irmão, tudo bem? Valeu cara! sei que posso contar com você, estou aguardando o seu plugin. Estou meio atarefado de serviços, mas logo vou fazer uns tutos pra dar uma força no site, gosto de participar e colaborar. Abraço meu irmão! e saber que se ta pertinho daqui hein!! Campinas ne? sou de Piracicaba! Força lá !! obrigado!!
Oi Biohard, tudo bem? Putz cara, eu procurei o plug-in mais não encontrei. Anunciei ele aqui no site, mas não encontrei entre as notícias, então, foi antes do site novo. A única coisa que ele fazia era mostrar a imagem aplicada no Teapot como reflexo, coisa que no material padrão do Max você pode fazer, mas no mapa para ler HDRI do V-Ray não dá para mostrar a imagem na Viewport. Isso iria facilitar para você saber que parte da imagem HDR está refletindo no objeto. Se alguém lembrar do que estou falando, por favor, dá uma dica pelo menos do nome dele para poder procurar melhor, eu não lembro mais. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 625

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.