Oi Biohard, tudo bem?
Eu fico emocionado com seus elogios, agradeço de coração mesmo!!!
Saiba que eu também tenho um carinho muito grande por você, gosto demais da sua participação aqui, o seu tutorial de asfalto é o maior sucesso com os leitores, você sempre teve uma atuação impecável aqui nos site, tenho muito prazer de ter você acompanhando a gente.
Sobre a sua pergunta, realmente é uma situação chata, sempre que tiver reflexos numa superfície planta, isso vai acontecer.
Tem que ajudar com muito cuidado para ficar legal, eu apanho também.
Porque a única forma de ver se está legal, é renderizando, então, é chato pacas de ajustar.
Tem um plug-in para o V-Ray que deixar ver o reflexo do HDRI em tempo real na Viewport, eu vou procurar ele e posto aqui o endereço para baixar.
Eu já testei, é bem legal. Porque com ele você pode ver que parte do HDRI está refletindo no objeto.
Sem isso, tem que ir girando o HDRI e renderizando, até pegar um reflexo legal da imagem.
Normalmente fica errado de início, porque o Max vai aplicar a imagem deixando o meio dela na parte do fundo e a emenda atrás da câmera, ou seja, na parte da frente onde vai refletir nos vidros da fachada.
Se girar um pouco o HDRI, para tirar da emenda, o reflexo já melhora bem.
As vezes precisa descer um pouco a imagem também, modificando o valor do V Tile e não apenas do U Tile, assim, o reflexo mais bonito do céu aparece melhor e com menos distorção.
Tem gente que usa outro tipo de subterfúgio, colocam uma imagem normal RGB no Diffuse bem fraquinha, só para deixar a imagem do reflexo mais nítida e indentificável.
Se fizer isso com cuidado, fica bom, mas se o Diffuse aparecer muito, fica feio, porque parece um adeviso no vidro.
A sua idéia de usar o Plane com Bitmap para refletir é muito boa, porque não precisará colocar essa imagem no Diffuse, o Plane para refletir vai fazer esse papel.
O bom de usar assim é que também poderá esconder a emenda da imagem HDR de fundo mesmo sem girar o mapa.
As vezes usam um cilindro em vez do Plane, para não correr o risco do reflexo do Plane não pegar em todo o vidro, com um cilindro envolvendo a cena isso fica mais difícil de acontecer.
Neste caso o cilindro não tem topo nem fundo, só a borda para englobar a cena e simular o entorno.
Depois ainda usam a esfera envolvendo a cena com a imagem panorâmica HDR ou então aplicada no Environment, que acaba dando na mesma.
Eu acho que essas opções são as melhores mesmo, porque fora isso só resta contruir de verdade as casas do outro lado da rua, vai gastar tempo de render e no final, acho que acaba dando na mesma.
Porque só de colocar o Plane com imagens de casa, esse Plane também vai refletir GI e ajudar a iluminar a cena, como aconteceria na realidade, mas será só um Plane para calcular e não um objeto mais complexo.
Vou procurar o plug-in que te falei e posto logo aqui.
Abraços