Usando o FootStep Mode do Biped

Por: Keymax  

Em: 09/11/2006 15:45

Ola pesseoal, Usando o FootStep Mode do Biped, (Caracter Studio) para fazer ele andar, como faço para que ele pare e fique com os dois pés juntos. E outra coisa, depois que o Biped para de andar, eu não consigo movimentar nada no biped, Exemplo, Balançar a cabeça, mover braços e pernas. Alguém pode me ajudar nisso. Joel Germano
Olá Keymax, tudo bem? Sobre sua primeira dúvida: para fazer com que os pés fiquem juntos ao parar ou mesmo alterar um dos passos criados para realizar a caminhada, basta você selecionar a ferramenta MOVE com o Footstep Mode ativado, selecionar a pegada desejada e apenas movimentá-la. Perceba que você também poderá rotacionar as pegadas da forma que desejar, dessa forma o próprio CS fará as correções nos movimentos do BIPED. Sobre a segunda dúvida: o Footstep Mode é apenas para realizar a animação de caminha, corrida ou saltos, configurando as pernas, o quadril e mais alguns movimentos de forma que não fiquem muito duros, porém longe de um movimento realístico. Para realizar as correções destes movimentos, assim como criar os seus próprios movimentos, você terá que desabilitar o Footstep Mode e no rollout (grupo de opções) Key Info localizar o botão Set Key que será utilizado para gravar qualquer alteração de movimento de alguma parte do BIPED. Resumindo: desative o Footstep Mode e utilize o botão Set Key para gravar os movimentos de cada parte do BIPED que você alterar. Para cada movimento criado, o mesmo deverá ser gravado com Set Key. Essas são as formas mais básicas de realizar estes procedimentos, porém o CS fornece diversas outras ferramentas que irão agilizar e permitir movimentos melhores. Espero ter ajudado!
Sergio Feitosa
Ola Feitosa!!! A primeira dica, eu já havia tentado, e que achava que teria outra solução para fazer isso. Agora esta outra de desabilitar o Footstep Mode, eu tentei. Mas não consegui. Desabilitei o Footstep Mode no Track View Dope Sheet, ai girei a cabesa do biped, fui la no rollout Key Info, mas o botão Set Key esta desabilitado.
Para o Set Key ficar habilitado, a parte do BIPED que você deseja alterar deverá estar selecionada, caso contrário ela fica desabilitada mesmo.
Sergio Feitosa
Mas a cabeça do Bipet esta selecionada. O movimento e no final, depois que ele pecorrer o todo o caminho. ai e a hora de movimentar cabeça.
Olá Keymax, tudo bem? Nesse caso, a forma de animar a cabeça muda um pouco. Do jeito que está você só poderá animar as demais partes do BIPED dentro do limite dos frames que foram utilizados na animação do Footstep, ou seja, se a caminhada criada no Footstep Mode for do frame 0 ao 150, significa que você só poderá utilizar o Set Key dentro dessa faixa de frames. Porém, o que você deseja é animar a cabeça após essa faixa de frames, então você terá que entender primeiro que o CS permite criar várias camadas (layers) de animação. Nesse caso o Footstep ficará em um camada e os movimentos da cabeça ficaram em outra camada, permitindo uma maior organização e produtividade depois que você pegar prática. Para criar esta nova camada (layer) basta você ir no rollou Layer e clicar no botão Create Layer. Nesse momento será criado uma nova camada de animação, onde você poderá gravar a animação de qualquer parte do BIPED tanto pelo Set Key do CS como pelo AutoKey do próprio MAX. Espero ter ajudado!
Sergio Feitosa
Obrigado Feitosa!!! Valeu ai a dica, estou estudando profudamente o CS, eu faziaanimaçao usando Bones, agora quero apreder trabalhar com Biped e bem mais dinamico.
Olá Keymax, tudo bem? O CS é bem legal sim, porém é limitado em várias ocasiões. Se você desejar liberdade de movimentos, é melhor continuar com Bones.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 582

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.