Transição de materiais em animação

Por: Zé Total  

Em: 13/11/2006 09:48

To precisando fazer uma animação aqui em que um material qualquer, no caso o padrao da animação que to fazendo, mude para wire num determinado ponto da animação. Tem como eu fazer isso direto no max ou eu vou ter q renderizar uma parte da animação com os materiais normais e a outra com wire e depois fazer essas transição num editor de video? Acho q em 3d ficaria mto melhor, pois a transicao acompanharia os objetos e ia mto mais ideia de profundidade. Se alguem souber como fazer isso e puder me ajudar vou ficar mto agradecido. Se puderem indicar algum tutorial tb. Ah, ja q to postando aqui, vou aproveitar pra outra duvida... queria também fazer uns teste de camera tracking no max. Nunca mexi com isso, preciso de material pra comecar a estudar e alguns toques de quais programas usar tb pra facilitar no processo. So pra esclarecer, camera tracking eh quando tem uma movimentacao de camera no video e o objeto em 3d segue uma referencia no video para se orientar na cena, certo? Bom, se nao for isso, oq eu tava querendo era dar uma estudada nisso. Valeu!
Bom sinceramente o resultado de se fazer isso na pós seria melhor pois vc pode adicionar outros efeitos em cima dessa transição. Mas da pra fazer isso no 3d sim, vc pode selecionar no key filter apenas a opção material para não criar key frames desnecesárias. E para animar o material vc usa o material composite, vc poder compor vários materiais com ele e vc tem o parametro de intencidade de um material sobre o outro, e 3 modos de adição.
"Zé Total" disse: To precisando fazer uma animação aqui em que um material qualquer, no caso o padrao da animação que to fazendo, mude para wire num determinado ponto da animação. Tem como eu fazer isso direto no max ou eu vou ter q renderizar uma parte da animação com os materiais normais e a outra com wire e depois fazer essas transição num editor de video? Acho q em 3d ficaria mto melhor, pois a transicao acompanharia os objetos e ia mto mais ideia de profundidade. Se alguem souber como fazer isso e puder me ajudar vou ficar mto agradecido. Se puderem indicar algum tutorial tb. Ah, ja q to postando aqui, vou aproveitar pra outra duvida... queria também fazer uns teste de camera tracking no max. Nunca mexi com isso, preciso de material pra comecar a estudar e alguns toques de quais programas usar tb pra facilitar no processo. So pra esclarecer, camera tracking eh quando tem uma movimentacao de camera no video e o objeto em 3d segue uma referencia no video para se orientar na cena, certo? Bom, se nao for isso, oq eu tava querendo era dar uma estudada nisso. Valeu!
No caso das pós produção. Você pode renderizar duas sequências, sendo uma sequência com o material normal e a outra com o wirefram. No compositor você pode animar a opacidade e colocar outros efeitos, como glows, blur, alteração de cores e etc
n00b
A minha intenção era fazer essa transição direto no 3d max mesmo, pois ia dar mais a impressao de 3d o material mudando no proprio max, ia dar mais nocao de profundidade. Eu ja tinha pensado em fazer isso no aftet effects, mas achei q nao ia dar tanto impacto como no max. Mas vou tentar fazer nos 2. Brigadao pelos toques ae gente, valeu o help. Vou tentar esse matrial composite ae... vou ver se faço no max e depois dou umas acertas na pos. vamo ver oq sai. Valeu mesmo gente.
Olha só cara achei esse makign of, baixa o vídeo ali e da uma olhada, no final tem um esquema de transição. É um carro andando, só que o carro começa como desenho a mão, passa para um wire 3d, depois para um view shading e finalmente a cena real, todos com uma transição como se fosse um laser passando pelas imagem. Esse tipo de coisa vc não consegue fazer direto no 3d. É por isso que a gente disse para vc fazer na pós. http://www.vfxtalk.com/forum/showthread.php?t=7298 Da uma olhadinha nesse tópico pra vc entender bem o que é uma pós produção e o que pode ser feito. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17634
Valeu a dica ae Tiago, assim q eu chegar em casa vou baixar o video pra dar uma olhada, aqui no trampo a net eh muito lerda, nem rola de ver. Tipo, to ligado do potencial da pos, da outra cara pra producao. Mas oq eu to em duvida de como fazer e tipo nesse video do carro, eu vi umas fotos e da pra ver q a transicao acompanha o relevo certinho do terreno e os detalhes em profundidade no carro. Como fazer a transicao na pos acompanhar esses detalhes do 3D? Eu tava pensando em faser com mascaras no after effects, mas nao sei se ia conseguir esse efeito. Ainda nao tentei fazer essa transicao, preciso renderizar ainda o um video em wire pra fazer os testes. Assim q eu tiver um tempo vou fazer uns testes, to meio apertado com uns trampos aqui. valeu tiago.
Oi Zétotal, tudo bem? Normalmente você cria os objetos que estão no vídeo e vão interagir com o objeto principal em 3D. Estes outros objetos não são renderizados com texturas e tudo mais, são apenas Mattes, para receber sombras e efeitos da cena 3D e guardar no canal Alpha. Assim, você poderá levar sombras e efeitos da cena para usar na composição, porque se renderizar apenas o objeto, ficaria sem realidade na composição, sem sombras, sem GI, sem nada. Se você quer fazer a transição de um objeto com textura para ele em Wire ou vice versa. Basta renderizar a animação completa do objeto com textura, depois, renderiza a animação completa do objeto com Wire. E no After ou no Combustion, apenas coloca uma sobre a outra e anima a opacidade da animação superior para aparecer a animação de baixo no tempo que você quiser. Só isso neste caso, fica perfeito, até a sombra vai mudando junto e ficando com os furados do Wire, o objeto pode estar se movendo numa boa. Agora, se vai passar um raio nele fazendo a transformação, precisa renderizar o raio separado em Alpha, e animar um mapa gradient ramp sobre o objeto. Se animar ele todo preto e aos poucos ir ficando branco da esquerda para direita, por exemplo, você usa isso como máscara no After ou no Combustion para fazer o objeto aparecer dessa forma. É bem tranquilo. Testa que você vai ter. É muito mais complicado fazer direto em 3D, neste caso você vai precisar do plug-in Chameleon. Clica no nome dele aqui na mensagem e veja a descrição, tem o link para o site dele também. Abraços
Oi André, quanto tempo véio, deixa eu te perguntar... tem com vc postar um pequeno exemplo de como usar o alpha no affter? o menor possível, só pra esclarecer... tipo eu crio uma nova composição ou uso tipo na mesma que estou trabalhando? pequenas dúvida para iniciantes mas que podem solucionar grandes problemas...tô filosofando...hehehehheheheheh grande abraço... Vinícius Freitas... :)
André, blz de explicação cara. Me esclareceu muitas dúvidas. Vou tentar esse mesmo de renderizar um com os materiais e o outro com o wire e ver como fica. Esse esquema eu ja tinha pensando em fazer, so nao sabia como fazer esse do raio passando. Vou ver se faço também um teste com esse Chameleon, me pareceu muito bom. Brigadão ae André.
transição... Vc pode usar o material "Blend" depois assim: A-Material 1: textura q será usado no começo(Azul) B-Material 2: textura q será usado em seguida.(Vermelho) C-Mask: use o Mapa "Grandient Ramp" 1 Lá no "Grandient Ramp Parameters" delete a seta central. 2 Lá no "Output", ative o "Enable Color Map". 3 Os valores são 0 e 1. Assim, Exemplo: 0,0 e 0,0 (ponto esquerdo) e 1,0 e 0,0 (ponto direito) no frame 0 (Azul) daí é só mudar assim novamente: 0,0 e 1,0 (ponto esquerdo) e 1,0 e 1,0 (ponto direito) no frame 30 (Vermelho) Ou se quiser pode animar pelos pontos de gradiente no "Gradient Ramp Parameters" (antes crie novos pontos), mas no ítem "Interpolation: ", deixe como "Solid". Se nada funcionar me avisem :-P , porq depois vou ter q aprender direito. :oops:

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 350

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.