Dúvidas no Final Gather do Mental Ray!!!!!

Por: Francisco Luccas  

Em: 16/11/2006 11:06

E aí galera!!! Eu li o tutorial sobre as configurações do final gather, mas não entendi alguns pontos. Para salvar o arquivo .fgm para renderizações posteriores, devo habilitar a opção Fast Lookup e o Use File?? Ou apenas o Use file? Salvando esse arquivo .fgm em uma camera, posso utiliza-lo para renderizar outras vistas do modelo 3D, ou seja, a visual de outras cameras??? Com o arquivo .pmap funciona da mesma forma??
Oi Francisco, tudo bem? Você não precisa habilitar o FastLookup, mas é uma boa idéia fazer isso. Porque o FastLookup vai guardar informações adicionais do cálculo do Final Gather e dos Photons para agilizar a renderização de outros frames da animação ou do mesma imagem novamente. O Use File fica habilitado por padrao depois que você define o nome do arquivo para salvar. Se não tem nada no Use File, o Mental Ray vai calcular o Mapa de FG e vai salvar no arquivo definido. Se já tem informação no arquivo, ele não vai calcular o FG ou vai apenas incrementar o mapa na próxima renderização. Sobre usar o mesmo mapa de FG em outras câmeras, não é possível, porque ele é view dependent, ele depende da vista, mas o mapa de FG pode ser incrementado, ou seja, em variações pequenas da mesma câmera, ele só vai calcular o que faltou do cálculo anterior, mas mudar para outra vista completamente diferente, ele vai recalcular tudo. Mas o Photon Map não, ele não é view dependent e é gerado na cena toda, você pode trocar completamente de vista sem ter que calcular novamente, e pode usar técnicas para deixar o Photon Map com iluminação global e ótimo aspecto para animações, ai o render é super veloz, mas só a câmera deve se mover, nenhum outro objeto e nem as luzes. É bom para passeio virtual em maqute eletrônica, eu explico isso tudo detalhadamente no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1. Abraços
E aí André, tudo jóia? Pegando carona sobre o fast lookup! Numa animação cena externa sem o uso de photon (apenas mr area e skylight) com o fast lookup habilitado preciso tbm habilitar o rebuild pra refazer o map fg novamente dos proximos frames? Outra questão pertinente! Devido o fast lookup salvar o photon map da cena toda seria mais rápido usar photon com o procedimento da esfera, ao invés de mr area e skylight?
Oi Luciano, tudo bem? Numa animação sempre terá que habilitar o Rebuild, porque o Final Gather é View Dependent, ele só calcula o que aparece na vista, conforme a câmera se move, ele não terá as informações que faltam das partes que não estavam aparecendo. Com o Rebuild ligado ele vai calcular apenas o que falta, incrementando o maps de Final Gather que já está salvo, assim, não precisará calcular o que já havia calculado, entende? Mas isso só vale quando apenas a câmera se move, caso algum objeto se mova ou alguma luz, então, precisa calcular o mapa todo em cada Frame. Sobre a outra questão, veja só, o Fast Lookup não salva o Photon Map da cena como você disse, por si só o Photon Map já é feito para a cena toda, porque ele não é View Dependent. O Fast lookup guarda informações da cena que serão úteis nos frames posteriores para agilizar o Render. Quando tem Photons na cena, o Final Gather sempre fica mais rápido do que quando é usado sozinho, porque uma parte do trabalho é feito pelos Photons. O Mental Ray foi feito para sempre trabalhar com Photons, estes recursos do Final Gather gerar GI sozinho são recentes e menos precisos do que Photons, além de não aceitarem todos os efeitos que Photons aceita. Só que é bem mais difícil configurar uma cena externa com Photons do que apenas usando o Final Gather. Muitos iniciantes usam o Final Gather para cenas internas também, porque é muito mais fácil, mas você viu no Vídeo Curso aqui da 3D1 como eu provo que fica mais demorado fazendo assim. O tempo de render usando esfera com Photons e só Final Gather depende muito da cena, porque numa cena grande, pode ser que não valha a pena usar Photons, apesar de deixar o Final Gather mais rápido, vai exigir muitos photons na cena e pode ser bem demorada a emissão. Espero que tenha gostado do curso, você comprou, não foi? Qualquer dúvida, posta aqui. Abraços
André valeu mesmo pelas dicas, ficou bem esclarecida as questões. Vc como sempre é muito completo em suas respostas e não é diferente no vídeo-curso (Mental Ray), um vídeo-curso muito bem organizado, e com um conteúdo altamente profissional (isso é notável em minhas imagens). Realmente se tratando em ensinar vcs são muito bom, adorei o curso, e me empenho muito nele, aguardo ansioso o segundo (sugestão: quem comprou o 1º poderia ter um desconto no outro, rs). André, além de aprender o render, vendo vc trabalhado no curso peguei muitas manhas de como trabalhar melhor no max. Abraço e até mais!
Oi Luciano, tudo bem? Eu realmente fico muito feliz de saber que gostou do Vídeo Curso de Mental Ray, eu espero fazer melhor ainda no próximo, que certamente será maior e mais complexo, pois tem muita coisa para explicar. Eu já pensei na possibilidade de dar desconto para todos que compraram o primeiro volume, até porque terá desconto para adquirir os dois juntos. Mas ainda não tenho previsão de quando vou fazer este próximo volume, já que não vai interessar a tantas pessoas como o primeiro. Com o primeiro volume a pessoa pode fazer tudo que os outros renderizadores fazem e mais um pouquinho, que é o que o pessoal de maquete precisa, pois eles são disparadamente o maior número de usuários. Já esse segundo volume, explicando composição com Shaders nativos e recursos mais avançados do Render, só são necessários para quem trabalha com animação e vídeo, que são áreas bem menores e mais restritas. Quando tiver dúvidas, posta aqui que a gente vai te ajudando e logo vai estar fera no Mental Ray, você vai ver. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 478

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.