Vidro Jateado - VRay: Sombra com Penumbra??

Por: Juliano Azeredo  

Em: 16/11/2006 21:56

Boa noite a todos... Estou com problemas para que a sombra neste vidro jateado (ou fosco, como queiram) se comporte da maneira correta, ou seja, que ela seja difusa nas bordas, pois como o vidro é jateado a luz que o atravessa se dispersa em várias direções o que deveria causar uma sombra com uma área de penumbra entre a sombra propriamente dita e a parte que recebe luz direta. Mas esta sombra deve acontecer somente no vidro jateado, e não nos demais objetos ou materiais (vidro translúcido, por exemplo). Seguem imagens abaixo, de uma cena que crie para demonstrar o que estou falando. As três primeiras foram renderizadas no Vray sem GI, com uma Target Direct. Já a última foi usado GI. Na segunda imagem foi utilizado um vidro (Vray Mtl) translúcido, mas com redução de sua transparência, para acentuar mais a sombra gerada por ele. Na quarta imagem, ai sim, foi utilizado um vidro jateado (Vray Mtl), entretanto as sombras dos vidros são todas iguais. 01 02 03 04 Abraços a todos Arq. Juliano Azeredo
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Tô na espectativa, pois essa é uma dúvida minha tbm. Ainda não aconteceu de eu precisar usar um vidro jateado sem moldura. Geralmente eles estão contidos em portas de cozinha ou g. roupa o que não necessita desse efeito. Mas só por instinto eu testaria marcar a casa afect shadow no material. (só chute) abrs!
Oi Juliano, tudo bem? O material não ficou muito adequado para vidro jateado, ficou mais parecido com um vidro craquelado, martelado ou similar. O vidro jateado é mais leitoso, é mais branco. Agora, isso não tem nada haver com a questão da sombra, pelo que eu entendi você quer a sombra suave nas bordas, isso é feito com uma luz Area, uma luz que seja emitida por uma área luminosa e não apenas um ponto luminoso. Usando as VRay Lights você define a área da emissão, quanto maior, mais suave será as bordas da sombra. Mas se a questão não é essa, e sim a interação da sombra com os raios de luz que atravessam o vidro, então, isso é Caustics. O efeito mais importante do mundo para criar vidros realistas é Caustics, porque todo vidro gera Caustics, sem esse efeito sempre fica estranho. Só de você gerar Caustics nesse vidro, a sombra vai sofrer a interação da luz que consegue atravessar o vidro, como acontece na realidade. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 740

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.