Submerge - MR

Por: Marco Tomaselli  

Em: 24/11/2006 17:25

valeu André,entendi...aproveitando o assunto anti aliasing....me surgiu uma dúvida antiga... por exemplo...vc já percebeu como em alguns modelos...nem precisam tanta qualidade...e em outros na mesma cena ou alguns pedaços do objeto...precisam de por ex. min 16 e max 64.... um canto arredondando só q quaase vivo...eu sempre preciso colocar bastante qualidade....outro exemplo, mas esse eu sei q é normal é do hair and fur...é por ser tão fino q precisa mais qualidade de AA né? mas e na questão dos cantos q eu disse...tem algum motivo pra precisar de mais qualidade? ..e outra, os filtros são adequados pra cada situação ou só apenas por gosto? pq eu costumo usar o mitchell bastante,mas ele embassa um pouco,mas diminui alguns serrilhados...e comecei a usar muuuito o lanzos q deixa bem nitido...eu sei q são os 2 mais pesados...mas eles são ideais pra alguma situação? e a opção de contrast lá...eu deixo tudo no 0...é besteira? pesa a toa? se puder quebrar mais essa... valeu abraços
Marco Tomaselli, Essa questão do Anti-Aliasing é muito importante, pois sua boa configuração resulta em Qualidade e Redução do tempo de Render!!! Muitos acusam o GI, ou o FG, como vilões no tempo de render, mas considero que é o Anti-Aliasing! Vc vai ter que ajustar de acordo com os objetos da cena... se eles tiverem detalhes pequenos, vai ser nescessario mais samples pra uma boa qualidade!!! é importante lembrar que ele atua sobre todos os efeitos na cena, textura, sombras, photons, FG, etc... Sobre os filtros, o mais indicado é o mitchell, pois traz bons resultados na maioria das cenas!!! Quando vc usa min 16 e max 64, pode ser que o valor ideal esteja em 8 x 32, por exemplo, mais não possui um preset para isso, dai vc pode conseguir isso através do contrast... Mas lembrando que está não é exatamente a função dele!!! Vc pode encontrar muito material sobre isso na internet, e principalmente no video curso do André, onde ele explica detalhadamente esse funcionamento!!! Flw!!! [/quote]
falai gill,blz? eu desconfiava um pouco dessa questao do contrast.....mas é bom ouvir com certeza...pq as vezes numa animação...nem sempre nos frames q eu testar isso...vai ser bom pra tudo...então...a melhor coisa é entender mesmo... valeu ai abraços
Oi gente, tudo bem? Esse não é um assunto fácil de abordar, é bem minucioso, o sistema de Anti-aliasing do Mental Ray é maravilhoso, é isso um dos principais motivos que o torna melhor para animação do que os ouros. Tanto o sistema dele como o do Renderman são patenteados e guardados a 7 chaves. Teve até uma briga feia há um tempo atrás, quem acompanha o site há muitos anos vai se lembrar, o Pixar processou a Exluna quando ela lançou o Entropy, que era um render compatível com o Renderman. Existem muitos renderizadores compatíveis com o Renderman, como o YafRay por exemplo, que é o mais famoso, eu acho. Mas o Entropy foi acusado de usar o sistema de antialiasing patenteado da Pixar, porque foi criado por ex-funcionários de lá e tal. Lembram? Depois a Exluna foi comprada pela NVidia e o Entropy se transformou na base do Gelato, não sei que fim deu o processo, porque nunca mais saiu nada sobre isso, deve ter rolado uma grana por trás em acordos milhonários. Mas eu fico feliz de ver a explicação do Gill, você tem o curso da 3D1 né Gill? Fico feliz de ver quando aprenderam mesmo, eu tenho fazer para valer a pena de verdade, mas sempre fico inseguro se realmente consegui fazer o melhor que poderia. Quando vejo uma resposta assim, baseada no que eu expliquei no curso, sinto que consegui fazer um bom trabalho. O lance do Anti-aliasing é exatamente o que o Gill disse, tudo depende da sensibilidade do sistema, que é contrado no Contrast. Eu só estou preocupado com o Max 9, que não tem o Temporal, eu quero saber onde está o Temporal, porque se retiraram mesmo eu troco de render. Pois é o principal ajuste para animação. E quanto ao filtro Mitchell, ele tem que ser mais borrado mesmo, porque imagem de cinema e TV não é sharp, nem pode ser, porque causaria batimento no vídeo. Pode ter imagem de alta resolução nas HDTV, assim terá mais nitidez, em vez dos 720x480, mas continuará com o mesmo blur, porque vídeo tem que ser assim para ficar bom. Imagem Sharp é para impressão, mesmo assim, deixa menor foto-realista do que se fosse mais blur. Abraços
André...valeu...e o q seria batimento no video? não entendi direito... e o temporal é tão importante a ponto de largar o mental ray se ele não tiver mais isso? abraços
Oi Marco, tudo bem? Batimento no vídeo é Flicker, mas as vezes a gente fala Flicker e o pessoal pergunta o que é, então, usei o tempo mais leigo. Sobre o Temporal, se retiraram do Max 9 eu não vou mais atualizar, vou ficar no Max 8 para sempre. Porque eu não trabalho com arquitetura, eu trabalho com animação. Eu quero saber onde enfiaram o Temporal, porque o manual que vem com o Max 9 é o manual do MR 3.4 e não do MR 3.5. Preciso ver se tem na Mental Images para baixar. Se lá constar o Temporal e na interface do Max não, ai é a Autodesk que precisa responder onde ele está, se está mesmo integrado ao Spatial ou não. O Max 9 tem algumas coisas muito estranhas, eu estou preocupado, estou começando a achar que os boatos que surgiram na net quando compraram a Alias é verdade. O lance do menu Character é um indício bem claro. Abraços
hum....não tinha visto essa mensagem...tem hora q as respostas do meu topico nao chegam por email... agora até fiquei meio preocupado André...por ex. vc pode me falar quais coisas estão estranhas... e quero q vc veja o q eu percebi tb...pra ver se ja aconteceu ai.... por ex. eu coloco pra renderiza uma cena....abro qualquer outra coisa...quando volto no max...o render nao esta lá...dai se eu clico em cima do max...a tela do render aparece....isso nao acontecia... outra coisa em uma cena...a iluminação mudou sozinha...dai testei de tudo...só depois q eu reiniciei o max..voltou ao normal...isso fora as coisas q eu já esqueci né... e o principal....ta dando muuuuito erro de mental ray e depois fecha o max....e isso nao acontecia...ainda mais no meu pc novo...q eu cheguei a usar bastante o max 8... essas coisas já aconteceram com vc? o lance do character...create character sumiu....era disso q vc tava falando tb? se vc puder dizer oq ta estranho....to de olho aberto....e encanado com esse max novo tb...e queria poder usar tranquilo...ao mesmo tempo q eu gostei...eu to tendo medo de usar... ah e outra coisa...nossa nem imaginava q o fitro de AA lanzos gerava flicker na animação...bom saber...pq não vo usar mais...só se for still... OBS: mas uma coisa é certa...o max 9 tem algumas coisas q eu achei legal...e o max 8 tb é muito instável...não confio nele tb...acho q o melhor a fazer...é esperar o service pack...e se nao resolver todas as zicas...dai eu largo a mão da versão... infelizmente...eu uso combustion...q é da autodesk tb como todos sabem...e q tem mil bugs nunca resolvidos...e versão nova? acho q só daqui 5 anos...ou seja.... dificil acreditar q vao resolver logo esses bugs do max novo(AS VEZES SERVICE PACK NÃO QUER DIZER NADA...OU QUER DIZER..ALGUMA COISINHA FOI RESOLVIDA E PONTO)...mas quem sabe né,tomára q eu esteja totalmente errado... num sei de vcs...mas tem hora q desanima...ter mil coisas pra fazer...e o programa ao invés de ajudar...da aquela "boa" surpresa....tammm!! sua cena já era...ou taaaamm....mude todos parametros de sua cena,pra q o seu max nao trave denovo no meio de um render...q vc deixou fazendo e não fazia idéia q o pc estava parado..apenas gastando energia..e crente q o render estaria pronto tal dia/hora e etc... nem vo fala mais nada eheheh q senao eu vo começa a usar o paintbrush q é o mais estável de todos...hahaha :lol: abraço
OI Marco, tudo bem? O servidor do site não está legal, eu vou ter que trocar novamente, esses problemas de enviar emails para os leitores é culpa do servidor, que está listado no Anti-Spam e os emails retornam. Assim que acabar o Contest eu vou trazer o site de volta para o Brasil, vou colocar na Locaweb já que está vendendo CDs o suficiente para pagar um bom servidor. Espero que não tenha mais problemas depois disso. Sobre o Max 9, nem tenho muito para falar, pois não uso o programa, só brinco nele, não fiz nada sério no Max 9, então, não senti muito os problemas. Não sei os macetes dele ainda, não sei todos os problemas que ele está apresentando. Antigamente eu curtia fuçar no programa novo para ver os problemas que ele tinha, mas isso é coisa para micreiro, não vale a pena perder tempo com essas coisas. Então, fico aqui com o meu Max 8 mesmo, deixa os micreiros fuçarem no programa, enviar os erros para a Autodesk e esperar sair o Service Pack. Depois que sair o Service Pack eu vou pegar firme no Max 9 e ver se ainda tem problemas graves para trabalhar. Porque agora é só perda de tempo. Eu prefiro ficar estudando o Max neste tempo do que ficar descobrindo problemas do Max 9 e passando nervoso com ele. As coisas estranhas que eu disse que notei são detalhes da interface, detalhes que indicam que Autodesk vai deixar o Max para arquitetura e Design, porque tiraram o Temporal e tiraram o Menu Character, isso é muito estranho mesmo. Sobre o filtro Lanczos de AA, eu não disse que ele gerava flicker, pelo amor de Deus, é um ótimo filtro. Nenhum filtro de AA gera Flicker. O que eu disse é que o filtro Lanczos é mais Sharp e tudo que é muito Sharp pode gerar Flicker na animação. A culpa não é do filtro, é da imagem ter ficado muito nítida, em TV a imagem tem que ser levemente borrada. Sobre o Max 8, eu acho ele super estável com SP 3. Depois que eu coloquei o SP 3 nele, nunca mais tive problemas e migrei do 7.5 para o 8 numa boa. Uso só o Max 8 hoje em dia e gosto muito dele. Sem SP3 fica ruim mesmo, mas com o SP3 ficou ótimo. Pode ser que o primeiro SP do Max 9 não resolva tudo, mas no final eles deixam o programa legal para trabalhar, como aconteceu com o Max 8, que era uma versão bem problemática no início, mais que o 9 hoje. Sobre o Combustion, eu também não gosto do 4, ele realmente tem uns bugs estranhos, nada que impeça o trabalho, porque uso ele por quase dois anos e não me deixa na mão. Mas eu prefiro muito mais o Combution 3, é bem mais estável e não tem esses bugs chatos que o 4 tem. Sobre a interferência dos bugs no trabalho, é chato mesmo, mas eu nunca perdi uma cena por causa de bug, nunca estragou um trabalho, nunca me deixou na mão a ponto de não fazer o troço. Sempre tem uma saida e conhecendo bem do programa, você já percebe na hora que tem algo de estranho. Ai é reiniciar o programa, abrir o arquivo de backup e tudo volta ao normal. Fechar durante um render pesado por acontecer mesmo, por isso que é bom renderizar pelo Backburner, pois ele reinicia o render se der pau. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 523

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.