Submerge - MR

Por: Marco Tomaselli  

Em: 24/11/2006 17:25

falai galera blz? fiz uma cena....pra testar o submerge...tipo dentro do mar por exemplo....mas conforme a posição da camera...muda muuito, fica errado...o parti volume tb em video...fica muito estranho....muda totalmente...quem entende bem de mental ray...com certeza vai saber isso... é normal isso? valeu abraços
Marco, eu ja tinha percebido q o parti volume dependendo da posição da luz ficava esquisito, mais o submerge não, desconheço esse problema, vc ta setando tudo direitinho? tem algum parametro q vc não sabe p/ oq serve? talves algo esteja errado.. abraço
falai Caio,blz? então...o pior de tudo é o seguinte... é identico ao parti volume....o lance q fica errado do submerge....ele fica perfeito em algumas posições...e em outras muda tuudo....fica escuro e o q ta pra fora da cena estora demais a luz...dai em outra posição, a luz fica certinho e embaixo dagua tb... muito estranho....e outra eu num manjo muito o paramentros do submerge... mas como foi um dos 1ºs testes...eu peguei o shader de uma cena do jeff pathon...então acredito q o shader deve estar certinho pra maioria das cenas... só mudei alguns lances q eu entendo... qualquer coisa...da um toque.. valeu abraços
Fala Marcos. Olha só, como eu disse, tive um problema com o parti volume certa vez, estourou, como vc disse, mudei a posição da luz e melhorou, talvez o problema esteja relacionado à posição da luz em relação a camera. certo? com o submerge não aconteceu isso. mais devo lhe explicar q eu só testei os shaders em imagens still, onde a camera não mudava de posição. oq não é o caso. Prometo-lhe q vou tentar sacar oq é, mais esse fds eu tenho vest e depois vou passar 5 dias fora, por isso talvez só possa fazê-lo a partir de terça feira e com o max 8. Caso vc encontre o problema vc podia me esclarecer, pois quando aconteceu comigo eu fiquei mt curioso tb. rsrsrs o ruim é q eu to sem max aki nesse pc, senão olhva agora. abraço
Oi gente, tudo bem? O problema é super simples, é baixa qualidade na configuração do Volume, com certeza absoluta! Volume é um recurso pesado para ficar bom em animação, porque é o scattering da luz por partículas em suspensão em toda a cena, não apenas onde aparece o volume, pois mesmo onde a luz não atinge, terá partículas em suspensão. Estou falando do Mental Ray, que trabalha com volume fisicamente correto, a maioria dos renderizadores nem tem um sistema próprio de volume e usam o do Max, como V-Ray e Brazil Render. O Final Render tem seu próprio recurso de Volume, foi derivado do plug-in Brunh Of Volumes da Cebas, o antigo e famoso BOV, mas não é fisicamente correto. Se vocês aumentarem o valor do MInimum e do Maximum Steps do Parti Volume, vai parar de flickar. Mas isso depende do valor do Antialiasing, porque o Antialiasing também suaviza o recurso de Volume, como mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Abraços
An, valew André!! terça feira terei 3dsmax p/ poder fuçar, poderei fazer isso q vc disse, obrigado aí velho. abraço
Marco, você que ja deve ter tido oportunidade de testar... deu certo aê?
massa....vou tentar ver isso....deve ficar bem pesado né? pq o parti volume já é pesado.. num é só bem flickar..parece q muda intensamente...mas vou testar tudo isso... mas o submerge...tb é lance de qualidade?quase num tem parametros...será q a mudança intensa é normal? fico muit estranho meu teste do submerge..
mensagem repetida,por favor apagar.
Oi Marco, tudo bem? Como eu disse na outra mensagem, qualquer efeito volumétrico é influenciado pelo Anti-Aliasing. O Parti Volume tem a vantagem de ter seu próprio parâmetro de qualidade, o que ajuda muito no controle da velocidade do render. Porque o Antialiasing é "super-sampleado" somente sobre o volume, já no Sub-Merge não, depende puramente o Anti-Aliasing, por isso é muito importante conhcer bem como configurar a tolerância do Anti-Aliasing em cenas com volume, é a única forma de diminuir um pouco o tempo de render sem perder qualidade. Volume é pesado mesmo para renderizar, veja que os outros renderizadores nem oferecem este tipo de recurso, usam o do Max, que não é fisicamente correto e realista. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 427

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.