Fields no 3ds max.

Por: Franklin3d  

Em: 30/11/2006 12:32

Ai galera estou com umas duvidas. Estou fazendo um trabalho que será exibido na tv. Gostaria de saber como eu configuro o fields no max pra lower ou upper e qual seria a resolução mais adequada 720x480 ou 720x486? Prentendo gravar em Beta pra entrega do trabalho. Segue abaixo um exemplo de um render com field padrão sem configura. gostaria de saber tb se é normal essas peguena distoções. Descupem tantas perguntas mais é que é meu primeiro trabalho nessa midia e quero que saia tudo perfeito. Desde já agradeço a atenção de todos. OBS: cliquem na imagem para ve-la perfeitamento.
Bom quanto ao field no max não importa se é upper ou lower, contanto que vc saiba qual esta usando para que vc interprete corretamente no software de pós-edição. Sinceramente não precisa renderizar com fields, vc pode usar apenas o motion blur, só que todos os objetos que se movem tem que ter motion blur e se a câmera se mover ela tem quer gerar motion blur na imagem tb. Sinceramente o resultado fica bem melhor assim. E quanto as "distorções" que vc fala, isso são os fields. Da uma pesquisada na wikipedia pra vc saber exatamente o que são fields, pq a gente trabalha no sistema ntsc se o sistema de transmissão brasileiro é pal-m, e tudo mais, é sempre bom vc saber essas coisas. Na wikipedia tem tudo da uma olhada.
Oi gente, tudo bem? Eu sinto discordar do Tiago, já tinha visto você falar isso em outras mensagens, mas não é assim, precisa usar Field!! Pelo simples fato que a TV analógia mostra a imagem em fields, querendo ou não, renderizando com fields ou não. Na hora que for exibir na tela da TV, o sistema da TV não consegue mostrar as linhas pares e impares da imagem ao mesmo tempo, vai primeiro mostrar as pares e depois as imapres ou vice versa. Isso são os fields. Se não tiver na imagem, ele vai mostrar duas vezes a mesma imagem, perdendo muito da suavidade que deveria ter no movimento do vídeo. Porque o Field é um frame infermediário. Se ficou bom só com Motion Blur, porque deixa mais suave, certamente ficaria ainda melhor com Fields e Motion Blur. E ficaria bom sem Motion Blur e com Fields levando muito menos tempo para renderizar, porque Motion Blur decente, real e de qualidade, é demorado para renderizar. O V-Ray não tem um Motion Blur dencente, nem o Brazil Render, a Splutterfish promete para o Brazil Render 2. O Mental Ray tem, mas é demorado para fazer bem feito. Então, é muito mais rápido renderizar apenas com Fields, mas se puder colocar Motion Blur também, será a perfeição. Isso é uma lei se for exibir em TV analógica. Daqui há 10 anos, quando as TVs forem totalmente digitais e as transmissões também, isso não vai acontecer mais, vai ser mostrado como é na tela do computador, só quando isso acontecer que usará apenas Motion Blur. Como é hoje se o vídeo for ser exibido apenas em tela de PC. Qualquer TV que tem na casa de todo mundo exibe a imagem em fields. Essa lei não vale para projeção de cinema, porque o cinema não é uma tela de TV analógica e não mostra a imagem em Fields. Para saber qual ordem deve usar nos Fields, depende do equipamento que for dar saída em fita, porque é o equipamento, a placa de vídeo que trabalha com Upper ou Lower, você precisa saber disso para ver qual usar. Mas você pode inverter os Fields numa boa num soft de composição e nos editores de vídeo, então, basta jogar o vídeo para o seu monitor NTSC, na ilha de edição, e ver como fica com Upper, depois como fica com Lower, você perceberá nitidamente qual é a opção certa para a placa que está usando. O mesmo vale para a questão do NTCS D1 (720x486) e do NTSC DV (720x480). Depende do equipamento que vai descarregar o vídeo, se for um Betacam, vai trabalhar com 486, se for um DVcam, vai trabalhar com 480. DVcam não é considerado broadcast, mas todo mundo aqui no Brasil usa como se fosse. Na verdade foi criado para ser um padrão de alta qualidade da Sony para vídeo caseiro. Abraços
Bom olha só, eu até concordo contigo André, mas em partes. Quando vc renderiza uma animação inteira em 3d eu não vejo a necessidade de fields, contanto que na pós vc renderize sem fields tb. Por que fazer isso? Quando vc renderiza com fields a imagem fica muito "lisinha" com cara de Beta, na minha concepção, falando esteticamente isso não fica legal, fica muito sem graça. Então renderizando sem fields vc fica com o mesmo principio de que se tivesse trabalhando com película. A gente trabalha bastante com cinema aqui, e todos os nossos trabalhos publicitários tem essa mesma pegada. Por tanto o fato de trabalhar sem fields é exatamente esse dar mais cara de película ao material. Inclusive as cenas a gente renderiza sem fields (a gente grava com Beta e HDV, pra dar saída na beta a gente usa a velocity) Bom só pra ilustrar, hoje estava assistindo ao fantástico e estava vendo o quadro do Dr. Drauzio, todas as cenas estavam sem field, e inclusive tinha uma animação 3d de um robozinho que tb estava sem fields. Quando eu uso fields? Somente quando o o 3d interage com cena, pq ai a cena já vem da câmera com field e se o 3d estiver sem fields ai não vai fechar. Quanto a questão do motion blur, realmente pesa pra burro, mas faz parte não adianta. Em se falando de renderizadores, o brazil render realmente tem um motion blur muito ruim, dentre os motivos de eu ter abandonado ele esse foi um. Quanto ao motion blur do vray (que é o que uso agora, versão 1.5 rc3) me parece muito bom, mas como não conheço o do mental não tenho base para comparar e tb eu comecei a usar o v-ray na versão 1.48, creio que eu não seja a melhor pessoa para avaliar isso. Bom acho que é isso, espero ter conseguido explicar o pq eu renderizo as minhas animações assim. Outra coisa é que "sozinho" não posso falar muito sobre isso, não tenho tanta experiência técnica nessa área eu comecei a trabalhar com tv faz 1 ano e meio, mas o que aprendi e os concelhos que sigo são do meu chefe que esta nesse mercado a mais de 15 anos.
valeu Tiago e Andre pela dica. vou entra em contato com o pessoal pra saber oque o equipamento deles pede.
Oi Tiago, tudo bem? Com essa sua explicação eu entendo o objetivo do procedimento. Mas sai bem mais caro, porque o tempo de render com Motion Blur de verdade em tudo, inclusive na câmera, não é brincadeira para renderizar. O V-Ray aceita Motion Blur na câmera e nas luzes? Isso é muito importante num caso assim. Mas teste qualquer dia só por curiosidade, faça um render exatamente igual você fez, com Motion Blur e tudo mais, mas renderize em Fields, passe para fita Beta e assista num monitor NTSC. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 1095

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.