resolução de um objeto, faces visíveis.

Por: Bisewski  

Em: 02/12/2006 19:51

Olá É a primeira vez que faço uma logomarca. Eu modelei ela, texturizei e agora renderizei ela em 3507 por 2630 pixels, para imprimir em 300 dpi em uma folha A4. Só que olhem essa imagem. Vejam como as faces ficaram muito visíveis nas curvas das letras, e até na face frontal da letra, os vértices também podem ser vistos. Quando eu diminuo o zoom da imagem, para que na tela do computador, ela fique mais ou menos no tamanho de uma a4, esses erros são imperceptíveis. Mas e se o cliente resolver imprimir essa logo em 72 DPI com o tamanho de 3507 por 2630? Ele vai ver todos esses erros nas faces, correto? Então significa que eu vou ter que remodelar tudo novamente e aumentar o número de faces para gerar tipo um smooth? Por que se eu mandar esse render que eu fiz, de repente ele imprimindo a 300 dpi, vai ficar certo, mas e se ele resolver imprimir num tamanho maior, como no monitor do pc, ele vai ver os mesmos erros que tem aqui certo? E eu acho que isso não é legal.
Hmm, tente trabalhar com smoothing groups nessas faces. Creio que as arestas visiveis, por assim dizer, sumirão. ;)
Oi Bisewski, tudo bem? São dois problemas. O primeiro é na questão de usar o Bevel para fazer a letra. Fica bom em muitos casos, menos em letras metálicas, porque o metálico só fica legal mesmo em objetos curvos e a face da sua letra é plana, por isso que tem a diferença nas faces. Você pode tentar ajustar Bevel melhor e depois aplicar o Smooth com angulo em torno de 45, vai tirar essa diferença nas faces, mas a face da frente continuará criando reflexos planos, porque a face é plana. O certo mesmo é modelar a letra, extrudir as lateriais e a partir dai modelar em Poly, assim pode deixar todas os lados levemente arredondados e não terá problemas deste tipo nunca mais. O segundo é na questão do Anti-Aliasing se está usando material RayTrace para esse reflexo, sem Super Sampling ou mais Antialiasing, no caso do Mental Ray, vai ficar com o reflexo serrilhado. Abraços
Olá... Obrigado pela ajuda skyhunter_mib. André, gostaria de saber mais sobre esse procedimento que voc~e citou. Eu fiz da seguinte forma. - usei o shape text para gerar o texto. -apliquei o modificador Subdivide para subdividadr a face. -apliquei o modificador Edit poly. -usei o Bevel para gerar a extrusão e os cantos arredondados, do edit poly -apliquei o Bend para gerar uma curva na letra, como marcas de carros. Eu senti várias dificuldades aí. Tive que usar o Outline no shape text, para gerar uma outline do texto, puts, tive que arrumar quase tudo manualmente ,por que tem um monte de curvas que ficaram visivelmente errados. Agora foi essas faces nas letras, ficou bem esquisito. Você citou que eu devo criar o shape, extrudir, e depois modelar com o poly. Mas não entendi o que modelar com o poly. Essa curva que eu criei usando o bevel do edit poly, é isso que você cita? Então a qualidade da curva vai depender do número de vezes que eu gerar uma extrusão e uma curvatura com o bevel? Obrigado.
Oi Bisewski, tudo bem? Se realmente está certinho e na ordem o procedimento que você descreveu, então está errado. Porque aplicando o Subdivide em cima de um Shape vai criar uma face plana e com polígonos irregulares, este recurso é aplicado normalmente sobre Mesh ou Poly. Para uma letra ficar boa tem que ser toda modelada, normalmente como modelar qualquer coisa em Poly! Então, cria o texto com o Shape Text, aplica o Extrude com os Caps desmarcados, para criar a extrusão só da borda, sem criar a face de cima. Depois vai gerar essas faces de cima com os recursos de Poly, com Bridge, com Creat, com Shift+move nas Edges, fazendo da forma que é modelagem poligonal normalmente. Assim, poderá deixar uma linha de Edges bem no centro das faces superiores, para mover um pouco para cima e não deixar essa parte totalmente plana, porque reflexo metálico não fica bom em superfície completamente plana, como acontece na realidade mesmo, não fica igual um objeto curvo. No final, basta aplicar um Turbo Smooth para subdividir e deixar suave. Pode aplicar esse mesmo material que aplicou neste exemplo que mostrou, vai ficar 100%. Abraços

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 1080

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.