Medir objetos pra renderizar.

Por: Ivan  

Em: 05/12/2006 10:12

Fala Galera! Eu vi a entrevista do André Vieira na CG Max TV (Muito boa, pois me deu uma noção melhor do que é o site da 3d1) E ele estava falando do Mental Ray, sobre que os valores de setagem precisam ser bem precisos. Ele disse algo como "medir os objetos". Existe algum modo de "medir os objetos" para setar as configurações de render? Agradeço de ante mão. Abçs. ;)
Me parece que no Mental Ray vc mede a espessura máxima do objeto na cena para configurar os parametro do Photon Radius , no caso da Global Ilumination por exemplo, e isto é vital inclusive para determinar tempos menores no \render. Eu sempre coloco uma esfera com as normais invertidas para que o cálculo de GI não demore uma eternidade.mas também gostaria de saber mais detalhes a respeito desta que parece ser a chave do mental Ray. Vou mergulhar no CD do André sobre o mental ray a fim de desvendar estes mistérios.Mas acho que ele ou outro expert deveria responder a sua questão
Olá ivan, eu também não conheço muito bem o mental ray, mas concerteza posso lhe afirmar que não existe uma regra para isso, porém existe vários macetes. Um deles é sempre trabalhar na escala units generics do max, pois é o melhor que funciona com o mental ray entre outros. Trabalhando com essa unidade, fica mais facil quando for setar os valores seja quais forem os parametros. Eu também assisti esse video do André, e agora falando mais direto, pelo que eu entendi, essa maneira de medir objetos é uma forma de obter o render exato, ou seja, pouco tempo com máxima qualidade, enquanto ao medir os objetos, seria no caso, calcular suas medidas para jogar no campo radios do Final Gather, mais precisamente em max radius e min radius. Para calcular essas medidas, geralmente, utilizamos valores 3x ou 4x maiores que a medida(length, widgth, height) do objeto para o campo max radios e para o min, cerca de 1 décimo deste valor. Como já falei antes, isso não serve como regra, e para conseguir realmente os resultados bons, somente com a prática vai conseguir, então testes, teste e mais teste. Não leve muito na risca sobre minhas sugestões, pois também sou muito iniciante nessa area, a melhor coisa seria começar a estudar as páginas do fórum grupo de estudos do mental ray, tem muita informação importante por lá, depois, mais tarde começe postando suas dúvidas.
Allan e emihich, muito obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada no grupo de estudo do mental ray pra ver o que posso aprender lá. Ainda não arranhei nem de leve o mental ray, mas pretendo estudá-lo a fundo. Allan, vou tentar fazer este esquema de medir os objetos só pra teste. Vou dar umas "testadas" até rachar minha cabeça. ehehehe. :lol: Thanks. emihich, essa de esfera com as normais invertidas eu nem tinha penbsado nisso :00: Mas vou colocar em prática também. tudo pra diminuir o tempo de render. Valeu.
Oi gente, tudo bem? É bem simples medir, basta usar o Measure Distance que está no menu Tools para medir qualquer objeto da cena. Mas saber qual objeto da cena deve medir, ai são outros quinhentos, depende de experiência no Render. No Vídeo Curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu tento explicar isso da melhor forma possível, tenho certeza que o emihich vai aprender muito com o curso e vai entender esse lance de medir os objetos. Mas para saber qual objeto terá que medir, isso vai depender de prática e experiência, só o tempo vai permitir isso. Realmente o Radius dos Photons e do Final Gather são a chave de tudo no Mental Ray, eu mostro muitos exemplos no curso e mostro visualmente o funcionamento dos dois Radius, explico como medir, que é o mais fácil. Agora, cada cena é um caso diferente, no começo será normal ficar meio indeciso no que medir para colocar no Radius, mas com um pouco de práica já perceberá melhor isso. Quando dominar essa questão, pode colocar os valores de configuração do Render sem fazer nenhum teste, nenhum preview, e o render vai sair certinho numa boa, de primeira. Sobre trabalhar com as unidades genéricas, realmente é verdade, é muito mais fácil configurar o Mental Ray em unidade genéricas do que em outras, porque os valores padrões são adequados para as unidades genéricas. Sobre a questão do tamanho dos objetos medidos em relação ao valor do Radius, não é assim, não são valores maiores que o objeto medido. A não ser que o objeto medido seja minúsculo na cena em relação aos outros. Normalmente vai usar no Radius do FG e do GI 10 % do raio de uma esfera de tamanho mediano na cena em relação aos outros objetos. Quanto maior o valor dos Radius, menos preciso é o GI e o sombreamento do FG, mas menor é o tempo de render. Em animação gera problemas de flickers com Radius muito gandes, porque a resolução do GI fica muito baixa. Abraços
É André. O negócio é eu comprar o CD que ensina Mental Ray, senão não vou aprender nunca. auhauhauha. Vou comprar o meu logo, logo. Vlw!
Um Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 742

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.