Olá ivan,
eu também não conheço muito bem o mental ray, mas concerteza posso lhe afirmar que não existe uma regra para isso, porém existe vários macetes. Um deles é sempre trabalhar na escala units generics do max, pois é o melhor que funciona com o mental ray entre outros. Trabalhando com essa unidade, fica mais facil quando for setar os valores seja quais forem os parametros.
Eu também assisti esse video do André, e agora falando mais direto, pelo que eu entendi, essa maneira de medir objetos é uma forma de obter o render exato, ou seja, pouco tempo com máxima qualidade, enquanto ao medir os objetos, seria no caso, calcular suas medidas para jogar no campo radios do Final Gather, mais precisamente em max radius e min radius. Para calcular essas medidas, geralmente, utilizamos valores 3x ou 4x maiores que a medida(length, widgth, height) do objeto para o campo max radios e para o min, cerca de 1 décimo deste valor.
Como já falei antes, isso não serve como regra, e para conseguir realmente os resultados bons, somente com a prática vai conseguir, então testes, teste e mais teste.
Não leve muito na risca sobre minhas sugestões, pois também sou muito iniciante nessa area, a melhor coisa seria começar a estudar as páginas do fórum grupo de estudos do mental ray, tem muita informação importante por lá, depois, mais tarde começe postando suas dúvidas.