Dúvida Básica

Por: dddmax  

Em: 10/12/2006 17:07

E ae pessoal blz! ja faz algum tempo que mexo no max mas uma coisa que não gosto é que ao dar pan (clicando com o botão do meio do mouse ou rolagem) ele cancela o comando selecionado, isso é pior quando se está trabalhando com linhas no max, quem trabalho com o auto cad sabe o que estou falando, se tiver alguma configuração e algum puder me passar ficarei grato Aguardo resposta.
Isso é chato mesmo !!
Não entendi muito bem, mas já procurou algo no menu customize > preferences?
Deixa eu ver se explico melhor. Tenta fazer isso, vai nas ferramentas para desenhar em 2d, selecione o comando line e tenta desenhar uma linha e vai desenhando para os lados e tenta usar o PAN (botão do meio do mouse). Ele cancela o comando line que eu estava usando o que não acontece em nenhum outro programa que ja usei. Quanto as configurações eu já dei uma pesquisada e nada relacionado com isso, pelo pouco sei de ingles, mas acredito que teria como pelo software que não ter uma coisa tão básica e útil para desenho e modelagem
Oi gente, tudo bem? Como eu sempre falo aqui, o Max é um programa artístico, não é um programa de CAD. Isso é um recurso típico de programa de CAD, onde a pessoa desenha com o Zoom bem fechado porque precisa de muitos detalhes e tudo na medida certa. Se tentar fazer isso no AutoCAD e no Rhinoceros, funciona perfeitamente, como acontece em quase todos os programas de CAD. O Max não precisa disso, porque não é para desenho técnico de precisão, o Max é para desenhar no olho. Só vai sentir falta deste recurso se está usando o Max para fazer o que deveria ser feito num programa de CAD. Porque no Max você tira o Zoom e desenha a Shape no olho, dando a forma básica como faria em qualquer programa de ilustração vetorial. Depois, dá zoom e vem editando a Shape para se ajustar como deseja, então, não precisa de Pan no meio do comando como fazem os programas de CAD. Faça no CAD o que é de CAD e no Max o que é artístico, que você nunca vai sentir falta deste recurso, como eu nunca senti. No Rhino você pode começar a desenhar numa Viewport e continuar em outra, isso é coisa de programa de CAD. Abraços
Olá Andre Vieira! Olha sinto uma falta desse recurso no max, imagine modelando uma casa onde se vc colocar ela inteira na tela não conseguira acertar os pontos para modelar sua base com linhas para extrudar as paredes, tem que clicar mais ou menos e depois sair pegando cada ponto e colocando o lugar. Pode ser que não seja tão necessário, mas que faz falta isso faz. Mas como no mundo nada é perfeito...
Olá amigos. Sei que para quem constrói maquetes eletronicas, como eu, isso realmente seria um recurso muito útil no max, mas o que eu costumo fazer (Não é como no Cad, mas quebra um galho), é sempre que você não consegue visualizar o próximo ponto que vai o vértice da linha , teclo I. Isso centraliza o prompt do mouse na viewport, sem perder o comando. Não sei se fui claro. Abraço
Oi gente, tudo bem? Allecco, putz cara, que dica legal que você deu heim!!! Adorei!!! Eu não conhecia esse comando, muito interessante mesmo. Valeu!!! Vai ajudar muito em várias situações. Foi uma das melhores dicas dos últimos tempos, 1 a 0 para você. :) Agora, quanto ao método de trabalho que o dddmax descreveu, é justamente isso que eu disse na outra mensagem. O que é de AutoCAD deve ser feito no AutoCAD e não no Max. Não é no Max que vai desenhar a planta baixa da maquete para extrudir as paredes, porque é mais fácil ir de joelhos até a basílica de Nossa Senhora da Aparecida. Isso no AutoCAD é feito em meia hora e no Max vai ser um martírio. Como vai fazer a linha de uma parede com 10 metros? Vai ficar contando quadradinhos no Grid para ver quando dá 10 metros? No AutoCAD basta digitar @10,0 que terá uma linha precisa com 10 metros para a direita. O Max não é para densehar projetos técnicos, você importa a planta baixa do AutoCAD com precisão e no Max só vai "puxar" o 3D, não vai ter que desenhar a planta baixa. O comando que o Allecco ensinou é maravilhoso em muitos casos e vai ajudar muito em várias situações, mas não vai ajudar a desenhar uma planta baixa com precisão no Max, porque o Max não oferece facilidades para trabalhar com precisão igual qualquer programa de CAD oferece, se pegar o pior programa de CAD do mundo, será mais fácil desenhar com precisão nele do que o 3ds max. Abraços
Obrigado André. Essa minha pequena contribuição,é o mínimo que eu poderia fazer depois de tantas ajudas que recebi desse fórum Um abraço
Oi Allecco, tudo bem? Não foi uma pequena contribuição, foi uma ótima contribuição, porque é um segredinho bem escondido e que ajuda muito. Claro que não serve para trabalhar com precisão, pois o Max não é para isso, mas ajuda muito no desenho, na modelagem, na manipulação de objetos, é uma ótima ferramenta, adorei conhecer esse macete. No começo do ano que vem eu vou melhorar muito a seção FAQ, quero colocar dezenas de FAQs em todas as 6 categorias que tem lá, uma delas será sobre esse seu macete, com certeza, pois vai ajudar muito leitores. Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 597

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.