Preciso de Ajuda com textura de Carro!

Por: Gufior  

Em: 15/12/2006 13:44

Bom Galera, a algum tempo comecei a modelar um carro Nissan 350z. Na modelagem apanhei um bocado, mais acho que cheguei aonde eu queria, mais o problema agora esta na textura, tenho sérias dificuldades em configurar os shaders e mapas de reflexo, refracção e estas coisas. Resumindo, eu gostaria de pedir a ajuda de vocês, se tiverem umas dicas para me dar em relação a texturas, renderizadores, tudo que tiverem... Tutoriais mesmo, porque realmente em texturas eu tenho mtas dificuldades. Abaixo vou colocar um link do carro que o Digão aqui do fórum fez. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16383&postdays=0&postorder=asc&start=45 O Carro branco é o que me espelho, sei que é fóda eu chega e fala quero que fique igual o dele, mais eu gostaria mesmo de aprender a chegar naquele realismo da foto, com reflexo e tudo mais... Bom chega de ficar aqui falando e falando, eu gostaria mesmo é de dicas e tutoriais pra min correr atrás disso, pois vontade eu tenho. Abaixo umas SS do carro que modelei. As utimas são com material Car Paint. Os faróis ainda preciso melhorar tambem. Vlw galera desde ja Obrigado[/url]
Oi Gufior, tudo bem? A modelagem ficou ótima, é uma pena se não caprichar nas texturas e iluminação. Não é difícil, você pode fazer um ótimo material de pintura metálica com o material RayTrace padrão do Max. Aplica um Falloff no Reflection dele e no Difuse. No Diffuse você deixa a cor da borda um pouco mais clara que a cor do centro. Se for vermelho, coloca vermelho claro na borda e vinho no centro, por exemplo. No Falloff do Reflection, você deixa cinza claro na borda, para refletir mais, e cinza escuro no certo, para refletir menos. Coloca branco no Specular Color, valores maiores do que 100 no Specular Level e algo em torno de 60 no Glossiness. O material básico é mais ou menos por ai. Claro que com um Shader de CarPaint como do Mental Ray, poderia reproduzir efeitos que o material Ray Trace não vai fazer, como os Flackes na reflexão, mas deixa isso para depois. O importante é a iluminação. Parece que você está usando só uma SkyLight, esse tipo de luz não cria o ponto especular, não forma aqueles brilhos. Então, ilumine com luzes Spot, pode até colocar uma Sky Light junto mais fraca, mas tem que ter luzes normais na cena. Cria um Plane e coloca acima do carro, o suficiente para não aparecer no render e não interferir na iluminação, qualquer coisa, exclua o Plane na iluminação. Aplique um material branco nele com o Self-Illumination no 100. Assim, a pintura vai refletir esse Plane branco criando aqueles brilhos bem claros e esticados pela lataria. É mais ou menos isso. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 421

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.