Mental Ray - (Proxy)

Por: Evandro Pires  

Em: 20/12/2006 22:09

E aí galera, ó eu denovo aki. Eu queria saber se no MR daria pra se criar proxy de objetos igual no vray, tem como?
INTEL CORE 2 DUO E6300 (@2.34GHz0 MB ASUS P5B DELUXE WIFI 2GHz RAM ATI RADEON X1800GTO
Oi Evandro, tudo bem? No Mental Ray você pode transformar qualquer objeto em Mesh primitivo do render igual ao Proxy do V-Ray e neste caso, poderá também controlar a qualidade dos parâmetros de renderização individualmente para cada objeto. Mas a Autodesk não escreveu nenhum Shader para permitir a conexão com geometria do Mental Ray, só no Hair And Fur, tem várias coisas que são possíveis no Mental Ray há muitos anos mas não foram implementadas na conexão com o 3ds max ainda. Mas nessa questão da conexão para aceitar Shaders de Geometria, um programador independente fez o plug-in e distribuiu de graça, está disponível na seção de Shaders para o Mental Ray aqui na 3D1, é logo o primeiro eu acho. No Mental Ray a forma de pensar é completamente diferente do V-Ray, se você é habituado no V-Ray, tem que tentar não fazer analogia entre os dois, só na questão dos Photons é parecido em alguns pontos. Dá uma olhada no grupo de estudos sobre Mental Ray na seção "Grupos de Estudo e Colaborações" aqui no fórum da 3D1, lá já falamos bastante sobre isso. Abraços
André, obrigado pelas respostas não só desse tópico, mas de outros que enviei, estou tendo algumas dúvidas em relação ao mental ray, pois trabalho com vray pra maquete, mas estou querendo migrar para o mray. Gostei muito do mray 3.5 que veio junto ao max 9, achei ele bem compartível com o max em relação aos outros renders, parece que se integra muito bem ao max, por isso quero trabalhar com ele como render padrão, e como estou migrando do vray para o mray, há muitas dúvidas, mas já estou conseguindo solucioná-las e trabalhar tranquilo no mray, vou dar uma vasculhada no site pra ver o que eu acho de material sobre o mental ray, mais uma vez, obrigado!!!
INTEL CORE 2 DUO E6300 (@2.34GHz0 MB ASUS P5B DELUXE WIFI 2GHz RAM ATI RADEON X1800GTO
Oi Evandro, tudo bem? A diferença entre o V-Ray e o Mental Ray é muito grande e em todos os aspectos. A primeira grande diferença que vai notar é justamente essa questão da compatibilidade. O V-Ray não é compatível com quase nada no Max, ele tem seus próprios recursos para substituir os recursos existentes no 3ds max, pois ele não aceita os recursos padrões. A pessoa que migra para o V-Ray tem que mudar completamente a forma de trabalhar, tem que aprender a criar materiais só com os recursos dele, tem que usar só as sombras e luzes dele, não aceita bem as luzes do Max em alguns efeitos, não aceita bem as Photometrics, não aceita SkyLight, IES Sun, IES Sky, nada disso. O Mental Ray aceita tudo do Max, é raro encontrar um recurso do Max que o Mental Ray não aceite, pois ele foi integrado ao programa pela própria Autodesk. Todos os recursos do programa que poderiam ser traduzidos para o Mental Ray, foram traduzidos e ele reconhece como se fosse um recurso próprio dele. Veja na hora que manda renderizar, vai aparecer "Translating Scene" na janela de progresso do Render, é nessa hora que ele está traduzindo toda a cena para o Mental Ray renderizar. Essa parte de ter pouca compatibilidade com os recursos padrões do Max não é exclusivo do V-Ray, o Brazil Render também não tem, apensar de ser mais compatível e o Final Render também não tem. Só o Mental Ray que tem toda essa compatibilidade com o Max. Agora, se está migrando de outro render, você precisa ter em mente que vai levar um tempo parecido com o que levou no V-Ray para dominar o Mental Ray. Cada render tem seus macetes e seus segredos, a forma de pensar é muito diferente e conhecer bem do V-Ray não vai ajudar muito no estudo do Mental Ray, apenas já terá uma ótima noção dos efeitos modernos de iluminação. É normal que gaste muito mais tempo de render do que o necessário para obter o mesmo resultado que conseguia no V-Ray. Mas com a prática e com o tempo, cerca de um ano, você vai conseguir renders tão bons quando conseguia no V-Ray com metade do tempo. Se realmente dominar o Mental Ray, principalmente na questão de Shaders, vai conseguir o mesmo resultado com 1 quinto do tempo que conseguia no V-Ray ou em qualquer outro render, exceto o Renderman, é claro. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 493

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.