Bones manualmente ou Bipede?

Por: Silvarudo  

Em: 22/12/2006 12:57

Olá Amigos! Beleza? Estou criando o rigging do meu personagem. Se quiserem verificar pra vê como tá ficando: www.sobre3d.blig.com.br Já estudei quase tudo referente a bones, helpers, spline como controles, Ik solvers, wire, etc. Aida falta o Rection Manager, Expressions etc. Tô me dando bem até agora, mas andei verificando os arquivos de ajuda e observei o biped, um esqueleto que já vem pronto pra inserir no personagem. A oergunta é: O que mais fácil e proporciona melhor resultado, fazer todo o setup da estrutura de bones manualmente ou utilizar o biped? Pf postem uma resposta.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Olá Silva, seu modelo ficou muito bom !! Parabéns!!! Bem, eu prefiro usar Bones, apesar de ser mais trabalhoso, porém eu consigo mais flexibilidade e versatilidade. Já usei muito o Bípede, mas hoje eu prefiro construir meu próprio esqueleto, afinal de contas é sempre bom treinar as funções básicas do 3DS MAX e não ficar preso a pacotes prontos. Vc conhece o site do Paul Neale? Vc vai gostar, o cara é um gênio no Rigging. http://www.paulneale.com Valeu
Obrigado colega. Acho que vou por esse caminho mesmo. Descobri que aqui mesmo no site tem vários tutorias a respeito de rigging e por enquanto estes servem. Abrass
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Oi Silvarudo, tudo bem? É como o Rush disse, tudo que é automático é mais limitado, facilita por um lado e limita por outro. Criar a estrutura Bone completa e com recursos para tornar a animação fácil, divertida e precisa, depende de muito mais conhecimento no 3ds max e certamente é muito mais difícil. Mas também é muito mais flexível e permite um controle muito maior sobre todos os aspectos, permite controles personalizados como você preferir. Usar o Biped é muito mais fácil, mas é muito pior para animar, muito mais chato e limitado, só que é muito mais fácil. Quase todo iniciante começa com Biped e só depois que adquire mais conhecimento no programa muda para Bones. Profissionalmente usa muito Biped quando vai reproduzir movimentos capturados por MOCAP, criados em outros softs de animação, como o Motion Builder ou o Endorphin. Mas agora o 3ds max já permite que importe MOCAP sobre extruturas Bones personalizadas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 478

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.