Trabalhando com milhares de objetos

Por: quist  

Em: 25/12/2006 22:35

Olá pessoal... Td bem? Hj eu comecei uma cena em que eu preciso espalhar milhares de objetos iguais (são 6 grupos de objetos) sobre um terreno. São muitos mesmo! Já tentei como instance, mas é inviável. Quando chega perto de 1000 objetos, tudo trava na viewport. Acabei de tentar com Scatter, mas na hora de renderizar, pensou, pensou e travou. Alguém sabe uma maneira de eu fazer isso que não fique tão pesado? Ah, pra servir como referencia, é algo mais ou menos assim: http://www.blender.org/cms/typo3temp/pics/a7badf8055.jpg Obrigado pela atenção. Abraços
OI quist. O negócio é usar proxys.Se for com Vray,esse é o link onde explica bem http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17291&highlight=vrayproxy Já com mental Ray,não faço idéia,mas tenho certeza que o pessoal daqui vai te dar uma ajuda. abraço
Vlw pela resposta, Allecco! Mas o problema é que eu uso o Mental =/ Quase consegui com o Sccater, tentando de novo, mas deu Fatal Error por falta de memória.. Realmente, tá muito pesado.. e meus 512mb n tá dando nem pro cheiro. Abraços
quist, não sei bem como é a cena, tipo: se vai ter animação de personagem, se vai ser quadro parado ou se vai ter somente movimento de camera. Realmente 512 mb pro 3dmax complica. Que versão do max vc usa ? Testou na 9 ? Eu , a poquissimo tempo, renderizei (sem proxy) no vray uma cena com um exercito inteiro, cavalos, cloth nas bandeiras, crownd e tudo mais, e para complicar mais ainda era 3 vezes maior que D1 (720x486). Assim: Quando tenho uma cena dessas que não renderiza, a primeira coisa que faço é diminuir a resolução das texturas, numero de polígono e se tiver usando GI o que dá pra reduzir. Pensa assim, o que tá em primeiro plano precisa de resolução o que tá mais longe da camera não. Se nada disso funcionar, apela, renderiza em layer, se são 1000 personagens , renderiza de 200 em duzentos por exemplo, renderiza o que sua maquina aguentar, depois usa algum software de composição e cola seus layers. Esse problema , não é exclusivo de nós mortais aqui no Brasil, lá fora a galera sofre com isso, por exemplo a PDI fez acordo com a HP pra renderizar seus filmes, pq tá ficando muito complicado de processar 3000 personagens com cloth, hair, dinâmica, Gi e SSS juntos. Espero ter ajudado !! Vlw !!! :-P
Mt obrigado pela resposta, Thunndro! Suas dicas serão mt úteis.. Parece que a única saída é renderizar parte por parte e depois fazer uma composição. Ou então usar o Vray Proxy. O problema é que são mais de 5000 objetos. Os primeiros (perto da câmera) têm 4900 faces. Meu pc realmente não aguenta isso. O que vou fazer é basicamente aquilo que está na imagem que deixei como exemplo, mas não são bonecos, no caso, são lâminas. Vlw pela ajuda! Abraço
Opa !!! Laminas ??? Faz com particulas !!!! vai funcionar !!! Outra coisa...Tá com espaço no HD ? Vê sua confguração de swapfile do windows... Vlw !!!!
Tentei com Partículas, Thunndro, nas dá na mesma. Na hora de fazer os cálculos de FG, há falta de memória. Ele prepara todos os objetos, mas na hora de renderizar, puff.. Eu estava lendo outros tópicos e vi o André falar do Is MI Shader, do Mental Ray (Mr geometry Shader). Eu baixei, mas não consegui instanciar o objeto como geometria do mental. Não tenho muita experiência com ele, por isso acho que essa saída está descartada. Abraços
Nossa, que mancada... Eu baixei só o que era necessário pra funcionar no Max 9 e esqueci de baixar a parte principal do plugin :oops: Agora está funcionado! Abraços
Oi Quist, tudo bem? Com 512 MB de RAM só dá para brincar no programa, não dá para trabalhar profissionalmente, pois 512 MB é o mínimo aceitável para instalar o programa. Com 512 não vai ter milagre que salve essa situação, só com pelo menos mais 512 MB de RAM. A melhor hipotese é tentar aumentar a memória virtual do WIndows para o máximo, quem sabe ele consegue simular tudo no Swap. Conhecendo bem o Mental Ray você consegue renderizar, mas são bastantes detalhes de recursos que precisa conhecer para burlar essa situação. Vou te dar as dicas mais básicas. Habilite o Conserve Memory na ficha Processing, habilite também o Use Placeholder Object e o Use Mental Ray Map Manager. Na ficha Renderer modifique o BSP para Large BSP. Nessa mesma ficha diminua o Max Depth e o Max Reflection para 4, modifique o Max Refractions para 1, se não tiver objetos transparentes na cena. Diminua o tamanho do Bucket de Render para 24. Tente renderizar assim. Se não der, então, tem que usar o IS MI Object, ai complica um pouco mais. Mas ainda pode renderizar em partes e o Mental Ray vai montar a imagem final automaticamente para você, então, seja como for, dá para renderizar com o Mental Ray. Abraços
Obrigado pelas dicas, André! Assim que eu voltar de viagem, faço td isso! O problema maior tá no número de faces. Depois q eu desativei todos os Turbosmooth's, não deu nenhum problema. Agora a cena está com quase 7000 objetos e todos sem smooth. Como estou fazendo um Collab (projeto não-individual), vou salvar a cena e passar pro meu parceiro renderizar (até lá, ele terá 2gb de RAM) com smooth e boa qualidade de FG. Vlw de novo! Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 465

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.