Arquivos estranhos (100% iniciante)

Por: SUPERCHARGER  

Em: 27/12/2006 11:59

Olá galera! Bom primeiro gostaria de dar parabéns à todos envovidos neste enorme site. Ele realmente é demais. Também ja vou me desculpando pelo trabalho que darei aos admins e tambéns a outros colaboradores pois sou iniciante e tenho dúvidas que vc's devem estar cansados de responder rs... bom.. mas vamos lá! Comecei com o 3DSMax à 1 mês. Trabalhei com AutoCAD durante 5 anos e photoshop à 3 anos. Quero agora poder usar o 3DSM para poder fazer coisas q eu realmente goste! Pois cansei de fazer desenhos industriais...rs.. Valos lá, primeiríssima pergunta: Consegui fazer o exemplo que tem no site que faz um teapot e coloca efeito de cromado, refletir uma bolinha na frente..etc.. Então fui em uma página que baixa efeitos tipo água, veludo, ouro..etc.. porém não consigo abrir no meu 3DSM. Estes arquivos são: Vidro02_vRay, Veludo03_MR,etc.. Preciso de algo a mais pra conseguir usar estes efeitos? :oops: Forte abrço a todos!!!
bom esses arquivos são livrarias de material basicamente vc vai fazer o seguinte!! sabe no editor de material né? vc vai clicar no botão standard em frente ao nome do material ai vai abrir uma janelinha pra vc escolher o tipo de material, ai vc vera uma opçoes escolha materia librarie ou algo do genero hehe!! ai vai abrir todos os materias que o max traz junto!! ai no mesmo lado que escolheu material librarie embaixo tem um botão xamado open vc vai lá escolhe o material que baixou ele vai ser carregado pro editor !! ta meio confuso minha explicação!! eu te aconselho a ler o tutorial aki do site que explica o funcionamento do material editor
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Cheguei a ler estes tutorias do site sim. basicamente la consta o que vc acabou de me explicar, porém olha o q acontece: eu consigo importar para o Material/Map Browser porem o item importado só aparecece quando o checkbox "Incompatible" esta ticado. Assim o item aparece meio cinza claro, e naum consigo utilizá-lo. Será que sabe o motivo? Obrigado!
bom ai vc tem que ver qual render esta usando se estiver usando o vray!! esse material vai estar compativel Vidro02_vRay e assim por diante!! vc tem que ver qd fazer download do material ver se ele é pra algum render especifico!! acredito que saiba trocar de render né!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi Supercharger, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante com a gente. Sobre a sua questão, é bem simples. Os materiais que tem o nome V-Ray junto foi criado num outro renderizador que não vem junto com o 3ds max, você não poderá usar se não tiver esse plug-in de render. Os mesmos materiais que tem para o V-Ray tem para o Scanline e para o Mental Ray, cada um desses é um renderizador diferente, cada renderizador tem seus próprios materiais e você só deve usá-los se for renderizar com o render que ele foi criado. O Scanline é o render padrão do programa, portanto, qualquer material do Scanline que você pegar, poderá usar sem problemas nas suas cenas. O Mental Ray é um super renderizador que vem embutido no 3ds max, depois que pegar mais experiência no programa você poderá estudar ele, agora não é boa idéia. Os materiais do Mental Ray só vão ficar disponíveis se o Mental Ray estiver habilitado como render, isso é feito na janela Render Scene dentro do menu Assign Render, nele tem o item Production com um botão com 3 pontinhos na frente. Clicando nesse botão abre uma janelinha e o Mental Ray está lá dentro, selecionando ele, os materiais do Mental Ray ficarão disponíveis. Mas por enquanto, baixe apenas os materiais Scanline ou Scanline - MR, que pode ser renderizado tanto com o Scanline como com o Mental Ray. Se baixar materiais puros do Mental Ray, só poderá renderizar com ele, se baixar materiais puros do V-Ray, só poderá renderizar com ele. Abraços
Hum beleza entendi perfeitamente. Então existem "programas" diferentes para renderizar, e pelo visto material, textura, luz ou outros efeitos que eu use no meu trabalho devem ser "compatíveis" com ele. Bom beleza! Acho também que pra mim que sou iniciante estou indo pelo caminho errado né! Renderizar é a etapa final do trabalho, então talvez eu deva seguir um rumo diferente! Neste exato momento estou seguindo um tutorial para criar um monitor > http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17717 > acho que criar uns quadrados, uns chanfros e uns raios seja mais apropriado pra mim ir aprendendo :D Andre Vieira e Rogério Bastos, muito obrigado! FELIZ 2007!
Olá pessoal! SuperCharger, você está começando no MAX mais ou menos como eu! Trabalho com AutoCAD também há muito tempo com desenhos 2D, só que de arquitetura. A diferença é que eu já trabalhava com outros programas de modelagem e quando descobri o MAX, me apaixonei! Estou modelando com ele tem alguns meses e, cara, já aprendi tanta coisa que às vezes parece que meu cérebro vai estourar! Hehe! Mas tem que seguir passo por passo, nada de querer sair correndo pra aprender coisas complexas sem antes dominar o básico. Vá aprendendo o básico, lendo os tutoriais e tirando suas dúvidas aqui conosco que em pouco tempo você não mais tropeçará em questões muitas vezes simples. Aí, quando você se sentir à vontade com os menus, ferramentas e opções, poderá iniciar o uso de ferramentas, renders e plugins mais complexos. Um grande abraço a todos!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Oi Supercharger, tudo bem? Normalmente a gente tem que falar para a pessoa que ela está querendo começar pelo fim, se você mesmo já percebeu isso sozinho, tenho certeza que vai dominar bem o Max no menor tempo possível. Porque só de ter uma boa noção das coisas, já ajuda muito, não vai ficar batendo cabeça. Realmente modelagem é a melhor área para começar aprender 3D, porque é a mais fácil e vai servir de motivação para estudar as outras. É muito mais gostoso texturizar o que você modelou do que o modelo de outra pessoa, até te ajudar a ver macetes de modelagem para ajudar na texturização depois. Iluminar e renderizar um modelo que você fez é muito mais gostoso do que renderizar coisas de outras pessoas. E animar os modelos que você criou é muito mais gostoso do que animar o de outra pessoa. Depois que dominar bem modelagem poligonal, estude texturização e mapeamento, depois, estude iluminação e render no render padrão do Max. Por fim, estude um renderizador profissional como o Mental Ray, que já vem integrado ao 3ds max. Quando chegar neste ponto vai estar fazendo imagens realistas, depois disso só falta animar. Se você pegar para ler todos os tutoriais da seção básicos e da seção avançados aqui no site da 3D1, clicando no botão tutoriais do menu superior, você vai sair sabendo bastante coisa do programa em todas essas áreas que eu citei. Tem também os artigos da seção Artigos, lá tem muita informação também. Abraços
Obrigado galera! realmente neste SITE me sinto em casa... :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 423

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.