Oi Bruno, tudo bem?
O 3ds max é o programa principal no trabalho com 3D, os outros que trabalham em conjunto com ele depende da área de atuação.
Se for trabalhar com vídeo, precisa de programas para editar e compor vídeo.
Como você só vai trabalhar com imagens numa agência de propaganda, você só vai precisar do Illustrator e do PhotoShop.
Há muito tempo atrás o 3ds max precisava de muitos plug-ins para realizar determinadas tarefas, hoje ele tem tudo dentro dele, só vai precisar de plug-ins se for fazer uma simulação complexa envolvendo dinâmica de fluídos.
Os novos programa de modelagem que vêm surgindo ultimamente são ótimas opções para refinar modelos e criar obras altamente complexas nessa questão, como Z-Brush, MudBox, Silo, entre outros, mas no final vai terminar no 3ds max.
Vale a pena estudar essas outras opções para refinar o seu trabalho depois que já conhecer muito bem o 3ds max.
Nos primeiros anos é melhor investir apenas no estudo do 3ds max, pois leva alguns anos para dominar o programa, não vai ser igual aos outros que aprendeu até hoje, o 3ds max é milhares de vezes mais complexo.
Inicie os estudos por modelagem, depois texturização, criação de materiais e mapeamento, por fim estude iluminação e render.
Um bom livro básico pode te ajudar muito no começo, eu conheço a Michele, autora do livro que o Lindolfo de indicou e deve ser um ótimo livro, apesar de eu não ter visto ele, mas eu indicaria o livro "3ds max 7 prático e ilustrado" da editora Erica.
Por ser um livro bem didático e indicado para iniciantes.
Se quiser comprar outro um pouco mais avançado depois, eu indicaria o "3ds max 6 dominando técnicas avançadas", também da editora Erica.
Mas é muito importante ter em mente que só uma pessoa autodidata tem condição de dominar o programa por completo e se manter assim por várias versões, pois não tem cursos sobre todas as áreas do programa, não tem cursos sobre plug-ins, sobre programas relacionados, como o Real Flow, e se tiver, fica difícil e caro fazer curso de tudo.
A internet é muito farta de material sobre 3ds max, só aqui na 3D1 tem 150 tutoriais sobre o programa.
Saber ler em inglês é muito importante, pois o melhor material está nessa língua.
O Help do Max é maravilhoso, eu aprendi o programa por ele.
Abraços