Por onde começar exatamente??

Por: Bruno Reis  

Em: 29/12/2006 12:52

Opa!! Beleza? Estava procurando um fórum de 3d, para que eu possa dar inicio em mais uma área da minha profissão. Sou Designer Gráfico, trabalho em uma agência de Propaganda, e percebi que tenho facilidades em aprender novos programas, trabalho com Illustrator, Corel, In Design, Photoshop, e agora pretendo iniciar no 3D. E gostaria de saber qual é o caminho certo a seguir por onde começar. Dizem que não é apenas o 3D sozinho...rs existem novos programas como V-Ray, Z-Brush, enfim... Gostaria de algumas dicas, não tenho tempo para fazer curso pelo menos por enquanto, mas estou afim de estudar em casa com ótimos livros. Espero também ajudar com um pouco do meu conhecimento. Valeu pela atenção. :lol:
:(:(
Olá, Bruno Reis!! Seja bem vindo ao Fórum! Bom, sobre sua pergunta, primeiro você tem que se identificar com o programa que pretende usar! Conhecer todo o básico e só depois passar a explorar a parte intermediária e avançada do programa para poder se adaptar a ele de forma que passe a usá-lo como sua ferramenta de trabalho! Não que você só vai se habilitar a fazer coisas legais quando estiver no modo avançado, pois com o básico você já poderá fazer coisas bem legais! Sobre o Vray, é um dos vários renderizadores profissionais que existem no mercado, assim como o Mental Ray qe já vem incluso no Max! Sobre o ZBrush, ele é um programa que e permite dar um maior detalhamento ao modelo 3d! Espero ter esclarecido sobre suas dúvidas! Abraço!!
Esclareceu sim em partes,! Mas ainda estou à procura de qual será o caminho certo para um estudo satisfatório do 3D MAX, estou procurando um bom livro. e talvez eu compre o Guia autorizado da Autodesk do 3D MAX 8. O que vocês acham?? E estou a procura de algum tutorial ou apostila sobre o mental ray, que já vem integrado no 3D MAX.
Uma dica: um livro que me ajudou muito no início para aprender a usar a ferramenta 3DS max foi "3DS MAX para windows" de Michele Matossian editora campus. Depois tu passa para os tutoriais que tem no site da 3d1. Eu aprendi assim. Valeu cara e boa sorte.
Oi Bruno, tudo bem? O 3ds max é o programa principal no trabalho com 3D, os outros que trabalham em conjunto com ele depende da área de atuação. Se for trabalhar com vídeo, precisa de programas para editar e compor vídeo. Como você só vai trabalhar com imagens numa agência de propaganda, você só vai precisar do Illustrator e do PhotoShop. Há muito tempo atrás o 3ds max precisava de muitos plug-ins para realizar determinadas tarefas, hoje ele tem tudo dentro dele, só vai precisar de plug-ins se for fazer uma simulação complexa envolvendo dinâmica de fluídos. Os novos programa de modelagem que vêm surgindo ultimamente são ótimas opções para refinar modelos e criar obras altamente complexas nessa questão, como Z-Brush, MudBox, Silo, entre outros, mas no final vai terminar no 3ds max. Vale a pena estudar essas outras opções para refinar o seu trabalho depois que já conhecer muito bem o 3ds max. Nos primeiros anos é melhor investir apenas no estudo do 3ds max, pois leva alguns anos para dominar o programa, não vai ser igual aos outros que aprendeu até hoje, o 3ds max é milhares de vezes mais complexo. Inicie os estudos por modelagem, depois texturização, criação de materiais e mapeamento, por fim estude iluminação e render. Um bom livro básico pode te ajudar muito no começo, eu conheço a Michele, autora do livro que o Lindolfo de indicou e deve ser um ótimo livro, apesar de eu não ter visto ele, mas eu indicaria o livro "3ds max 7 prático e ilustrado" da editora Erica. Por ser um livro bem didático e indicado para iniciantes. Se quiser comprar outro um pouco mais avançado depois, eu indicaria o "3ds max 6 dominando técnicas avançadas", também da editora Erica. Mas é muito importante ter em mente que só uma pessoa autodidata tem condição de dominar o programa por completo e se manter assim por várias versões, pois não tem cursos sobre todas as áreas do programa, não tem cursos sobre plug-ins, sobre programas relacionados, como o Real Flow, e se tiver, fica difícil e caro fazer curso de tudo. A internet é muito farta de material sobre 3ds max, só aqui na 3D1 tem 150 tutoriais sobre o programa. Saber ler em inglês é muito importante, pois o melhor material está nessa língua. O Help do Max é maravilhoso, eu aprendi o programa por ele. Abraços
André, você acha realmente possível aprender sendo autodidata? se empanturrando de livros, Eu acho que sim, e depende muito do esforço de cada pessoa! Um amigo meu fez o curso da IMPACTA e parece que não fez!! Vou arriscar! O livro do Guia Autorizado da Autodesk 3D MAX 8 parece que ele é dividido em capitulos por aulas...seria uma boa opção? :demo: Abraços! e valeu a atenção de todos! :D
:(:(
OI Bruno, tudo bem? A Impacta é uma ótima escola, conheço muita gente que começou com cursos deles e gostaram muito. Se a pessoa faz curso e não pratica, não estuda, não procura, não se aprimora, não adianta nada mesmo. Como não adianta pegar um monte de livros mas não estudar pra valer, não ir atrás do que teve dúvidas na net, não prosseguir depois com material da net, com o help do programa e tudo mais que tem por ai, não vai aprender muito. 3D é uma vida, vai estudar para sempre, todo ano tem um monte de coisas novas, na verdade é todo dia, olha as notícias na página principal do site. :) Qualquer livro que pegar vai te servir como base para iniciar, também tem o Help do Max que é maravilhoso, eu aprendi por ele, tem material farto na net, só aqui na 3D1 tem mais de 150 tutoriais de graça. É só querer que qualquer um aprende. Abraços
Claro, concordo com vc sim! O cara não se aprimorou! Pq também conheço pessoas bem sucedidas que fizeram cursos em escolas sem nome e tem um puta trabalho! Comprei o Livro do 3D MAX Guia autorizado 8, agora é só estudar, um pouquinho mais pra frente quem sabe eu não poste alguns trabalhos já de minha autoria! Agora é ralar...ralar...ralar...e...ralar! Valeu! :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 671

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.