Juntar lines e aplicar o modif. Surface

Por: arthurl_cm  

Em: 31/12/2006 19:17

Eu tô fazendo várias splines pra modelar um objeto e qd eu seleciono todas e aplico o Surface, elas simplesmente desaparecem(os vertices viram pontinhos). Como faço uma superficie com o surface a partir de splines? :(:(
Opa Arthur, tdo bom? Olha só... eu so novato em 3d e vou tentar te ajudar com o q posso, ok? Entao, eu tive o mesmo problema q vc outro dia, mas o meu caso deu pra resolver(e era a melhor forma memo) com o face extrude, n sei se com o seu caso é tb. Ai, vendo o seu tópico,agora, eu resolvi dar uma testada aki no max, pq fikei um pouco encafifado hehehe Eu não sei como funciona realmente o modifier extrude, mas creio q tenha a ver com aquela forma de se fazer o polígono com 3 ou 4 lados apenas. Pq eu fiz com 3 e 4 e o extrude funcionou perfeitamente tanto com linha reta qnto com curvas. Ai eu fiz vários polígonos na mesma line, fazendo 1 pol primeiro de 4 lados e os seguintes com o create Line dentro da Line mesmo, resultando em uma peuena malha. Os outros foram feitos com 4 lados tb, porém 1 deles ficou com 5 mas mesmo assim fez uma superfície. Porém, qndo eu diminui o Thresold de 35 para 33,5, essa superficie sumiu. Bom, espero q ajude, mas mesmo assim aho q alguém poderia nos explicar como é o funcionamento do Extrude. Essa é uma dúvida minha tb. E queria aproveitar pra perguntar pq q é melhor q tenha 3 ou 4 lados cada polígono. Flw ae
Olá arthurl_cm, tudo bem? O funcionamento do Surface, Extrude, Bevel é bem simples. O Surface aplica uma camada como superfície sobre as Splines (Shapes em geral, como Line, Rectangle). O Extrude e o Bevel aplicam uma profundidade, onde você poderá controlar o formado e a expessura desta profundidade através de seus parâmetros. Para que ambos os modificadores funcionem, basta você criar as Lines (ou outra Spline) e não deixar que nenhum vértice fique sozinho, ou seja, solto. Você terá que deixar os vértices, pelo menos intercalando duas arestas (segments). Para ajustar os vértices, de forma que eles fiquem juntos ou soldados para fechar a linha, não deixando nenhum vértice sozinho com uma aresta, basta selecionar os vértices que se deseja juntar e utilizar o comando Fuse (da Line ou do Edit Spline ou do Editable Spline) para juntar os vértices na mesma posição e depois o comando Weld (também da Line ou do Edit Spline ou do Editable Spline) para soldar os vértices. OBSERVAÇÃO: o comando Weld somente consegue soldar dois vértices, não existindo a possibilidade de se soldar três ou mais vértices, porém apenas com o comando Fuse para se juntar (colocando na mesma posição) dois ou mais vértices, já é suficiente para que o modificador Surface consiga aplicar a superfície corretamente. Resumindo tudo: para que uma superfície seja aplicada corretamente sobre suas Lines basta não deixar nenhum ponto desta Line aberto, ou seja, não deixar que um vértice esteja ligado apenas à uma aresta. Espero ter ajudado!
Sergio Feitosa
Mas, Feitosa... mesmo estando fechado, qndo se tem mais q 4 polígonos ele não cria a face ou entao cria meio q mais ou menos, só uma parte e de um jeito estranho, mesmo escolhendo a opção Flip Normals hehehe, desculpa estar me intrometendo Arthur, mas to com a mesma dúvida! Flw
Olá pessoal, tudo bem? Essa questão é trabalhosa. Quando o Surface não criar a superfície corretamente, significa que alguma coisa tem que ser melhorada no traçamento destas linhas. O nome dessa técnica é Surface Modelling. É uma técnica cheia de macetes, que fica complicado explicar aqui. Só uma dica para trabalhar com esta técnica, de forma que você tenha certeza de que o modificador Surface irá funcionar: Sempre tenha traçados tanto na horizontal como na vertical passando pelo mesmo vértice, assim você conseguirá minimizar a possibilidade de erro do Surface, porém se o erro persistir, significa que você terá que criar mais arestas interligando os vértices da região que não foi criada a superfície. Abaixo segue de tutoriais que explicam bem o funcionamento desta técnica: http://www.3dkingdom.org/index.php?name=News&file=article&sid=90 http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/lensha/index.html Uma sugestão: Evite ao máximo trabalhar com esta técnica, sempre que possível prefira Modelagem Orgânica através de Box Modelling, que consite na modelagem de alguma coisa apartir de uma primitiva 3D. Qualquer dúvida, estamos aí..
Sergio Feitosa
Vlw Feitosa, só dei uma passada de olho nos tutoriais, mas parecem ser bons mesmo Brigado ae, mesmo o tópico n sendo meu hehehe, eu tb tenho q agradecer Flw
Oi gente tudo bem? Arthur e Leandrus, se vocês querem modelar tudo que imaginar em 3D no 3ds max, então, devem estudar modelagem poligonal em vez destes outros métodos, pois são bem inferiores. O 3ds max foi feito para trabalhar com malha poligonal, quase tudo nele é para isso, o sistema de modelagem mais aprimorado e mais robusto no Max é modelagem poligonal, ele é ótimo nisso. Nurbs é muito bom, mas não no Max e não para coisas artísticas disformes, coisas orgânicas, modelagem poligonal é muito melhor. Patch é o pior sistema de todos, ou Surface como gostam de chamar agora, tanto faz, é o pior sistema de modelagem do Max. De qualquer forma, dá para modelar coisas ótimas com ele se aprender a usar direito, já vi coisas muito boas feitas com ele, só que certamente a pessoa levou muito mais tempo do que se dominasse modelagem poligonal, que é muito mais rápida e fácil de editar. É bem simples usar o Patch, basta criar um Grid de linhas formando polígonos quadrados ou trinagulares, não funciona com pentágonos. Essas linhas devem ter os vértices congruentes, não precisa soldar, apenas estar na mesma posição. Depois, basta aplicar o modificador Surface para criar o Patch, se ficar invertido, tem que habilitar o Flip Normal. Se ficar bom baixa resolução, é só aumentar o valor do Patch Topology. Se não apareceu as faces nem com o Flip Normal, então, com certeza você fez o grid de linha errado. Abraços
AAAAAhhhhhhhhhhh taaaaa agora sim, muito obrigado André e Feitosa. So q uma dúvida ainda n foi respondida hehehe:oops: Eu queria saber a lógica de se fazer com 3 ou 4 lados, alguém poderia me responder?
Olá Leandrus , tudo bem? A lógica não é tão complicada, basicamente você tem que traçar linhas horizontais e verticais passando pelo mesmo vértice, ou seja, a construção de uma Grid como disse o André. Dessa forma, a sua malha ficará consistente o suficiente para o Surface aplicar corretamente a camada da superfície. Se você tiver a oportunidade, dê uma olhada no livro "3Ds MAX 6 - Técnicas Avançadas", ele possui um tutorial bem interessante e muito bem explicado sobre essa técnica de Surface Modelling, também conhecida como Patch Modelling como disse o André. Mas como eu e o André dissemos, é bem melhor trabalhar com Modelagem Poligonal do que com Lines.
Sergio Feitosa
hmmmm, ok, qndo tiver oportunidade tentarei me lembrar, só queria ter essa duvida dos 3 ou 4 lados respondidas logo, é q sou mto curioso!! aheuahe Mas de qualquer forma mto obrigado ae a todos, inclusive o Arthur, q criou o tópico e sumiu hehehe, pq eu n crio topicos co duvidas pq sempre tem alguem q jah criou antes ai eu fiko lendo esses, e aproveito pra perguntar coisas afins É isso, vlw ae e Flw Feliz ano novo pra todos Fui

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 653

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.