Juntar lines e aplicar o modif. Surface

Por: arthurl_cm  

Em: 31/12/2006 19:17

Olá Leandrus, tudo bem? É sempre bom tirar as dúvidas e principalmente matar as curiosidades, mesmo as menos importantes. Só nos ajudam a crescer. Eu mesmo aprendo muito aqui no fórum lendo as dúvidas e respostas dos outros leitores. Eu sempre leio todas as mensagens desta seção.
Sergio Feitosa
Oi Leandrus, tudo bem? A questão dos 3 ou 4 lados, chamados de TRI ou QUAD em 3D, é bem simples. Uma malha em Quad fica muito melhor para subdivisão e deformação do que uma malha em Tri. Apesar que na verdade não existe Quad, só existe Tri. Porque Tri é a célula da malha 3D, é a melhor parte possível que se pode gerar, pois precisa de 3 vértices para formar uma face, com dois só não dá, é uma linha. O Quad é uma ilusão de ótica na malha para facilitar a modelagem, a subdivisão e a deformação, mas na verdade todo Quad é composto de dois triângulos. Não existe com mais de 4, porque ai são composições de Quads e Tris, um pentágono pode ser feito com vários triângulos. Em modelagem é muito importante tentar manter tudo em Quad, raramente usa-se Tri em alguma parte, mas tem áreas que são necessários as vezes. A malha em Quad permite Edges loops perfeitos que deixam o modelo melhor subdividido e deforma melhor em animação. Pega um Plane, transforma em Poly e deleta as faces, deixando apenas um triângulo, aplique o Mesh Smooth com 1 no Interations e veja o resultado. Agora, faça o mesmo mas deixe apenas um quadrado, aplique o Mesh Smooth e veja o resultado. Abraços
Oi, André, agora deu pra ter mais noção de modelagem. Obrigado pelas informações, mas eu n entendi essa parte de deletar as faces. Qndo eu deleto elas somem junto com o contorno. Tem alguma opção q eu tenha q ligar antes? aliás, até aproveito pra fazer essa pergunta, se tem como eu apenas ficar om as edges do mesh, sem usar o Lattice. Obrigado mais uma vez e Feliz 2007
Oi Leandrus, tudo bem? Para editar faces 3D, deletar e ficar só com as que deseja, é preciso conhecer o Editable Mesh e o Editable Poly, é bem simples, mas se é muito iniciante, vai ficar perdido nos comandos se não estudar com calma e seguindo uma linha didática. Na seção de tutoriais aqui do site tem 3 tutoriais sobre Edit Mesh, leia os 3 que vai ficar conhecendo esses comandos para edição de malha 3D e vai aprender como trabalhar com as faces. Mas respondendo a sua pergunta. Uma face 3D só existe se tiver pelo menos 3 vértices e 3 Edges (contorno). Não tem como ter apenas as Edges e não ter a face. A Edge (Contorno) é justamente a borda da face, ela faz parte da face, o vértice não, esse pode estar sozinho sem fazer parte de uma face, pois é apenas um ponto no espaço 3D. Se tem um Plane com apenas um segmento e aplicar Mesh Smooth, ele vai se comportar como uma subdivisão em Quad. Se tem um Plane com apenas um Segmento, transforma em Editable Mesh e deleta uma das faces pelo Sub-Object Face, ficará com apenas uma face triangular. Se aplicar o Mesh Smooth nessa face, ela será subdividida como de forma diferente da face em Quad. Abraços
Bom, André, obrigado pelas informações. Agora eu consegui fazer oq vc falou....só q n consegui vizualizar, pq n mudou nada no mesh. ele pode até ter-se comportado como Quad e Tri, porém continuou a mesma coisa. as de qualquer forma, obrigado outra vez. 8:)
Oi Leandrus, tudo bem? Não tem como não ver, se você fez uma face triangular, uma quadrada e aplicou o Turbo Smooth ou o Mesh Smooth, vai notar nitidamente a diferença nas vistas em Wireframe. A divisão na face em Tri não é homogênia e quebra os Edge Loops. Olha a imagem deste teste. Abraços
Oi, André, td bem? Ah, bom. Pois é, eu havia viso isso sim, mas nsei, achei q fosse outra coisa, pensei q os dois iriam se deformar, mas na verdade mantiveram suas formas e só no jeito de o MS agir é q houve a diferença. Obrigado de novo, André Abraços
Oi Leandrus, tudo bem? Então, mas é justamente isso que importa, essa diferença no modo de agir vai simplesmente estragar a malha. Pode ser que crie defeitos no modelo, e pode ser que crie defeitos de deformação na animação. Se a malha for toda em Quad, não aparecem esses defeitos. As faces não se deformaram porque é apenas uma face, mas você pode testar em objetos, um Box com as Edges diagonais e vários segmentos vai ter um aspecto diferente depois que aplicar o Mesh Smooth. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 808

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.