problemas com Relief Map

Por: liezao  

Em: 31/12/2006 21:35

o Relief Map naum esta gerando uma ilusao como o displace... eu queria saber como posso fazer pra gerar essas ilusoes de profundidade e de relevo (como o displace) usando o Relief Map .... obs. jah fiz todos os tutos do site..mas naum consegui o resultado...
Oi Liezao, tudo bem? Displacement é uma coisa e Relief Mapping é outra, não fazem a mesma coisa. O Relief Mapping é uma ilusão que simula o Displacement, não é real como o Displacement, só que consome muito menor processamento e tempo para ser gerado. Agora, num gramado não vai ficar igual a Displacement por exemplo, dependendo da situação que for usar vai ficar igual, dependendo da situação não vai ficar igual. O uso do Relief é bem simples, nos arquivos de exemplo que vem junto dá para perceber como usar, é só aplicar o mapa de Relief, o importante é a imagem que gera o Relief, se tiver criado ela, então, tem que ter certeza que fez certo, porque tem alguns macetes. Se está usando uma das imagens de exemplo para testar e não está conseguindo, tente testar no render padrão do Max primeiro, porque o plug-in foi desenvolvido para ele, funciona também no V-Ray e no Brazil Render, mas não funciona no Mental Ray. Nos tutoriais do site não tem nada sobre Relief, é um plug-in simples, olha os arquivos de exemplo que vem em anexo, entra na página do Fábio Policarpo, criador do plug-in e dá uma olhada nos textos que ele publicou lá, está tudo explicado detalhadamente, até a tecnologia usada. Tem o link para o site dele no local onde baixou o plug-in aqui na seção Plugins da 3D1. Abraços
Entaum como fazer essa imagem q esta como demonstração no reliefmap? Ela esta com efeito de displace...
Oi Liesao, tudo bem? Essa imagem eu fiz aqui aplicando o plug-in Relief Map no Bump do Material Standard comum, dentro do Relief Map apliquei a imagem de Heigh Map que vem de exemplo e no diffuse apliquei a imagem colorida normal. Apliquei nos objetos com mapeamento previamente definido e pronto, renderizei com o Scanline. Essa imagem que mostrou não tem Displacement, a esfera não foi subdividida, nem o cilindro, e não aumentaram de tamanho, como eu disse na mensagem anterior, o Relief é uma ilusão, ele não deforma a malha de verdade, mas a ilusão é maravilhosa, por isso que é tão bom, porque faz a ilusão do Displacement sem subdividir a malha e criar o relevo de verdade como o Displacement, ficando bem mais leve, o Fábio Policarpo manja muito, já falei com ele de fazer um Shader para poder usar o Relief no Mental Ray, quem sabe ele lança em breve. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 516

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.