Oi Raphael, tudo bem?
Tem um programa que faz isso, é o ImageSynth, ele vem dentro do programa Modo da Luxologic, parece que tem uma versão separada como plug-in do PhotoShop.
Ainda tem um plug-in para o Max que chama Texture Shake, ele mescla texturas sem deixar emenda.
Mas normalmente isso é feito na mão mesmo no PhotoShop, assim, você tem controle total sobre a textura.
OBS: Eu gostei muito da sua imagem do barco no fórum de imagens e animações, parabéns. Dá uma olhada no meu exemplo do Wake para fazer as ondas, eu apliquei uma cor laranja na superfície e branco nas ondulações, você pode simular um pouco da espuma na água fazendo isso.
É feito com o Falloff como se fosse um terreno, onde é mais alto fica branco e onde é mais baixo fica preto.
Ainda pode usar esse recurso para colocar partículas apenas nessas áreas brancas mais altas, assim, simulando a espuma perfeitamente.
A espuma ao redor do casco você pode fazer lincando Sprays no casco do barco, tem um tutorial sobre isso na seção "Grupos de Estudo e Colaborações".
Abraços