Radiosity

Por: cgmarcio  

Em: 05/01/2007 22:23

Olá pessoal, estou fazendo uma img simples para estudar luzes e como vcsa vão perceber tbm p impressionar um pokim minha namorada, hehe. Porém, a carta esta sendo ilumidada por uma FreePoint e como o radiosity ativado e o resultado eh esse: alguem poderia me dizer pq apareceram essas luzes no "papel" e como resolver esse problema? segue também um print da cena, vejam que apareceram algumas linhas estranhas que estão sendo indicadas pelas setas... Agradeço se alguem puder ajudar-me
Oi Cgmarcio, tudo bem? Que material você está usando no objeto? Seria bom aplicar um Material Override sobre o material padrão. Mas eu indicaria para você estudar direto o Mental Ray em vez do Radiosity, porque o Radiosity só vai até um ponto, só vai gerar GI, não vai gerar outros efeitos de iluminação. No Mental Ray você pode gerar GI também sem problema e poderá gerar outros efeitos. Por exemplo, pega a sua cena como está, desabilita o Radiosity e habilita o Mental Ray no menu Assign Render da janela Render Scene. Entra na ficha Indirect Illumination, que aparece na janela Render Scene depois que habilita o Mental Ray, liga o Final Gather, coloca 128 nos Samples, coloca 2 no Bounce e renderiza para você ver, vai gerar GI facilmente. Abraços
Olá André. Bom tu me confundiu um pouco. No grupo de estudos do MentalRay vc disse q era melhor estudar luzes no scanline p depois partir p o mental e agora ao contrário...td bem ateh ai sussa da p estuda os dois simultaneamente. Bom ainda naum consegui nenhum bom resultado na cena...naum sei se o tipo de luz tem q ser mudado ou algo assim mas de qualquer forma vou fazer alguns testes aki, tmb naum achei o campo bounces e sim o filter...vou procurar um pokim mais, oq num posso eh desistir. Assim q eu conseguir algum bom resultado eu posto aki p vc e os outros usuários verem. Muito obrigado pela ajuda, como jah disse vou dar mais uma olhada p ver se melhoro a cena...qualquer coisa eu compro o cd com as aulas de mentalray, hehe abço
no caso do campo bounces, creio que pelo motivo da versão do seu max, não tenha certeza, mas suponho que só vai encontrar na versão 7.5 ou superior. já aquilo que você disse ali em cima fico um pouco estranho, porque você está usando a photometrics ligths, essa já é uma luz difícil, já poderia entrar com mental ray como andré disse...sugiro tentar alguns resultados usando as luzes startard mesmo, vai ser bem mais fácil...usando photometrics é dor de cabeça pra quem ta começando, vai conseguir resultados bons se tiver trabalhando em escala real, mas pra isso o max é muito desconfortavel.
Olá Allan. Então o campo Bounces eu achei logo depois q sai do forúm, foi falta de atenção a minha. Bom agora quanto as luzes vou tentar oq vc sugeriu pois eu estava utilizando as luzes fotométricas por pensar q elas dariam o resulrado correto, não pensei q com as standard poderia obte-los. Vlw pela dica, abço.
Oi Márcio, tudo bem? Desculpe ter te confundido, eu acho que não expliquei direito lá no grupo de estudo, porque é melhor sim estudar primeiro a iluminação padrão com o render padrão. Mas no render padrão mesmo, totalmente puro, sem Radiosity, sem Light Tracer, porque se for para usar isso, é melhor ir direto para o Mental Ray hoje em dia, que está muito mais fácil do que era no Max 6. O importante de estudar iluminação no Render padrão é justamente pelo tempo, porque iluminação você só vê o resultado depois que renderiza, então, se estudar os recursos das luzes e as técnicas de iluminação com o Render padrão, iria ver rapidamente o resultado e agilizaria muito o aprendizado. Agora, se a pessoa for estudar os recursos das luzes padrões com o Radiosity ou com o Light Tracer, que também vão calcular GI e vão demorar para renderizar, não vale a pena, vale mais a pena ir para o Mental Ray. Entende? Não é boa idéia estudar os dois simulataneamente, porque vai demorar perdendo tempo no render para descobrir que a luz não ficou certa, que tem que ajustar outra coisa, é melhor descobrir isso tudo só no Render padrão. Depois que conhecer bem, cerca de 6 meses, ai você parte para o Mental Ray sem nem passar pelo Radiosity e pelo Light Tracer. Assim, vai saber com certeza se a luz que está usando está certa, se as configurações dela estão certas, é importante conhecer muito bem todos os recursos de todas as luzes antes de ir para o Mental Ray. Porque nele quase tudo vai funcionar da mesma forma, só que vai demorar muito mais para renderizar. Concordo com o Allan, também, é melhor conhecer primeiro as luzes Standard, depois as Photometrics, pois são mais complicadas. Na seção Tutoriais do site, clicando no botão Tutoriais no menu superior, você encontra diversos tutoriais sobre luzes e sombras, tem sobre as luzes Standard, sobre as luzes Photometrics e sobre sombras. Dá uma lida que vai de explicar todos os parâmetros das luzes, estão nas categorias 3ds max básico e 3ds max avançado. Depois que estudar isso, tente iluminar um Box de todos os lados sem deixar nenhum escuro ou claro demais. Coloca um Plane de piso, um Box em cima, aplica material cinza em todos e tenta fazer essa iluminação só com luzes Standard e sem Sky Light. É um bom teste. Abraços
Olá André. Peço desculpas a vc e ao Allan pela minha ignorância no inicio do tópico. Estava tentando utilizar os recursos avançados de luzes e de render para testes, mas logo que postaram as respostas eu percebi alguns de meus erros e logo tentei os corrigir. Percebi também que, a noção q eu tinha sobre as luzes standard não eram tão grandes quanto imaginava, então irei me aplicar mais neste estudo para depois enfim estudar o MentalRay. Quanto aos teste sugeridos acredito ter feito alguns dessa forma, porém, um pouco diferentes, vou seguir agora seus conselhos. Agradeço a vc e ao Allan q me abriram os olhos para um melhor entendimento em relação ao rumo q posso dar aos meus estudos. Assim que estiver ficando bom eu irei postar algo para mostrasr-lhes. Abço e até mais.
Oi Cgmarcio, tudo bem? Dá uma lida nestes tutoriais sobre luzes que já vão te ajudar bastante a conhecer os recursos e macetes delas. Luzes Standard - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14932 Sombras - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15012 Volume Light - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15322 Luzes Photometrics - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 Lens Effects - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15320 Depois disso, precisa dar uma estudada em técnicas de iluminação, leia o Grupo de Estudo sobre Fakeosity aqui na 3D1, tem muita informação sobre isso lá. O link para o grupo de estudo é http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=7327&start=0 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 333

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.