Shaders do Mental Ray

Por: Fabiano  

Em: 08/01/2007 10:28

Pessoal, estou com duvida de como usar os shaders disponiveis aqui do site, por exemplo, o Ctrl Geolight , onde eu coloco ele, crio em que material? coloco em que slot? no difuse? estou perdidão e se algum viciado em MR souber me ajudar, rsrsrs um abração em todos
Fabiano Olsieski
Olá Fabiano, tudo bem? Ao lado da imagem do efeito de cada Shader do Mental Ray, existe uma explicação de como encontrar os shaders. Mas para isso, é necessário ter um prévio conhecimento de Mental Ray. Dependendo do shader, ele pode aparecer no editor de materiais em qualquer canal, outros apenas em canais específicos, como Surface, Shadow e Photon. Outros Shaders ficam disponíveis apenas na tela Scene Render. No caso do Ctrl GeoLight, ele é aplicado sobre o plugin Is miObject do Mental Ray que também pode ser encontrado aqui no site, na seção Shader do Mental Ray. Você deverá instalar o plugin Is miObject da mesma forma que o ctrl GeoLight, copiando o arquivo *.mi para a seguinte pasta: C:\arquivos de programas\Autodesk\3Ds MAX 9\Mental Ray\shaders_autoload\include e o arquivo *.dll para a seguinte pasta: C:\arquivos de programas\Autodesk\3Ds MAX 9\Mental Ray\shaders_autoload\shaders Para criar o Is miObject, basta ir no painel CREATE (opção Geometry) e no grupo de opções, selecionar Mental Ray. Clique no botão que aparece mr Shader e em seus parâmetros clique no botão None de Shader. Agora selecione o crtl GeoLight. Arraste o crtl GeoLight para um slot vazio do Material Editor e escolha a opção Instance para que a alteração na configuração desse material editor seja repassada ao plugin. No Material Editor, clique no botão None de Name e depois clique sobre o objeto. Agora é só configurar.
Sergio Feitosa
Feitosa, valeu mesmo, já tinha conseguido instalar o shader, mas não estava conseguindo saber onde usá-lo, não sabia que tinha esse objeto em create, sem uma explicação como a sua fica quase impossível descobrir sozinho, rsrsrs. Criei um loft para iluminar uma cena, fiz o que vc falou, arrastei o geolight para o Material Editor como instancia, e adicionei o Loft na lista "instance", mas ele não está iluminando nada, liguei GI, tentei de tudo mas não está funcionando. Se puder me dar uma dica eu te agradeço. valeu mesmo e um abração
Fabiano Olsieski
Oi Fabiano, tudo bem? Para usar Shaders de terceiros é muito importante já ter uma boa experiência com o Mental Ray. Porque cada Shader foi feito por uma pessoa diferente, a lógica para usar cada um é diferente, depende de como a pessoa fez. O Shader aparecer no programa é fácil, é como o Feitosa disse, basta copiar o MI para a pasta Include e o DLL para a pasta Shaders dentro da pasta Autoload do Mental Ray. Mas para usar, depende muito de cada Shader, muitos dependem de composição com outros Shaders, o Mental Ray aceita que você coloque o Shader onde quiser quando for um Shader de terceiro, porque não tem a definição de categoria que o Max oferece. Então, se colocar o Shader num canal errado, que não poderia ser usado, vai travar o Max na sua cara e fechar o programa. Por isso que é importante conhecer como compor com Shaders, oque pode ser usado e o que não pode, onde pode ser usado e onde não pode. Precisa conhecer a categoria do Shader para saber onde ele pode ser aplicado. A melhor forma de aprender isso é estudando composição de Shaders com os Shaders que já vem com o 3ds max, pois todos tem a categoria já definida, não vão aparecer onde não pode. Se aprender a montar materiais só usando os Shaders que já vem com o Max, vai ficar muito mais fácil montar materiais com Shaders de terceiros. O ideal é começar a estudar a composição com Shaders do Max depois que já sabe configurar perfeitamente o Render. Depois que conhecer todos os recursos e parâmetros das fichas do Mental Ray na janela Render Scene, é a hora ideal para estudar composição de Shaders. Porque quando der um problema, quando aparecer um defeito, você terá certeza que não é erro de configuração do Render, é algum erro na montagem do Shader. Entende a complicação? Se a pessoa não domina bem o uso do Mental Ray, vai aparecer muitos problemas que ela não vai saber se é do Shader ou da configuração do Render. Mas eu não vou deixar você sem uma resposta para o GeoLight. É um Shader simples. Você precisa colocar o Plugin mrGeomShaderObject.dlo na pasta Plugins do seu 3ds max. Ele vem junto com o Shader Is MI Object. Assim o Max vai entender Shaders de Geometry do Mental Ray, que é o caso do GeoLight. Depois, entra no menu Creat e acessa a última opção da lista, que oferece o Geometry Shader do Mental Ray. Cria o cage na cena, será apenas um Box de arame. Com ele selecionado você vai no Modify e clica no único botão do plug-in. Aparece o Material/Map Browser, escolha o Geolight. Arraste uma cópia dele para o Material Editor e adicione o objeto no primeiro quadro do Shader, o quadro Instance. Depois, crie uma luz MR Area Omni na cena e adicione-a no segundo quadro do Shader, o quadro Light. Habilite as opções lightdefaultoverwrite, lightvisible e objpreset. Inicie os testes com 4 no Lightsamples U e V, 3 no lightsamplelevel e 2 nos parâmetros Lightsampleulow e lightsamplevlow. Renderize com Final Gather e Bounce 2, depois, teste com GI para ver a emissão de Photons. Abraços
Poxa André, a tua explicação foi ótima, te agradeço muito, tu é fera mesmo, agora, eu to com problemas de posicionamento da geolight, qd renderiza, a luz da cena não fica na mesma posição do objeto que eu coloquei na lista instance, ela fica fora de posição, já aconteceu isso contigo? se puder dar uma dica te agradeço. um abração
Fabiano Olsieski
Oi Fabiano, tudo bem? O Geolight é um shader problemático e limitado, por isso que eu não tinha colocado no site até agora, mas como o pessoal pediu, eu coloquei. Ele não aceita mais de uma luz na cena e pelo que parece, o Cage e a luz Omni tem que estar nas coordenadas 0,0,0 para funcionar perfeitamente. Eu não tenho certeza dessa informação, fiz assim seguindo as instruções que encontrei na internet e funcionou, não testei com a luz e o Cage fora da posição 0,0,0. Sinceramente, se você quer fazer um objeto emitir luz na cena, a melhor forma é o Shader Glow que já vem com o Mental Ray. Não vai emitir Photons, mas não precisa disso para gerar o efeito com qualidade e realismo na cena. Pega um material Mental Ray, aplica o Shader Glow no Slot Surface e controla a intensidade no Brightness. Precisa estar com o Final Gather habilitado para fucnionar. É muito mais fácil, é muito melhor, não tem limitações e funciona perfeitamente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 329

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.