Auto iluminação no Mental Ray e scanline

Por: EvilWata  

Em: 08/01/2007 17:06

Olá a todos, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar sobre como fazer um material para ser aplicado a uma lampada e que se auto ilumine e que ainda ilumine outros elementos da cena, para facilitar na compreensão de minha dúvida, vai aí a imagem que eu estou querendo fazer: A idéia é fazer um material que eu possa aplicar nos objetos em amarelo para fazer a iluminação como se fosse lampadas florescentes, eu gostaria de saber como seria feito para criar um material assim, tanto no Mental Ray como no Scanline. Outro detalhe, não gostaria de usar plugins, eu queria criar o material, se alguém souber fazer isso e puder me passar as configurações, ficarei muito agradecido. :D Um abraço a todos!!!
Oi evilwata, tudo bem? Apesar de ser possível fazer um material que ilumine a cena de verdade, não é boa idéia usar apenas isso. Como em qualquer render, as técnicas de iluminação convencionais são muito importantes. Também é importante lembrar que só as luzes de verdade que geram determinados efeitos. Então, pode criar e aplicar o material que ilumina, mas deve usar luzes comuns também para solucionar a iluminação da cena. No render padrão não tem como um material auto-iluminado realmente gerar luz, vai precisar do Radiosity ou do Light Tracer. No caso do Light Tracer por exemplo, é só aplicar um material Advanced Light Overridee aumentar bastante o valor do Luminance. Também pode aplicar o mapa Output no Self-illuminatio do material e aumentar o RGB Level. Ainda tem o plug-in Neon que cria esse material automaticamente. Já no Mental Ray, basta que você aplique o Shader Glow no Self-Illuminatio do Material Standard, poderá controlar a cor e a intensidade do brilho pelos recursos do Shader. Também pode aplicar o mapa output no Self-Illumination e aumentar o RGB Level, igual ao render padrão, ele vai aceitar normalmente. Ainda pode aplicar o Shader Glow direto no Slot Surface de um material Mental Ray ou mesmo no menu Mental Ray Connection de um material Standard. Entre diversas outras composições possíveis, o Mental Ray oferece muita liberdade. Mas esses efeitos só funcionam se o Final Gather estiver habilitado e configurado. Abraços
Opa, vlw pelas dicas André, vou testar aqui, ver se consigo entender como trabalhar com o Glow(lume) e no default render tbm... se eu conseguir resultados satisfatórios e posto aki pra todos verem :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 298

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.