O Conceito ?!?!?!

Por: Jonas_MF  

Em: 09/01/2007 17:46

E ae pessoal, andei navegando pelo site e achei muito chique, pessoal bacana, show de bola mesmo. Procurei pelo site e não achei nada que respondesse a minha pergunta: "O que é CONCEITO ?". Nas propagandas de cursos, até nos programas da CGMax eu escuto falar que tal pessoa domina "O conceito" e essas coisas ae.... Acho que isso quer dizer que ele naum domina só as ferramentas do programa mas sim o "jeito do 3D". Gostaria de saber o que realmente É o conceito e onde eu poderia encontrar algo sobre isso, se o pessoal podesse me recomendar algum site, livro, DVD ou algo assim eu ficaria agradecido, pois aqui nas cidades da minha região naum tem nada de escolas desse tipo (só tem a farmácia, a igreja e a padaria huahuahauhauha) Vlw pessoal!!!! T+!! :D
olá jonas, o conceito é a idéia. É onde voce se basea pra fazer alguma representação grafica seja qual for a ferramenta que voce usar. Não basta somente saber usar bem o software, mas voce precisa saber outras coisas que te auxiliam, por exemplo a teoria das cores, equilibrio da cena, teoria da animação convencional 2d, significado das formas dos objetos, tudo isso vai caracterizando um estilo gráfico. É a parte teorica que vai dizer se o trabalho esta bom ou não saca!?! Pelos meus conhecimentos conceito é isso , resumidamente. vamos ver o que o pessoal diz ai né. Abraço ai!
Oi Jonas, tudo bem? Fico feliz que gostou do site, espero que acompanhe a gente e participe bastante aqui no fórum. Mas a sua pergunta é muito difícil de responder, eu que gosto de fazer definições para as coisas, vou ter que parar para pensar um pouco numa forma legal de definir conceito para você, pelo menos no sentido que você viu por ai nos tutoriais e artigos sobre 3D. Acho que basicamente é conhecer as técnicas das coisas, porque não basta conhecer a ferramenta. É o mesmo que um mecânico conhecer todas as chaves de fenda do mundo, mas não saber como usar para abrir o motor. Você conhecer todos os recursos das luzes não permite que faça uma boa iluminação, depende também de conhecer as técnicas de iluminação que permitem chegar num bom resultado. Você conhecer todos os recursos de modelagem não permite fazer um bom modelo, tem que ter noção de proporção, noção espacial, além das técnicas de modelagem que permitem editar a malha como desejar. O mesmo para texturização, conhecer bem os mapas, recursos dos materiais e o PhotoShop, não permite fazer boas texturas, depende ainda da pessoa saber que cores usar para ficar bonito, depende de pelo menos ter bom gosto. Dependendo do estilo que estiver fazendo, se é realista, se é cartoon, você vai modelar, iluminar e texturizar de formas diferentes, tem que saber as diferenças destes estilos para fazer de forma adequada. Ou seja, mais do que saber a colocar a mão na massa, tem que saber os conceitos que envolve as artes em si, como teoria das cores, que parece uma bobeira, mas saber que cor usar com outra é muito importante quando você quer destacar algo, quando quer esconder. Coisas como segmento áureo, ponto de ouro e tal, parece muita filosofia, mas são técnicas que permitem levar o olho do espectador para um determinado ponto, fazer a pessoa olhar a imagem de uma determinada forma ou sequência que você deseja. Tudo isso é importante na composição da imagem final, não é só sentar no 3D e conhecer as ferramentas dele, tem que ter o conceito do que vai fazer, assim, ficaria bom até se fosse feito com lápis de cor. Será que consegui explicar mais ou menos para você o que querem dizer quando usam essa palavra? Abraços
Ae, agora jah deu pra entender, valeu mesmo André e naravan!!!! :D Voces sabem de algum livro, algum lugar que tenha pelo menos o básico dessas teorias e técnicas e coisa e tal? Porque a maioria dos livros e tutoriais que eu tive a oportunidade de dar uma espiada explicavam recursos daqui ferramentas de lá..... mas só copia.... e naum se aprendia muita coisa deles. :? Um dos únicos sites que eu consegui aprender algumas "técnicas (eu acho)" foi o www.escultopintura.com.br. Valeu mesmo pessoal!!!!! :joiad: T+!!!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 301

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.