Plug-ins para passeio virtual

Por: bernardomb  

Em: 13/01/2007 02:12

Oi gente, tudo bem! Estou a algum tempo procurando um bom plug-in para criar passeio virtual com minhas cenas feitas no max. Eu vi o click-vr na noticia e gostei dele, mas gostaria de conhecer alternativas antes de fazer um investimento tão grande. Tenho o max 6, max 8 sp3 e o max 9 na minha maquina e esse plug-in devera ser compativel com algum deles.
Olá meu amigo bernardomb...tudo bem? No próprio Max possui um recurso padrão de passeio virtual meu amigo....ele se chama walk throught.Ele se encontra na aba inferior do lado direito no Max.Acesse o ícone 3d orbit ou Pan se não me engano e lá tem uma setinha preta bem pequena.Clique nessa seta preta e entre no walk throught.O ícone é um par de sapatos.Qualquer dúvida de passeio virtual sugiro que abra a aba de Help do Max e digite a palavra walk throught.Agora é preciso saber Ingles;se n souber uso um tradutor ok?esse recurso é fantástico do Max...Um abraço pra vc e fica com Deus irmão!xau... ;) "O 3d max é um big bang pessoal,ou seja,cada artista pode fazer seu próprio universo".
Oi gente, tudo bem? O Walkthough do Max não é um plug-in para gerar apresentação interativa 3D, ou passeio virtual se quiser chamar assim. Pois ele apenas permite que você navegue na sua cena como num jogo, mas está em 3D real, sem sombras, sem texturas adequadas, sem efeitos e depende do 3ds max instalado na máquina. Não é o mesmo que gerar um arquivo para ser visto em qualquer máquina, mesmo sem o 3ds max, e que permita a pessoa navegar pela cena com texturas, efeitos de iluminação e tudo mais que um jogo moderno oferece. Isso depende de muitas outras coisas. As formas mais poderosas são usando Engines de Games mesmo, ai faz o que quiser, só que depende de conhecer programação C++ e a Engine. Depois vem os programas para criar Games em 3D, como o 3D Game Studio, que apesar de permitir programação, ele vem com várias rotinas prontas para a pessoa usar. Ainda tem programas de autoria, como o Director da Adobe (Macromedia). Você pode exportar a cena em W3D do Max e abrir no Director, onde poderá fazer a interatividade com rotinas prontas também e com programação em Lingo. No Max 9 não tem mais essa opção, porque parece que a Autodesk está fazendo de tudo para estragar o Max, estragaram mais no 9 do que em todas as outras versões, tiraram um monte de coisas importantes. Por fim, tem os plug-ins que são mais automatizados, é claro que é muito mais fácil fazer uma apresentação dessa num plug-in destes, mas tudo que é muito automático também é muito limitado, sendo assim, você não terá a mesma liberdade que teria nas opções anteriores. Entre os plug-ins para este fim existem vários, eu sugiro que dê uma lida na seção Plug-ins > Plug-ins Comerciais aqui no site, clicando no botão Plug-ins do menu. Porque lá está descrito vários plug-ins para isso e todos tem o link para a página do desenvolvedor. O link direto para a seção é http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=14292 O TurnTool é ótimo, acho que é melhor que o ClickVR. Tem também o Rtre, que é ainda melhor. Clicando no nome deles aqui na mensagem, você já abre a descrição de cada um. Abraços
Oi gente, tudo bem! Analisei os plug-ins sugeridos e procurei na internet alternativas a eles. Gostaria da opinião de vocês: O primeiro é o Wirefusion para trabalhar com VRML, outra é criar essa interatividade no Blender e ainda tem o Quest3D. E ai o que vocês acham desses "plug-ins"! Ps: Eu sei que o Blender não é um plug-in e sim um aplicativo completo para trabalho em 3D, mas estou sugerindo essa possiblidade porque tem um curso da PUC - jogos digitais - que explora exatamente essa possibilidade de interação do 3ds max com o Blender.
Olá bernardomb, como vai? Sou novo no pedaço, mas já tive o mesmo problema que o seu. No início conseguia trabalhar com Adobe Atmosphere (exportando p/ arquivos VRLM), mas este programa não está mais sendo comercializado, então como opção passei a usar ferramentas como o MORFIT e o 3DSTATE, que são gratis e você pode encontrar na Internet, mas como foi lembrado pelo Administrador o 3D GAME STUDIO é ótimo para interação com o mundo virtual, principalmente se você tiver o plugin GLB2 instalado no 3D MAX, ele exporta a cena completa como um Level (nível) para o 3DGS onde você pode adicionar um personagem para andar pelo nível como se você estivesse dentro de um game. Espero ter ajudado, por hora é só. Boa Sorte.
\"Não existe nada de novo entre o céu e a terra, tudo já aconteceu antes\".
Olá pessoal! Alguém sabe onde achar o esse plugin GLB2 que o Carlos_mg falou?
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Olá marckmso, tudo bem? Abaixo segue link do site da Maple3D que desenvolveu o GLB: http://www.maple3d.com/MainFrameScriptsPage.htm
Sergio Feitosa
Olá Pessoal! Sérgio, obrigado pela informação! Sem querer ser chato mas alguém sabe se esse plugin GLB é realmente bom? Dei uma olhada no site da Maple3D e até que ele não é tão caro e valeria à pena o investimento se tivesse referências.
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Olá marckmso, tudo bem? Este plugin é bom sim para quem trabalha com o 3D Game Studio. O problema é que o 3D Game Studio é limitado em questão de iluminação. Para conseguir uma cena toda realista, você teria que renderizar as texturas pelo Render To Texture já com os efeitos de GI. Só vale a pena adquirir o GLB se você realmente for trabalhar com o 3D Game Studio. No site http://www.3dgamestudio.com tem o demo para você testar e ver como ele funciona.
Sergio Feitosa
Olá Pessoal! Mais uma vez, obrigado pela informação Sérgio! Eu já comprei o 3D Game Studio em parceria com outros dois colegas. Estamos estudando a engine dele e me agradou bastante. Agora, podendo usar os modelos feitos no Max, vai ser uma beleza!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1061

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.