Luz somente na lamina da espada

Por: SUPERCHARGER  

Em: 17/01/2007 10:29

Galera, seguinte... Fiz uma espada e então fui colocar uma luz tipo Omni na ponta da lamina, isso só para dar um brilho legal. O problema é que quando coloco esta luz, automaticamente toda a cena onde a luz não atinge fica mais escura, aí preciso ficar lotando de luzes para chegar em um resultado razoavel. Como estou em fase de aprendizado, eu não gostaria de ficar batendo muito a cabeça no item "luzes", e minha pergunta é: Como fazer para inserir uma luz adicional na cena sem influenciar na "luz automatica" que o max inseri caso eu renderize sem incluir nenhum tipo de luz? Luzes... eta coisa dificil de ajustar..rs..
Fala CHARGER, O itém "luzes" é fundamental para um bom projeto, não pense que ele é de só menas importância, eu diria que para uma cena realística a iluminação é pelomenos 50% do resultado final, evitar este ponto por não ser muito legal vai só atrasar o seu aprendizado. --------- Bom mais vamos lá, na chave General Parameters - tem um botão chamado exclude/ include é exatamente o que vc precisa ele exclui os objetos a serem iluminados, ou inclui os objetos a serem iluminados. ---------- voltando ao assunto das luzes, se um cara conhecese todos os comandos do max, mais não sobe-se usar os comandos básicos de iluminação eu ficaria com um pé atrás sobre o conhecimento dele... não exclua a iluminação de seu aprendizado, ela é fundamental para um bom trabalho.... Boa sorte, e bons treinos.........
_________________________________ www.adaptstudio.com.br Produtora 3d, Maquete Eletrônica 3d, Maquete 3d
Olá SUPERCHARGER! A iluminação realmente é fundamental em qualquer projeto e ela pode tornar seu trabalho um sucesso ou um desastre. Quando comecei no Max, criei uma cena que defini como padrão para meus projetos de teste. Nela eu tinha apenas um piso e um fundo com algumas luzes devidamente configuradas. Guardei numa biblioteca e toda vez que ia modelar algo, usava esta cena para não ter que criar tudo de novo. Quando já tinha um certo domínio das ferramentas e dos métodos de modelagem, já era hora de me preocupar mais com a iluminação. Você disse que criou uma espada e queria iluminar a lâmina? Se for só isso, nem precisa de uma luz, basta você aumentar o valor do self-ilumination do material da lâmina. Coloca uma imagem da sua espada aqui. Um abraço!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Opa galera.. Quando eu disse que não vou "ficar batendo a cabeça com o item luzes" é porque sei que é algo complicado e comecei no max somente a 1 mês. Com a ajuda deste site e do guia autorizado Autodesk estou aprendendo, treinando e criando umas coisas mas ainda tenho duvidas básicas em modelagem, materiais e até mesmo duvidas nas funções de algumas ferramentas. Por isso sei que num é bem a hora de me preocupar muuuito com luzes, pois sei que ainda há muito o que aprender. De qualquer modo estou criando varias coisas com o que venho aprendendo. Sobre a dúvida que eu tinha, a função exclude/ include resolveu minha necessidade. Agora preciso de algo similar... vejam só.. Gostaria de fazer com que o "Olho de thundera" emitisse tipo uma luz neon ou algo assim. Ja baixei um plugin pra fazer o efeito neon, encontrei o link na pagina http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=18988 , porem não consegui usa-lo. Alguém pode dar uma força? Abaixo imagem da espada. Obs: Demorei 3 dias pra fazer..como eu disse uso o Max a menos de 1 mês, mas quando a gente acaba da um orgulho..rs... :D
Ae brother... não precisa de plugin pra dar esse efeito aí no olho de thundera... Pelo q eu conheço (pouco, eu sei), há duas maneiras de fazer esse efeito... Um é através do vídeopost (q acho mais fácil) e outro é no material editor... Mas se eu explicar aki o post vai ficar muito grande... Sugiro a vc dar uma olhada nos vídeos da www.redpixel.com.br e tb sobre luzes nos tutoriais daki da 3D1. Sds.: Fly666
Oi gente, tudo bem! Para usar o plug-in neon, você precisa dominar um pouco o radiosity ou o light tracer. Eu prefiro o radiosity, acho mais fácil e tem um otimo tutorial aqui na 3D1. Busca que voce acha. Esse plug-in é bem legal e fácil de usar.
Valeu galera, consegui o efeito desejado através do "videopost". Só num entendi muito bem esse lance de camera... renderizar pela camera..etc...deu uma complicada.... rs.. mas vamos deixar pra daqui umas semanas né! Daqui uns dias faço um novo tópico tipo "renderizando no videopost" rs.. Forte abraço! :D
Oi Supercharger, tudo bem? Você está seguindo uma linha coerente e correta de estudo na minha opnião. Acho que é por ai mesmo, estudar modelagem, depois texturização e mapeamento. Depois iluminação e criação de materiais realistas. Mas para fazer qualquer ceninha vai precisar de luzes e materiais, então, não tem como fugir. O lance do brilho que você disse, não é uma luz próxima ali que vai fazer isso, até faz em Fake, mas precisa pensar de forma realista, para estar habituado quando chegar no Mental Ray. O brilho forte que acontece na lâmina é por causa da posição dela em relação a fonte de luz e a vista da câmera. Quando a espada estiver formando um ângulo de 90 graus com a luz e a câmera, ela vai refletir justamente a fonte luminosa, gerando um ponto de alto brilho. Usando o Shader Glare do Mental Ray você pode fazer o efeito de "estouro" do brilho na lente da câmera, criando aquele halo ao redor. Mas isso é um efeito para depois. Uma coisa importante sobre a luz que você disse, quando coloca uma luz na cena, o Max apaga as luzes de serviço, não tem como. Ou usa as luzes de serviço, ai não pode ter nenhuma luz na cena, ou usa as luzes da cena. Usando inclusão e exclusão como alguns amigos sugeriram, você pode criar o efeito de brilho simulando (Fake). Mas será necessário criar outras luzes na cena, para iluminar tudo, e uma luz bem forte só atuando sobre a lâmina para criar o brilho forte. Abraços
Olá André! Irmãozinho, era exatamente isso que eu precisava saber. Então realmente não tem como inserir uma "luz adicional" sem apagar a "luz automatica". Bom beleza, continuarei treinando para que com a luzes adicionais chegue em resultados iguais ou melhores do que com a luz automatica. Obrigado! :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 593

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.