Oi gente, tudo bem?
Eu concordo com o Regério, meu PC é muito pior, é cheio de problemas e parece que é possuido por alguma força maligna, mesmo assim não dá esses paus.
Sinceramente, eu acho que estes problemas acontecem quando a pessoa não conhece bem o programa, porque se fizer coisas absurdas, usar valores muito altos onde não deve, exagerar sem necessidade e usar o programa sem conhecer os recursos de otimização que ele oferece, vai dar todo tipo de pau mesmo.
Espero que não me levem a mau, mas eu acho que isso acontece com vocês por falta de conhecimento no programa.
O 3ds max permite fazer coisas muito mais pesadas do que qualquer computador do mercado aguente, tem que ter bom censo e conhecer os recursos que o programa oferece para poder fazer uma cena mais pesada do que sua máquina suporta, caso contrário, vai fechar na sua cara mesmo.
E se tiver um super computador, também vai fechar na sua cara se não souber usar o programa, porque não existe computador bom para 3D, por melhor que seja, ainda é pouco.
O lance é saber usar o programa, economizar ao máximo e usar todos os recursos de otimização que ele oferece.
Porque é a coisa mais rara do mundo o Max fechar na minha cara, mesmo a versão 9 que é cheia de problemas.
E normalmente quando isso acontece, a culpa foi minha.
Abraços