Laser com Volume Caustics

Por: BatatasFritas  

Em: 17/01/2007 20:49

Olá, beleza? Estou com uma dúvida.. algo muito simples para os mestres Yodas do 3d que por vezes visitam esta comunidade. A dúvida é a seguinte: como gerar laser com volume caustics? Seguindo este princípio será que consigo fazer aquela espada dos cavaleiros Jedi? Que a força esteja com você.
q render tu vai usar? existem opções melhores.
Olá Leo_N4rdo, tudo bem? Esse efeito que você deseja pode ser realizado pelo Lens Effects Glow do Vídeo Post. Abaixo segue tutorial: 3ds max avançado - Lens Effect Glow (Video Post) http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15246
Sergio Feitosa
Olá Lucas, estou usando o mental ray. Feitosa, na verdade eu queria fazer duas coisas, a espada Jedy, daí vou olhar esse tutorial. Agradecido pela referência. A outra coisa é que estava vendo o artigo: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15382 sobre as possibilidades do Mental Ray e no fim o André fez mais ou menos a segunda coisa que eu gostaria fazer. Grato pelos posts de resposta.
Olá Leo_N4rdo, tudo bem? Esse efeito não é tão simples. Precisa de um pouco de experiência com o Mental Ray para conseguir este efeito. Repare na descrição do efeito, que o truque está no posicionamento da Direct Light e na reflexão pelos espelhos.
Sergio Feitosa
Comigo tá tudo jóia Feitosa, espero que com você também. É, eu reli lá e reparei este detalhe do posicionamento da direct light e dos espelhos.. agora não entendi pq no último espelho o laser simplesmente 'morre'. Acabei de olhar também o tutorial do Lens Effect Glow, que por sinal achei muito bom. Não pude testar ainda, mas é exatamente aquele efeito que tenho em mente. Muito obrigado pelas dicas.
Oi Leonardo, tudo bem? Realmente esse efeito não é simples, se for iniciante no Mental Ray, precisa aprender primeiro a configurar e controlar perfeitamente os recursos básicos de Caustics, Volume e Volume Caustics. Conhecendo bem os Shaders que são usados nestes efeitos e as configurações para ajustar esses efeitos, fica bem tranquilo criar o raio Laser real com Photons. Se é o seu caso, você deve configurar a cena com uma luz Direct, porque a emissão dos raios de luz são paralelos. Na frente dessa luz você precisa criar uma lente com material de vidro que gere Caustics, o segredo é o IOR desse material, ele tem que ser próximo de 1, para o raio não se afinar com a distância. Esse material não precisa refletir, só precisa refratar. Assim o raio de luz será gerado e emitido, mas não pode ser visto, como na realidade. Precisa criar volume na cena para ver o raio, só que o volume normal não gera Volume com Caustics. Então, precisa criar um Parti Volume Photon, para o volume poder interagir com o Photons e gerar Volume Caustics. Assim o raio já pode ser visto. Se colocar na frente um Plane com material super reflexivo como um espelho, os Photons vão refletir e o Volume vai atuar sobre eles, fazendo o raio ricochetear como aconteceria na realidade. O último Plane que o raio incide no meu exemplo, citado pelo Leo, não é um espelho, é um papel branco, por isso que o raio bate nele e para, não reflete novamente. Perceba que a luz chega ainda bem forte nele, pois gera até Glow próximo de onde a luz incide. Eu sou suspeito para falar, mas o Mental Ray é lindo!! Abraços
Olá André, tudo bem? Sou novo no Mental Ray e no 3d Studio Max em geral. Estou aprendendo muito com vc e aqui no site da 3D1. Obrigado pelas dicas. Por enquanto, estou usando um computador que nem tem 3d.. assim que tiver condições vou estudar mais o mental ray e depois fazer uns testes para ver se consigo fazer esta simulação de laser. No mais o tutorial sobre Lens Effect Glow que o Feitosa passou já resolve bastante a questão da espada Jedy. hehe Abraço
Oi Leonardo, tudo bem? Eu estava aqui em casa brincando com efeitos volumétricos no Mental Ray e me veio justamente essa sua pergunta. Na hora me toquei que daria para fazer um raio laser real com luz sem a menor dificuldade, só que sem usar Photons, então, ele não pode refletir num espelho, não vai dar certo neste caso. Mas para um raio reto que não vai ricochetear em lugar nenhum, você pode fazer facilmente de verdade com luz no Mental Ray. Olha como eu fiz o meu exemplo. Criei um box e apliquei o Modify Normal, para inverter as Normals e ver o Box só por dentro. Coloquei uma câmera e uma luz Omni bem leve no teto, para iluminar a cena levemente. Depois coloquei uma luz Target Direct e apontei para a parede no outro lado do ambiente. No lugar que a luz incidiu eu criei um plane e apliquei material branco fosco nele, para funcionar como um papel branco e mostrar o GI do raio. Na luz Direct eu coloquei o Multiper bem forte e troquei a cor para vermelho, modifiquei o Hotspot para 1 e o Falloff para 10, criando a espessura do raio. Com uma distância grande entre o Hotspot e o Falloff, o raio fica mais suave nas bordas, se deixar o valor de Falloff e Hotspot muito próximos, a borda do raio fica mais "dura", você pode fazer como preferir. Por fim, apliquei um Shader Parti Volume na cena, coloquei a cor vermelha nele e apliquei a Direct no quadro Lights desse Shader. Só isso, liguei o Final Gather com 2 no Bounce e renderizei. Veja como gera GI de verdade a partir do raio. Abraços
Muito legal André. Fiz um teste aqui e já consegui mais ou menos o efeito desejado. Mas, à medida que fui fazendo os testes fui encontrando diversas dúvidas que resolvi postar aqui. Lá vão as dúvidas: 1- O item bounce no final gather existe na versão do 3d Studio Max 7? 2- Não encontrei esse shader Parti Volume, nem tenho idéia de como aplicá-lo. 3- Tentei criar um material de vidro para que o laser passasse dentro dele. Tentei com Raytrace e Dieletric. Fiz diversos testes alterando a iluminação global (GI) e o Final Gather. O vidro sempre fica branco ou pouco realista. 4- Muitas vezes aparece uma mensagem "no photons stored after emitting 1000000 photons". 4- Dependendo de como renderizo a imagem, certos cantos da parede ou da luz ficam serrilhados. Abaixo segue a imagem: Se alguém tiver dicas, serão muito bem-vindas. Depois vou fazer testes com a outra forma de gerar o laser com caustics e etc. Abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 728

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.