Profissional do 3D MAX - Em qual área atuar??

Por: Moldher  

Em: 23/01/2007 13:03

Olá Pessoal, vou fazer uma pergunta básica, mas que é de grande dúvida. Eu gostaria de saber como é chamada a profissão do pessoal que trabalham com os programas 3D, e que tipo de funções eles podem atuar? Tipo assim: Existe os caras que só fazem modelagem e outros que trabalham na iluminação de cenários? E os caras que só trabalham com modelagem orgânica é a mesma coisa dos que fazem modelagem de arquitetura? Eu estou estudando o Max a pouco tempo, na verdade na mesma época do cadastro na 3D1 e estou ainda na modelagem poligonal aprendendo passo a passo a técnica de modelagem, tenho muito que aprender, mas eu gostaria de saber o que é importante para os que trabalham profissionalmente (vivem do Software) com o Max. O que é mais importante conhecer? A dúvida é o seguinte, se eu trabalhar no seguimento de arquitectura, vou necessitar aprender técnica de animação avançada do max? E se eu for trabalhar com animação de personagens, seria importante conhecer o autocad para construção de maquete eletrônica e aplicações de materiais e técnicas de renderização? Eu não sei se é importante conhecer tudo no max ou apenas o necessário para atuar em uma determinada área. Alguém por gentileza poderia tirar a minha dúvida? Por favor! agradeço a colaboração um abraço a todos Flávio :(
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
Oi Flávio, tudo bem? O 3D pode ser usado em muitas áreas, tanto para criar imagens, como em agências de publicidade e maquete eletrônica, mas também na área de animação, que pode ser vídeo publicitário, vinhetas e abertura de programas de TV, ou pode ser vídeos institucionais, vídeos de treinamento, entre outros. Em cada área, será necessário primeiro conhecer muito bem da própria área, sem nada haver com 3D e programas. Conhecer as técnicas es teorias usadas nessa área. Por exemplo, não adianta conhecer de AutoCAD e não saber o que é pé direito, o que é oitão, o que é cumeeira. Porque serão termos usados diariamente nessa área. Não adianta conhecer de Illustrator para trabalhar com publicidade se não conhece teoria das cores, semiótica, proporção áurea, ponto de ouro, essas coisas. Por melhor que seja no programa, não terá a técnica para compor coisas de ótima qualidade. Então, conhecer da área é a coisa mais importante do mundo. Depois, o programa 3D será uma ferramenta para usar nessa área. Neste ponto vai precisar saber só o necessário para atuar na área que escolheu. Se for para fazer maquete, só precisa saber texturizar, mapear, criar materiais realistas, iluminar muito bem e dominar um render profissional. Não precisa saber nada de animação e nada de modelagem orgânica. Pode ajudar muito se conhecer um pouco de modelagem poligonal. Vai precisar de AutoCAD com certeza, todas as plantas baixas são feitas nele. Agora, se for trabalhar com animação publicitária, nunca vai usar o AutoCAD em nada, então, não precisa perder tempo aprendendo esse programa. Mas vai ter que dominar o Max por completo e outros softs usados em vídeo, como um soft de composição, por exemplo, igual o Combustion ou o After Effects. Tudo depende da área que for atuar com o 3D, para saber os programas que vai usar. As únidas duas certezas é que vai usar o 3ds max e o PhotoShop, porque esses dois são indispensáveis em qualquer situação. Abraços
Mais uma vez eu agradeço a atenção amigo André Você esclareceu uma grande dúvida em relação a questão. Agora eu posso escolher em que área vou dedicar-me, até então eu achava que os usuários do Max eram obrigados a conhecer a fundo o programa. Mas a realidade nem todos conhecem a ponto de fazer qualquer tipo de trabalho e em qualquer área, a realidade é que cada um na sua. É tipo assim, se eu me dedicar em criar maquetes eletrônica, me dedicar em iluminação, câmeras, texturização e render, utilizando tambem o autocad e o photoshop em pouco tempo eu poderei elaborar trabalhos referente a arquitectura, claro que para tal é fundamental o conhecimento sobre construção civil, paisagismo, design de interior e arquitetura, isso sem dúvidas, tenho que ter pelo menos noção, tendo a prática passo a me dedicar em outras áreas como exemplo modelagem orgânica, aprendendo a modelagem para tal estudo anatomia, afim de criar modelos e personagens, assim por diante. Mas tenho uma outra dúvida. Eu gostaria de saber como esta definida a profissão dos que atuam no mercado de trabalho utilizando o programa 3D Max como é classificada a função, existe uma profissão regulamentada que define os que trabalham com modeladores 3D? Tendo um bom conhecimento do Programa será que é possível arrumar emprego? como esta o mercado de trabalho para os profissionais 3D? :D Um abraço a todos e valeu pela força André ;)
Oi Flávio, tudo bem? É isso mesmo que você disse, acho que entendeu bem. Tem áreas que não precisam dominar o programa todo, como é o caso de maquete eletrônica. Mas tem áreas que precisam dominar o programa todo, como animação para produção de vídeo, por exemplo. Você pode começar por uma área mais fácil e depois ir estudando o resto do programa até ter conhecimento suficiente para atuar também em outra área, caso seja esse o seu desejo. Eu fiz assim. Agora, sobre a questão do nome da profissão, é justamente o que eu te disse na outra mensagem, a profissão é aquela que você vai escolher, o 3ds max é apenas uma ferramenta. Por exemplo o mecânico, ele arruma os carros, trabalha com chave de fenda, mas a profissão não chama chave de fenda, chama mecânico. Se você faz faculdade de arquitetura e usa o Max para fazer suas maquetes, então, você é arquiteto. Se você faz faculdade de desenho industrial e vai usar o Max para desenvolver o design dos seus produtos, então, você é designer. Esse lance de ser apenas modelador 3D ou apenas trabalhar com texturização, ou apenas iluminação, isso só existe no cinema. No resto tem que saber fazer tudo, modelar, texturizar, iluminar e animar se for o caso. Sabendo fazer isso você arruma emprego, cada dia que passa precisam mais de artistas de 3D em várias áreas, principalmente em arquitetura e engenharia. Só o mercado de vídeo que é bravo, tem poucos lugares para trabalhar, o salário é baixo e o volume de trabalho é imenso. Mas em maquete, qualquer arquiteto precisa de maquete em 3D, hoje qualquer um tem vergonha de apresentar um projeto desenhado na mão. Abraços
Mais uma vez eu só tenho a agradecer vocês do fórum 3D1, e principalmente você André pela força, paciência e dedicação para com os que estão iniciando no programa, eu espero em breve poder postar meu primeiro trabalho no Max. Tenho procurado me dedicar a cada dia, dês do primeiro contato com o programa, a seis meses atras, tenho muitas dúvidas e isso é normal, pois cada ferramenta, configuração, plugins e shaders é uma novidade, um mundo desconhecido que estou tentando um dia conhecer e dominar, dedico-me ao max de coração e devo esta força a vocês da 3D1. Nunca tratei um software com tanta dedicação quanto este programa. E uma coisa você pode ter certeza amigo André, nunca me esquecerei do seu apoio, da sua virtual amizade, nunca me esquecerei dos seus conselhos, deste maravilhoso portal e de seus administradores, espero um dia em algum evento da Autodesk poder te encontrar e te agradecer pessoalmente pela paciência e apoio que tens dispensados a todos nos usuários iniciantes. Um forte abraço Flávio
Oi Flávio, tudo bem? Eu fico feliz de saber que gosta do site e que está te ajudando a conhecer melhor o Max. Espero contar com sua visita e participação aqui por muito tempo. Já vi muitos leitores começando do zero aqui e chegar no topo do programa, espero ver você também. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 660

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.