0 que é Ambient Occlusion ?

Por: Abilio  

Em: 23/01/2007 18:59

Valeu Fireworks, deu certo aqui....já estou testando o plugin, muito obrigado..... falows.....
Carlos Sanches

www.behance.net/carlossanches
www.linkedin.com/pub/carlos-sanches/1a/703/43b
Oi Abílio, tudo bem? Ambiente Occlusion é uma técnica de render que calcula a oclusão de um ponto no objeto pelo Environment, aplicando uma cor quando o ponto estiver ocludido e outra cor quando o ponto não estiver ocludido. Então, o render olha o ponto no objeto e verifica se ele está muito escondido do ambiente ou não, dependendo o grau que ele estiver escondido, o ponto será pintado de mais escuro ou mais claro. Sendo assim, onde está mais escondido fica escuro e onde o ambiente atinge facilmente ficará claro. Por isso que chama Ambient Occlusion, o cálculo é feito de acordo com a dificuldade dos raios do ambiente atingirem esse ponto. É um recurso muito importante para obter o devido realismo na cena, porque o GI deixa a cena clara demais, já que ele trabalha emitindo luz a partir dos objetos. Isso retira o contraste dos cantos e detalhes dos objetos, deixa a cena com uma qualidade muito melhor do que era antigamente, sem GI, mas não fica realista como uma foto. O Ambient Occlusion compensa esse problema e deixa a cena muito mais realista. No Max 9 o Mental Ray vem com um material que já tem Ambient Occlusion embutido, então, você pode criar qualquer tipo de material e ter o efeito de Ambient Occlusion junto, o que ajuda muito no realismo. Normalmente o passo de Ambient Occlusion é feito separado e depois é mesclado na imagem no PhotoShop ou Combustion. Mas no Max 7 e 8 também dá para fazer materiais com Ambient Occlusion tudo junto, só que tem que escrever o Shader, porque não vem pronto no programa. Eu escrevi um com esse recuso e está disponível para download no grupo de estudo do Mental Ray. Abraços
Deixa ver se eu entendi: renderizo o objeto como AO e outro normal; levo para o Photoshop e mesclo os dois? Uso estilos de camada? Qual estilo? Multiply, overlay? É só isso ou tem um algo mais? Sucesso a todos.
Saber sem fazer é não saber!
OI Flávio, tudo bem? É exatamente isso, coloca num Layer em cima da imagem normal e usa o Multiply. Essa é uma das técnicas, existem muitas outras, se quiser é possível renderizar direto com GI e AO tudo junto, criando uma imagem mais realista do que só com GI. Abraços
Muito bom! Vamos aos testes!!
Saber sem fazer é não saber!
Pessoal, no escritorio eu consegui instalar este plugin que o tiagodmed disse, mas aqui em casa nao! Alguem sabe me dizer o q pode estar acontecendo???? aqui é windos vista, sei la se pode ser por causa disso, eu fiz da maneira que foi dita, mas nao adiantou!!!!!! se alguem souber..... vlw
Boa noite. Eu não uso o vray, mas hoje em dia ele já tem o recurso de ambient occlusion, procura nos mapas que está lá.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 630

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.