Dof

Por: viniciusmelllo  

Em: 24/01/2007 08:19

alguem sabe como arrumar esse defeitinho que o DOF faz?
Vinicius, Vc está usando o Vray? Se estiver...a impressão que eu tenho é que seja de antialiasing...vc já tentou usar adaptative QMC? Espero ter ajudado! Abraço, Sander
OI Vinicius, tudo bem? Esse recurso de Dof que está usando não é bom para isso. Ou você está usando o Dof do Render Effects ou do Video Post. Em ambos os casos vai acontecer isso se quer tanto desfoque, com esses recursos tem que usar pouco desfoque, porque eles não são de verdade, são uma simulação. Use o Dof da câmera, é mais pesado mas não vai gerar esse defeito, mesmo com muito desfoque. Ou então use o Dof do Mental Ray, que é perfeito e fisicamente correto. Você fez esse DOF lendo o primeiro tutorial sobre DOF aqui no site, certo? Leia o segundo que eu explico como fazer pelo DOF da câmera, que é muito melhor. OBS: Se fez esse DOF em composição no Combustion, então, troque o filtro de Box para Gaussian, assim, o defeito desaparece ou fica bem mais tênue. Abraços
valeu andre...realmente eu fiz a paritr do primeiro tuto... vou ler o segundo.. obrigado por me ajudar... abraço
Oi Vinícius, tudo bem? Sempre que der para usar essas técnicas que eu expliquei no primeiro tutorial, é muito melhor, porque é muito mais rápido. Mas não é sempre que fica bom, neste caso precisa partir para a opção mais avançada, assim, certamente vai ficar bom, só que o tempo de render é muito maior, você vai ver quando testar. Usando 12 passes, que dá uma qualidade mediana em desfoque médio, o render será 12 vezes mais lento. Num desfoque bem forte, precisa de muito mais passes, e isso se reflete diretamente no tempo de render. Só que fica perfeito. Abraços
obrigado andré...eu relamente achei bem lento...vale pra uma imagem...mas pra animação nao da né...vc teria alguma solução pra fazer dof em animação? abraço
Oi Vinícius, tudo bem? Se você está acostumado com o Scanline e render sem GI, vai achar muito lento mesmo, mas para quem está acotumado com render com GI, não acha tão demorado assim. Esse efeito de verdade é demorado em qualquer render, no Mental Ray o efeito é mais perfeito, só que o tempo de render é praticamente o mesmo. Mesmo em animação, as vezes tem que usar assim mesmo, por isso que precisa de muitos computadores para renderizar animações realistas. Mas tem uma técnica que permite gerar DOF em composição, fica boa na maioria dos casos, mas não em todos. Na verdade é praticamente a mesma coisa que os DOFs que expliquei no primeiro tutorial, só que como é você que vai fazer, terá mais controle e poderá resolver problemas como aquele da silueta que apareceu no seu primeiro teste. Lembra que na minha primeira resposta eu até te perguntei se estava fazendo no Combustion, porque dá, só que é comum aparecer esse erro na silueta, tem que trocar para o filro Gaussian, ai some. Para gerar o DOF em composição você precisa de um mapa chamado Z-Depth, ele pode ser gerado no Max de diversas formas. A mais comum é pelo Render Elements que fica na janela Render Scene (F10). Adicionando esse elemento no Render, no final vai aparecer uma imagem em tons de cinza que define a distância dos objetos em relação a câmera, ele tem que ser ajustado nos parâmetros que aparecem na ficha Render Elements. Com ele acertado, onde for preto fica branco e onde for longe fica preto. Assim, você usa esse mapa como máscara para mesclar duas imagens, uma normal em foco e outra que você desfoca com o Blur do PhotoShop ou do Combustion. Onde for branco na máscara, aparece a imagem em foco, onde for preto aparece a imagem desfocada, e acontece uma mesclagem entre as duas em todos os outros 254 tons de cinza que restaram. Tem um tutorial sobre isso na seção Tutoriais>Tratamento de imagens, foi o Vympel que escreveu. No Mental Ray você tem Shader para gerar o Z-Depth, então, pode controlar a variação dos tons de cinza individualmente em cada objeto da cena. Abraços
obrigado denovo andré...vou testar esse dof pelo z depth abraços...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717387.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 1005

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.