Material bump?

Por: hubaleque  

Em: 24/01/2007 11:23

Pessoal estou criando a textura do rosto do meu personagem, mas eu estava usando um material chamado bump, só que quando eu aplico ele a cor da textura não sai, eu devo criar outro material?
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
bom c eh isso que eu entendi vc está jogando uma imagem no bump e isso não funciona pois o bump é usado para dar certo volume em algumas áreas e para fazer isso você tem que colocar o mapa colorido no difuse e um mapa em grayscale no bump e o mapa grayscale as partes brancas dele vão dar impressão de mais saltadas e as pretas de mais "pra dentro"
Olá sk8erboy! Não sei se entendi direito o que quis dizer, mas vamos lá: Bump não é um material e sim um canal para aplicação de um mapa que dará uma ilusão de relevo, como o Kauê explicou corretamente. A textura da cor do material deve ser aplicada no canal difuse, que normalmente é vinculada ao canal Ambiente Color, através do ícone de um cadeado ao lado do canal. Agora, pode ser que exista algum material bump e eu não conheça. Coloca aí um render do seu personagem pra que possamos ter mais detalhes para te ajudar.
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
disculpa, eu expliquei errado, bump não é um material e sim uma aplicação para dar relevo, valeu por todas as explicações, agora sim eu entendi tudo 8:)
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
"kauelima" disse: bom c eh isso que eu entendi vc está jogando uma imagem no bump e isso não funciona pois o bump é usado para dar certo volume em algumas áreas e para fazer isso você tem que colocar o mapa colorido no difuse e um mapa em grayscale no bump e o mapa grayscale as partes brancas dele vão dar impressão de mais saltadas e as pretas de mais "pra dentro"
Hum.... quer dizer que para criar um bom "bump" é necessário utilizarmos no mapa bump uma cópia em grayscale da imagem que usaremos no mapa difuse? Eu tenho utilizado em bump a mesma imagem utilizada em diffuse e consigo relevo. Vou tentar usar uma cópia "grayscale" pra ver se o bump fica melhor! Valeu pela dica
não exatamente uma copia em grayscale porque se for apenas uma copia ou se usar a mesma imagem você sempre tera as partes mais escuras mais "baixas" portando o ideal seria pintar um mapa para obter maior precisão por exemplo se eu quero que uma parte que no desenho é pintada de preto fique mais alta terei q ter um mapa de bump com aquela area em branco.
teria como colocar um exemplo?? :-P
Design de Produto.
Por exemplo não liguem para textura que eu fiz rapidão só para mostrar aqui nem sei c tah legal n testei no max =P Diffuse Bump com isso o bumpo vai dar um aspecto meio desgastado e nãao pontilhado como se eu usasse a imagem do diffuse =D
Valeu kaue!!
Design de Produto.
OI gente, tudo bem? A explicação e o exemplo do Kauê foram perfeitos. É justamente isso. Não precisa necessariamente usar uma imagem em tons de cinza no Bump. Porque o Max vai converter qualquer imagem aplicada no Bump para tons de cinza na hora do cálculo, pois o Bump só entender tons de cinza. O Bump que entende cores RGB é chamado de Normal Map, é um Bump mais avançado. Então, se a rugosidade será igual a da imagem colorida no Diffuse, pode aplicar uma cópia dela que dá na mesma. Mas se quer ter controle sobre a rugosidade, vai fazer uma imagem própria para o canal Bump. Essa imagem é melhor que seja feita em tons de cinza, porque com um pouco de prática você mesmo já identifica o relevo só de olhar para os tons de cinza. E fica muito mais fácil de pintar, numa imagem colorida é mais difícil de identificar o relevo e mais difícil de pintar. Com a imagem em tons de cinza, mesmo sem pintar por cima, você pode ajustar melhor como ficará o relevo no Levels e no Brightness and Contrast do PhotoShop. Deixando mais escuro ou mais clara, realçando os detalhes, ou deixando mais borrado com o Blur. Tratar bem as texturas que for usar é um fator importante para o realismo e perfeição da cena. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 824

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.