Oi gente, tudo bem?
Ter mais recursos é o mínimo que se espera de uma versão mais nova.
Quanto a velocidade, é verdade, o Max 9 é mais rápido porque tem nova tecnologia na Viewport.
Só que não são tudo maravilhas, pois toda versão do Max tem problemas quando sai.
É um programa muito complexo e não tem como ser diferente.
Não teve nenhuma versão do Max que saiu 100%, acho que a melhor até hoje foi a 2.0
Pois foi a única que não precisou de Service Pack.
A versão 2.5 foi lançada para adicionar o sistema de Nurbs, não para corrigir problemas.
Depois que passou para a mão da Discreet, na versão 3, os problemas começaram e não terminaram mais.
O Max 9 tem problemas sim e alguns bem graves, acontece coisas loucas na configuração do Mental Ray as vezes, como o Decay deixar a cena mais clara quando é aumentando, o que deveria ter efeito contrário.
Já fechou na minha cara algumas vezes, mesmo em testes mais simples.
Por outro lado, se comportou muito bem em outros testes mais complexos.
Então, o soft não está confiável para trabalhar não.
Muita gente aqui vem perguntar como passar o projeto do Max 9 para uma versão inferior, porque partiu direto para uma versão que acabou de sair e encontrou problemas.
Eu estou fazendo como o Caio, só uso o Max 8 para projetos de verdade, e uso o Max 9 para brincar e testar.
Não uso o Max 9 para fazer nenhum trabalho profissional, porque não quero ficar na mão por bobeira.
Mas se você é iniciante e vai começar a aprender agora, não faz a menor diferença, até porque um iniciante nem vai sentir os problemas por um bom tempo.
Então, não se preocupe com isso, pode usar qualquer um.
Mas se é profissional, já trabalha legal com o Max e está pensando em migar de versão, não faça isso, espere um pouco que em breve deve sair um Service Pack para o Max 9.
Abraços