Pintura Perolizada

Por: danieldt  

Em: 26/01/2007 08:11

Olá amigos! Eu gostaria se possível de uma luz aqui: Vcs já viram pintura perolizada de carro né? Aquela que se vc chega pertinho, ve uns "cristais" minúsculos que ao bater da luz cria um efeito muito bonito. Usado em pintura de carro principalmente. A base shelac pra fazer a pintura automotiva esta ok. Minha dúvida é: como aplicar estas partículas com cor perolada no meu material e parecer realmente com pintura perolizada. Alguém tem alguma dica ? Obrigado a todos! Daniel
www.viartualisar.com.br Realidade aumentada 3d fotorrealista
Vou fazer os testes aqui! Obrigado! Daniel
Então eu coloquei aquele mapa no canal reflect.. nossa demora muuuuuuuuito o render.. to fazendo o teste num teapot, mas ta demorado...rs o seu demorou muito ( teste)?? Abraço! Daniel
Olá danieldt, tudo bem? No Mental Ray existe um Shader chamado Car Paint Material que cria um efeito bem legal. Ele é um Shader que simula pintura de carro.
Sergio Feitosa
Sim, mas ele simula tbm a perolização da tinta? Abraço! Daniel
Sim, mas ele simula tbm a perolização da tinta? as micro partículas que existem neste tipo de pintura? Abraço! Daniel
Olá danieldt, tudo bem? Abaixo segue um exemplo:
Sergio Feitosa
Valeu pelo teste, mas não é isso ainda não... As Sparckles (partículas) brilham bastante, elas se destacam como se fossem "purpurina" sabe? Vou tentar achar aqui na net uma foto pro pessoal ver tbm! Obrigado! Daniel
Olá danieldt, tudo bem? Esse shader Car Paint Material é semelhante ao egzvraycarpaint que o sanderpalma te indicou. Você consegue controlar o tamanho e o comportamento dos pigmentos gerados por este shader e deixá-los o mais próximo possível do efeito de purpurina que você deseja.
Sergio Feitosa
Oi Daniel, tudo bem? Você pode fazer isso com um mapa Speckle num material RayTrace em qualquer versão do Max e não demora para renderizar. Basicamente é só colocar o mapa Speckle no canal Reflection e inverter as cores do Speckle. Mas para ficar legal, da forma que deseja, tem que ajustar melhor e compor com outros mapas, já complica um pouco para explicar numa mensagem de fórum. Por exemplo, você sabe fazer pintura metálica com o RayTrace? É bem básico, aplicando um mapa Falloff no Reflection e no Diffuse. Então, se você aplicar um Speckle dentro de cada cor desses Falloffs e ajustar corretamente, vai criar o brilho metálico na superfície na cor que desejar e vai criar as partículas bem reflexivas parecendo purpurina. Ainda pode deixar o efeito mais forte se aplicar um Speckle no canal Luminosity do Ray Trace, fazendo as partículas ficarem ainda mais brilhantes. Eu fiz um exemplo bem rápido aqui só para te mostrar, não usei os Falloffs, apenas o Speckle e já deu o efeito, com os Falloffs ficaria melhor. Agora, como o Feitosa disse, no Max 9 tem o CarPaint que faz justamente isso oferecendo ainda mais controle e recursos. No Max 7 e 8 você pode usar o Shader CarPaint que tem para baixar aqui na seção Texturas>Shaders do Mental Ray na 3D1. Ele também faz justamente isso oferecendo mais recursos. Essa forma do Raytrace é a técnica que a gente usava desde o Max 1, quando não tinham esses recursos. Olha o teste Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 806

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.