Oi Daniel, tudo bem?
Você pode fazer isso com um mapa Speckle num material RayTrace em qualquer versão do Max e não demora para renderizar.
Basicamente é só colocar o mapa Speckle no canal Reflection e inverter as cores do Speckle.
Mas para ficar legal, da forma que deseja, tem que ajustar melhor e compor com outros mapas, já complica um pouco para explicar numa mensagem de fórum.
Por exemplo, você sabe fazer pintura metálica com o RayTrace? É bem básico, aplicando um mapa Falloff no Reflection e no Diffuse.
Então, se você aplicar um Speckle dentro de cada cor desses Falloffs e ajustar corretamente, vai criar o brilho metálico na superfície na cor que desejar e vai criar as partículas bem reflexivas parecendo purpurina.
Ainda pode deixar o efeito mais forte se aplicar um Speckle no canal Luminosity do Ray Trace, fazendo as partículas ficarem ainda mais brilhantes.
Eu fiz um exemplo bem rápido aqui só para te mostrar, não usei os Falloffs, apenas o Speckle e já deu o efeito, com os Falloffs ficaria melhor.
Agora, como o Feitosa disse, no Max 9 tem o CarPaint que faz justamente isso oferecendo ainda mais controle e recursos.
No Max 7 e 8 você pode usar o Shader CarPaint que tem para baixar aqui na seção Texturas>Shaders do Mental Ray na 3D1.
Ele também faz justamente isso oferecendo mais recursos.
Essa forma do Raytrace é a técnica que a gente usava desde o Max 1, quando não tinham esses recursos.
Olha o teste
Abraços