Como criar efeito reflexão blur excluindo o background

Por: Bisewski  

Em: 28/01/2007 20:38

hello there.. Eu quero renderizar uma animação onde o piso é branco, e uma esféra rola por esse piso. Essa cena não é a cena que estou trabalhando, apenas serve para facilitar a compreenção. Na esfera eu apliquei um DGS vermelho, e no piso, um DGS branco. Em background usei um hdri. Em relação a esféra, ficou ótima, tanto a iluminação quanto a reflexão que o DGS fez do background. Só que o piso, eu queria que ele refletisse apenas a esféra, e não o background. Como eu posso fazer um efeito de blur como no DGS, nesse piso, onde eu possa escluir a reflexão do background? Ou ao menos de um objeto, assim eu poderia aplicar o HDRI em uma esféra e simular um background. A idéia é que tanto a esféra como o plane tenham blur na reflexão. Se pudesse usar o Raytrace, aí era só usar o Exlude dele e excluir os objetos da reflexão. Mas como o Raytrace, não gera blur, não sei como fazer. Estou usando o Max 8 e mentalray. Obrigado
Você pode renderizar os elementos separados e depois juntar em um soft de composição, se bobear fica até mais rapido... abraço
Olá fera, eu imaginei a mesma coisa, mas tratando-se de animação, onde ainda vou renderizar em sequencias de imagens, seria perder muito tempo editando as imagens, uma por uma, juntando os elementos depois de renderizados. Abraços fera.
Hehe, mais eu to falando de animação mesmo, o combustion por exemplo é um soft de composição p/ animação, faz tudo q o photoshop faz p/ imagem, e mais ainda, aceita vídeos e sequencia de imagens... Mais você pode fazer isso no vídeo post, é mt simples, você vai renderizar as coisas separadas, depois cria um evento input no vídeo post p/ cada elemento, daí cria um filtro com o canal alpha das imagens p/ unir os elementos, tem um tuto no proprio help do max q ensina isso q eu falei acima. abraço
Tenho uma sugestão: Renderiza toda a cena, sem o background, coloca a imagem do background no mapa environment doas materiais que quer que apareça o background, depois renderiza o background separado e junta no vídeo post como eu expliquei, é a mesma coisa q eu falei antes, só q antes deu a impressão de que era tudo separado, na verdade separe apenas o backgroud da cena, super facil pq a sequencia de imagens se for salva em TGA vai sair com o canal alhpa mesmo, vai ter trabalho nenhum. abraço
opa, valeu pela dica fera, vou fuçar essa área... Abraços fera....
Oi Bisewski, tudo bem? Concordo com o Caio, ficaria perfeito em composição, e a alternativa da última mensagem dele é a mais prática, não vai exigir muito conhecimento de composição. Se aplicar a imagem que deseja refletir dentro dos mapas de reflexo que usou, em vez de aplicar no Environment, poderá renderizar com o reflexo apenas onde desejar e como desejar, pois poderá colocar uma imagem diferente e com configurações diferentes no reflexo de cada material. Salvando a sequencia em TGA 32 bits, o fundo do Max já vai ficar transparente, então, basta depois renderizar só a imagem de fundo, sem nada de objetos, apenas para ter a movimentação do ambiente de acordo com a animação da câmera. No combustion você abre primeiro a sequencia com o fundo, em seguida você abre a sequencia com o resto e coloca em cima, vai ficar certo já de primeira, ai é só renderizar em AVI com o codec que quiser. Ainda poderia ajustar as cores e o brilho do fundo e dos objetos de forma independente para deixar como quiser. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 842

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.