Como faco raios de sol?

Por: boy  

Em: 31/01/2007 16:54

Gente eu gostaria de saber como faco raios de sol no MetalRay?
Raios de Sol? queres dizer configurar a luz ou dar o efeito da luz a reflectir nas particulas do ar?
configurar a luz para parecer raios de sol!
tens que uzar o light volume efect... e atribuir esse efeito a luz destinada ao sol. Depois tens que atribuir um bitmap a sombra dessa luz. Acho que se deve uzar as sombras Shadow map para este efeito. Nao tenho bem a certeza do que estou a dizer porque tambem estou agora a aprender, mas acho que vale a pena experimentares :D. fiz este tutorial e este foi o efeito final, não sei se e isto que queres Bom Trabalho......
Talvez o que vc queira seja no Effects/Lens Effects Abraços
http://www.fengel.com.br
OI gente, tudo bem? Se for o efeito volumétrico, ou seja, ver os raios de sol entrando pela janela como o Latas entendeu, então, a forma mais simples de fazer é usando o Volume Light do próprio 3ds max. O ideal no Mental Ray é usar o Shader Parti Volume, que oferece mais recursos e qualidade, mas é mais complexo para fazer. Agora, quanto ao uso de Shadow Map com efeitos volumétricos, o Latas tem toda razão, pois só funcionam com Shadow Map, mas isso é só no render padrão do programa. No Mental Ray você deve usar RayTraced Shadows, ele vai aceitar perfeitamente e vai permitir gerar efeitos que são impossíveis no render padrão, como respeitar a sombra de um objeto transparente no meio do volume. O Mental Ray não trabalha bem com a sombra Shadow Map do Max, nunca deve ser usada. Agora, se for os raios do sol no céu visto pela câmera, como o Flávio entendeu, então, realmente a forma mais fácil é usar o Lens Effect do Render Effects, você acessa teclando 8. Pois o Render Effects será aceito perfeitamente pelo Mental Ray e pode configurar da forma que sempre fez no Max, tem um tutorial sobre isso bem detalhado aqui na 3D1, está na seção Tutoriais>3ds max avançados. Se você conhece um pouco de Mental Ray e destravou o Shader Glare, então, aplique esse Shader que vai gerar os raios de forma bem realista e precisa. Abraços
Oi, queria aproveitar pra perguntar o q é akela fuma cinha em cima dos bankinhos dakela imagem q tem no site de um quarto q tem um banheiro no fundo e o cobertor da cama ta bagunçado. Vlw Abraços
Oi Leandrus, tudo bem? Eu fiz aquela imagem quando usava o Max 4 ou 5 numa das primeiras versões do V-Ray, então, é uma imagem bem antiga já. O efeito foi criado na pós produção no PhotoShop, hoje poderia ser feito direto no Render usando o Mental Ray, o V-Ray ainda não faz isso. Tem a opção de usar o Blur do Rendering Effects e tal, como alguém pode sugerir, mas não é a mesma coisa, pode afetar outras áreras da imagem, não fica realista em muitos casos, então, para ficar perfeito direto no render 3D, só usando o Mental Ray com o Shader Glare. Abraços
hmmm e ese shader Glare, existe alguma dificuldade para destrava-lo? Pq jah vi em outros tópicos o pessoal falando q "(...)se vc destravou o shader glare(...)". É pra isso, então, q ele serve? Abraço
Oi Leandrus, tudo bem? Não tem não, é bem tranquilo mesmo. Só é bom fazer uma cópia do arquivo para caso der problema. Você sabe onde estão os arquivos do Mental Ray, né? Na pasta Mental Ray>Shaders Standard>Include. Abre o arquivo Lume.MI encontre o GUI do Glare, nele vai ter a TAG Hidden. Deve deletar a TAG Hidden, as aspas dela e a vírgula que sobra. Assim, o Glare fica disponível. É um absurdo não deixar isso ligrado logo de cara, gostam de complicar a vida dos usuários. Aqui na 3D1 tem um artigo que eu fiz logo que saiu o Mental Ray integrado no Max 6 e nele eu mostro como destravar o Glare, o link direto é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15383 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 911

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.