Obejeto está "pesado" na viewport.

Por: Estrazulas  

Em: 01/02/2007 08:29

Oi pessoal, Tenho uma pergunta: Se eu Usar o Colapse All em um objeto com muittas texturas, mapas, e mais meshsmoot, ele ficara mais "leve" na viewport? Pergunto isso porque ele está pesando no meu micro, ainda não está terminado, e tenho que anima-lo com outro objeto na mesma cena.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Fica mais leve sim, convertido pra malha... mas pelamordDeus :-P Oque tu tá usando MESHSmooth ainda? :00:
www.greenlamp3d.com
O que!? Cuma? Ehim? O que eu deveria usar?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Bom dia pessoal! Estrazulas, utilize o TurboSmooth, é mais eficiente nos calculos da geometria e não pesa tanto quanto o velho MeshSmooth. Outra solução seria criar o mínimo de polígonos possíveis sem que caia o rendimento e a qualidade do seu objeto na hora de renderizar sem usar tanto o MeshSmooth quanto o TurboSmooth.
Então meu problema é hardware mesmo! Não é personagem, não tem rig, é um avião... Vou fazer do jeito que der, espero que o meu PC aguente!! Hehehe...
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
OI Estrazulas, tudo bem? Ai são outros quinhentos, eu pensei que era aquele seu personagem da galinha animada. Se é um avião, então, pode colapsar tudo, pode aplicar um MutiRes e animar a resolução do avião para ficar com todos os polígonos apenas próximo da câmera. Mas isso não vai mudar muito o desempenho nas Viewports. No caso de uma malha pesada, então, apenas uma boa placa de vídeo resolve o problema, não é processador nem memória RAM, é apenas placa de vídeo. Você pode usar a opção de Bounding Box, para deixar mais leve na Viewport ou usar um Proxy para animar, lincando o objeto em alta resolução num objeto bem simples, apenas para animar, depois, desliga o objeto simples e deixa o objeto em alta resolução para ser renderizado. Abraços
Oi André... Esse Mutires fica nos modificadores? Vou animar linkando a um outro objeto, gostei desse metodo! OBS: Esse avião será usado em uma batalha contra o Monstro Galinha!
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? Sim, o MultiRes fica entre os modificadores, você pode collapsar tudo e aplicar o MultiRes na malha em alta resolução. Depois que tudo estiver animado, você anima o valor de porcentagem de qualidade do MultiRes, assim, poderá deixar o objeto com poucos polígonos, quando estiver distante da câmera, e aumentar estes polígonos gradativamente até ficar com todos os polígonos originais, quando estiver próximo da câmera. Sobre o lance de animação, isso é muito comum de se fazer, tem várias formas, pode até ter o avião em outro arquivo e um Proxy criado com X-Ref na cena da animação, esse Proxy será trocado só na hora do Render. Poderia modificar o avião no arquivo dele e seria modificado na cena com X-Ref. Mas pode fazer também de forma super simples como a gente fazia nas primeiras versões do Max, quando nem tinha X-Ref ainda. É bem simples, faça um modelo aproximado do avião, só para ter todas as dimensões dele, usa um Box nas asas, um cilindro no corpo, faça um objeto em super low poly para representar o avião com as suas dimensões. Depois, é só lincar o avião neste objeto simples que criou, chamamos este objeto de Proxy. Dá um Hide no avião em alta resolução e trabalha na cena apenas com o Proxy, anima o Proxy. Na hora que for renderizar, dá Hide no Proxy e tira do Hide o avião em alta resolução. Ele vai estar fazendo todos os movimentos que o Proxy fez. :) Abraços
Porque eu não pensei nisso antes... Eu poderia, para ficar mais leve o trabalho, animar o avião do jeito que tu falou, e o monstro com hide na malha, usando só os bones. Será que funciona? Vou tentar. Valeu André.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 923

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.