Obejeto está "pesado" na viewport.

Por: Estrazulas  

Em: 01/02/2007 08:29

vc pode animar sem problemas apenas vendo os bones, mas tem um porém nisso....caso os bones sejam de uma espessura mto diferente da espessura de seu personagem vc poderá encavalar a malha sem perceber (dobrar a perna mais do q pode, o cotovelo entrar dentro da barriga ou coisas assim por exemplo), ja q estará usando a base de bones....caso queira animar só vendo os bones deixe a espessura bem próxima da espessura do seu personagem.... outra coisa...o turbo smooth é bem mais leve, porém o mesh smooth tem um recurso interessante q é a suavisação por nurms q não polui a visualização da malha e é bom para fazer edge loop com noção no organico suavisado....cada um tem suas vantagens e disvantagens....cabe ao usuário conhecer bem os dois e saber tirar o melhor benefício de cada um....
Abração Té+
Oi Estrazulas, tudo bem? Isso é muito comum de fazer em animação, sempre deve trocar os objetos pesados na cena por Proxies, porque você não precisa dos objetos em alta resolução para animar, precisa é de liberdade na Viewport para trabalhar com conforto e divertimento. Porque é uma delícia animar, mas se tem que esperar meia hora a cada vez que move um objeto, perde o tesão. Sobre os Bones, se quiser animar por eles é como o Leandro disse, nem tem mais o que falar, e as dicas que ele deu sobre Smooth também são muito importantes. Agora, se você tem o personagem em Low Poly, basta desligar o Smooth dele e animar em Low Poly, já vai ser o Proxy. :) Normalmente usamos a malha em Low Poly e os Helpers, os Bones ficam escondidos. Por exemplo, se criou os controladores do Rig com linhas, pode travar o modo de seleção em Splines e só vai selecionar linhas nas Viewports, assim, não corre o risco de "pegar" o corpo do personagem sem querer. Deixando o personagem em Low Poly e os Helpers do Rig na cena, vai apenas selecionando os Helpers e animando. Se os controladores de todos os outros objetos forem linhas também, poderá animar tudo na cena selecionando essas linhas sem ficar clicando nos objetos sem querer. Caso não tenha feito Rig para tudo e precise manipular diretamente os Bones, então, pode até fazer um Combo nos modos de seleção para aceitar linhas e Bones. E pode colocar a malha do personagem no See Through para ver os Bones no inteior conforme anima. Abraços
Outra coisa que você pode tentar é transformar (depois de toda a modelagem finalizada) tudo em editable mesh. Mas antes salve suas cena !!!! O editable mesh nao trabalha da mesma forma que o editable poly, ele (diferente do poly) nao quarda nenhum history das suas modificações. Eu ainda vou um pouco mais longe: sem collapsar nada eu coloco (antes do turbosmoth) o Turn to mesh , pra nao perder nenhum stack do malha. Tenho trabalhado com modelos bem high poly e essa tecnica tem funcionado bem, testai e diz se funcionou. Vlw !!!
Eu moelei um Proxie para usar como Controle remoto do modelo final, hehehe... O FatPlano: O "Controle Remoto" Não se assustem, ele é assim mesmo, um jato gordo, afinal ele é do Fatman.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem? Eu concordo plenamente com o Thunndro, o Max foi feito para trabalhar em Mesh, internamente tudo é Mesh, como eu sempre falo, Poly é uma ilusão de ótica para facilitar a modelagem, Poly não existe, o que existe de verdade é Mesh. Porque não existe face quadrada em 3D, tudo é formato pela célula do 3D, ou seja, a menor face possível, que é uma face triangular. E sobre o seu Proxy, é isso ai mesmo, beleza. Depois deste trabalho, faça uns testes com o X-Ref, você vai gostar muito. O avião poderia estar em outro arquivo e só os Proxies na cena de animação, saca? Não precisaria ficar dando Hide nem nada, na hora do Render ele chamaria os modelos em alta resolução. Curti muito o aviãozinho, está bem no estilo cartoon, vai ficar 10 essa animação. Abraços
"Andre Vieira" disse: Depois deste trabalho, faça uns testes com o X-Ref, você vai gostar muito. O avião poderia estar em outro arquivo e só os Proxies na cena de animação, saca? Não precisaria ficar dando Hide nem nada, na hora do Render ele chamaria os modelos em alta resolução.
E como a gente faz isso? Tem algum tutorial explicando como faz? Abraços
OI Jc_Bahia, tudo bem? O X-Ref está no menu File do 3ds max, ele faz fazer automaticamente o que eu expliquei para o Estrazulas manualmente, substituindo um objeto qualquer por um outro objeto na hora do Render. Você escolher os objetos na janela que abre no X-Ref Scenes ou no X-Ref Objects, que fazem referência a outras cenas ou a outros objetos respectivamente. É só fazer as definições nestas janelas para criar o Link, dá uma olhada no Help do Max sobre X-Ref se tiver algum problema, mas é super simples. Abraços
Valeu André obrigadão ai de novo Abraços..

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 322

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.