3DS Max e Combustion

Por: loj  

Em: 02/02/2007 21:00

Pessoal tenho uma dúvida sobre a intereção entre esses 2 softs. Numa animação feita no Max, existe algum recurso de reconhecimento de movimento? Por exemplo, na animação do Max, eu coloco algum objeto ou informação, como se fosse um objeto nulo por exemplo, e quando eu levasse para o Combustio em RPF, ele identificasse esse obeto para por exemplo, colocar um sistema de partículas acompanhando esse objeto de forma automática, sem ter que fazer aquele tracker calculado pelo pixel da imagem por exemplo. Se alguém souber de algo, se existe ou não, fico agradecido.
cara, pelo que pesquisei aqui, dá pra importar uma camera (sua animação) do max no combustion, para tal é só fazer o seguinte: selecione a camera e vá em File> Export selected, dai escolhe o formato ASCII Scene Export (.ase) Dai agora no Combustion, selecione a camera que terá os movimentos recebidos, vai nas configurações dela (lá onde muda a lente e tals), terá um botão no canto direito "Import Ase File" , clica nele e seleciona o arquivo , pronto, pelo que vi aqui é só isso. Num sei se será util :seila:
www.greenlamp3d.com
No caso, pelo que entendi, isso seria o movimento de câmera. Vamos supor que eu tenha simplesmente uma esfera dando voltas na frente da câmera. Lá no combustion teria algo que identificasse esse movimento da esfera, de forma que, ao colocar um ponto de partícula, esse ponto fosse seguindo o movimento da esfera. Não sei se deu para entender, mas pelo que vc falou, quem iria ter o movimento seria a câmera não?
Entaum, dai eu tava pensando em usar essa camera como o tal objeto nulo, saca? Mas não sei como faria isso...
www.greenlamp3d.com
Haaa, ok, entendi agora. Seria uma tentativa. Fazer o tracker de um movimento na animação, as vezes no cálculo, sai da trajetória. Se isso fosse possível, seria bem mais fácil, pq aí bastaria inserir a partícula e ele iria seguindo esse "suposto objeto nulo". Nem sei se isso realmente existe, mas não custa nada perguntar, hehe. Falouw.
Olá loj, tudo bem? Você pode utilizar o tracking do Combustion para fazer qualquer coisa (as partículas por exemplo) seguirem um determinado objeto (na verdade, ele analisa o conjunto de pontos que você determina) em qualquer movimento. Você deverá realizar o seguinte processo: - Importar a animação com o Import Footage (sequência de imagens ou vídeo), ou importar uma imagem e animar esta imagem. - Adicione o Sistema de Partículas ou outro objeto. - Na guia Workspace, selecione o objeto (ou partícula) propriamente dito e não sua layer principal. - No lado direito, entre na guia Tracker. - Perceba que alguns botões estaram habilitados. - Clique no botão Position, para que seu objeto selecionado tenha sua alteração de posição definida pelo Tracking que será criado. - Nesse momento irá aparecer um marcador sobre o seu objeto na viewport, ajuste sua posição e tamanho de acordo com a parte do objeto que será seguida. - Agora é só clicar no terceiro botão (>) da opção Analyze. - O Combustion irá criar a animação da posição deste objeto de acordo com o tracking realizado.
Sergio Feitosa
Olá Feitosa. É, eu já fiz esse procedimento em algumas animações. Em algumas dá certo. Em outras, a área representada pelo alvo que se cria do tracker, para ele começar essa análise dos pontos, as vezes sai da rota, digamos assim. Então, se tiver um movimento de câmera de forma que comece a comprometer a análise, seu objeto vai para uma determinada direção e o tracker vai para outra. Por exemplo. Eu tenho uma pequena animação de uma cozinha, onde a câmera faz um movimento na altura de meia parede e depois vai subindo para mostrar a cozinha, sendo vista de cima. No fogão, existe uma chaleira. Tentei colocar um sistema de partícula de vapor, como se estivesse fervendo a chaleira. Por várias vezes, a partir do momento que a câmera começava a subir, o tracker começava a sair do ponto alvo, ficando irreal, pois o ponto emissor começava a não ficar mais no bico da chaleira. Aí vem a pergunta e se existe isso. Se na própria animação, eu colocasse tipo um Point ou algum objeto nulo ou alguma informação dizendo ao Combustion que naquele ponto do bico da chaleira, o emissor de partícula, ficasse exatamente alí, obedecendo as coordenadas de cada frame, aí não existiria o problema do tracker fugir da rota, entendeu mais ou menos? É como acontece com um material. Se vc indentificar com uma ID e renderizar a cena com informação de Glow pelo Video Posto, lá no Combustion vc pode regular o Glow só daquela surface, pois ele identifica essa informação. Será que para tracker isso tb existe? Valeu aí pela ajuda Feitosa.
Olá loj, tudo bem? Eu não tenho esses problemas com o Tracking do Combustion. Você tem que tomar cuidado (caso não esteja) no posicionamento do marcador do Tracking. Não pode colocar ele dentro de um local onde aparece apenas uma cor, porque assim que não consegue identificar corretamente o conjunto de pixels para poder seguí-los. Esse marcador tem que estar em uma região que não tenha outra parecida aos seus redores, ou seja, o melhor lugar para posicionar o tracking é na borda do objeto, onde haverá a diferenciação das cores e formato, assim o tracking irá funcionar bem. Sobre a questão de criar marcações no 3Ds MAX para serem reconhecidas no Combustion, eu nunca tentei. Mas se você utilizar o tracking do 3Ds MAX e renderizar o arquivo para o Combustion em RPF, talvez essa informação passe no arquivo. Mas não posso te garantir, porque nunca tentei algo assim. Provavelmente o André irá te responder sobre isso.
Sergio Feitosa
Ok Feitosa, valeu então pela ajuda cara. Bem, se alguém souber responder, vai ser interessante. Falouw.
Oi Loj, tudo bem? Tem um monte de coisas que precisam ser levadas em consideração. Max é uma coisa e combustion é outra, depois que renderizou virou imagem, não é mais 3D. RPF guarda canais para aplicar efetios, não para tracking. É impossível para qualquer programa no mundo identificar sozinho um objeto dentro de uma imagem, porque são apenas pixels de cores diferentes, não é mais 3D. Nenhum objeto criado no Max vai servir para Trackear automaticamente algo no combustion. O exemplo da esfera rodando em volta da câmera no Combustion é totalmente impossível, porque o Combustion trabalha em 2D num ambiente 3D, ele não é 3D de verdade, não trabalha com objetos 3D, só Layers 2D num espaço 3D. A forma de fazer alguma coisa seguir um objeto no vídeo é trackeando, sabendo trabalhar bem com o Traking você faz o que quiser, mas tem que dominar o esquema, precisa encontrar pontons bons para trackear e ajustar corretamente para não perder a rota de tracking. Se escolher o ponto certo para trackear, nunca perde a rota, e precisa ajustar corretamente a área de tolerância, se o ponto sai da área de tolerância de um frame para o outro, com certeza vai perder a rota. O ideal é fazer uma marcação na cena para poder trackear, depois você retira ela do vídeo com o Reveal. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 761

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.