Planeta Terra

Por: celsogj  

Em: 04/02/2007 10:02

Olá amigos, estou tentando criar um planeta Terra sem muita dificuldade, anei pesquisando no próprio site e segui alguns passos. Criei uma esfera com 70 segmentos Apliquei no difuse color o bitmap do planisfério com tamanho 2500x1250(grande pra caramba, hehehe) No entanto obtive este resultado: Um Planeta com imagens de baixa definição com as laterais granuladas. Gostaría de saber se há alguma outra propriedade que ajusta este defeitoou eu deveria aplicar o bitmap em outra propriedade que não fosse o diffuse, ou ainda qualquer outro modo que eu pudesse criar um planeta com uma definição alta no qual eu pudesse dar um zoom para focar alguma região do planeta sem perder a qualidade. Obrigado pelas posteriores ajudas Valeu.
bom dia celsogj, mas esta iamgem que vc colocou aqui no forum e da viewport perpective, fica um pouco distorcida mesmo a imagem , agora vc tem que renderizar, aperte F10 e configure o render e depois la em baixo tem o botao render, ou f9....caso nao entenda te explico de novo.....falows
Carlos Sanches

www.behance.net/carlossanches
www.linkedin.com/pub/carlos-sanches/1a/703/43b
Oi celsogj, tudo bem? É exatamente como o caosdesign disse. A textura fica assim na viewport para poder ter uma fácil manipulação dos objetos, se a textura aparece com alta qualidade na viewport a navegação ficaria muito lenta. Mas a textura fica exelente no render, principalmente em alta resolução como essa! ;) Mas a também métodos para você arrumar a qualidade da textura mesmo na viewport. Faça o seguinte: Vá no menu superior e Clique em Customize > Preferences > Viewports > Configure Driver > e habilite as caixas de dialogo: Match Bitmap Closely as Possible. A qualidade ira aumentar. Mas consequentemente ficara mais lento, por isso não é recomendado usar sempre. ;) Espero que consiga! Qualquer coisa estamos por aqui!
http://www.sfs-studio.com.br
Após a figura passar pelo render, a qualidade fica ótima, para uma foto ou imagem por exemplo, mas minha aplicação é para uma animação e a qualidade depois do preview feito fica igual à do viewport. Como eu faço para dexar um globo numa qualidade de render numa animação, assim como a gente vê na televisão
Ei amigo vou te dar umas dicas, use um mapa bump serve para dar relevoo nessa crosta, depois use essa textura mesmo, e depois procure aqui no site sobre como aplicar luz própria num objeto, para dar uma luz a essa terra. 8:) Finalize renderizando.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Oi Celso, tudo bem? Eu vejo que você é bem iniciante no Max e ainda não conhece recursos elementares como a renderização das imagens. Então, a melhor dica que posso te dar é para ler os tutoriais aqui do site primeiro, os artigos também serão muito úteis. Porque com certeza toda essa parte elementar você vai ficar sabendo. Um programa desse tamanho pegar assim no escuro e sair tateando, ficará pior do que cego em tiroteio. :) Se parar um mês para ler os tutoriais, certamente vai parar de bater cabeça com coisas tão simples. De qualquer forma, respondendo da sua pergunta, o que aparece na viewport é apenas o preview da cena em 3D real, tudo precisa ser renderizado para ver o resultado final. Só no render que haverá luzes, sombra, reflexo, refração, GI, Caustics, SSS, Volume, entre muitos outros efeitos. O Make Preview, como o próprio nome já fala, é apenas um Preview da animação na Viewport. A animação também tem que ser renderizada em imagens para ficar correto e ter todos os efeitos. Leia este artigo onde eu explico detalhadamente como renderizar animação para TV e PC. O link direto é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15584 Eu fiz um planeta Terra uma vez, renderizando você pode criar efeitos de atmosfera, do sol aparecendo no horizonte, nada disso aparece na Viewport, apenas quando renderiza. Olha uma das animações que fiz com esse planeta. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/planeta_terra_3d1.avi,320,280] Abraços
que codec é esse video ai que num consigo assistir?
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi Rogerio, tudo bem? O Codec é o Divx antigo, o 5.1 se não me engano. Será que era porque a gente estava transferindo o site de servidor, esse vídeo foi movido por último. Tenta ver agora, é para aparecer de cara direto na mensagem, a não ser que não tenha o Divx instalado. Abraços
td bom rogério??? seu problema é codec, pois eu vejo perfeitamente e antes de mais nada parabéns ao André pelo excelente trabalho voltando ao rogério, baixe o k-lite mega codec pack, desinstale todos os codecs q vc tem instalado em seu pc, apague os registros deles se sobrar algum no regedit e então instale o k-lite.....durante a instalação não instale as opções de quick time e real media, pois as originais são melhores, e de resto instale td....no final caso algum codec tenha conflito ele te avisa e pede para desabilitá-lo, onde vc eacolhe a opção "yes".... de resto é só alegria..... vc encontra ele no superdownloads... qto ao planeta do celso eu recomendo usar um mapa de displacement (não confundir com o modificador displace) para usá-lo, basta adicionar a sua esfera o modificador disp approx q é a abreviação de displacement Approx. lá vc deixa a subdivisão com high e no advanced parameters deixe a maximum subdivisions levels como 4 ou até 5 se seu pc aguentar.... depois no editor de materiais pegue a imagem do planeta e coloque ela no mapa de difuse e no mapa de displacement com mais ou menos uns 50 (isso vc terá q ajustar no olho mesmo)...e outra coisa....a imagem para o mapa de displacement vc terá q transformá-la pb...para isso abre ela no photoshop e de um desaturate (image/ajustments) e lembre de não salvar ela em cima da outra senão seu planeta será cinza...xD agora a diferença entre o displace, displacement e bump para vc entender o q está fazendo.... displace é um modificador para vc modelar algo a partir de tons de cinza, onde o tom mais claro é mais alto e o preto mais escuro (posso ter invertido isso, mas em todo caso é só inverter as cores do mapa e pronto....), ele no caso é ótimo para fazer montanhas entre uma infinidade de coisas....no caso de coisas simples como seu planeta é melhor usar o displacemente, pq o displace só funciona se vc deixar sua malha bem densa adicionando centenas ou milhares de subdivisões para q a forma seja precisa e o q ocorre com isso??? sua viweport ficará extremamente pesada e dependendo da quantidade de elementos vc pode travar o programa ou ter uma lentidão absurda.... displacement é exatamente a mesma coisa q o displace, mas ele não precisa q vc adicione mais subdivisões ao seu objeto pq ele atua somente na hora do render....por isso q para usar ele vc precisa usar o modificador disp. approx para q vc indique q o objeto terá N subdivisões no render....a vantagem dele??? sua malha será leve e sua viewport não será comprometida, isso sem contar q facilita a animação entre outros....Esse é o método q usam por exemplo para fazer um rosto detalhado onde se usa tb o z-brush durante o processo para gerar o mapa de displacement. o bump é bem parecido com o displacement, sendo q este é mais leve, mas se por um lado ele é mais leve, por outro não terá tanta qualidade....o bump seria um relevo falso, onde olhando de frente parece relevo, mas de lado parece plano, isso seria mais ou menos como pegar uma foto e rotacionar, onde vc percebe q é uma foto e o q está nela é 2D e não 3D.....ja o displamente cria um 3D mesmo na hora do render e por isso q fica mais pesado, mas a qualidade é muito maior..... agora fica a seu critério fazer os testes e ver o q tem mais custo/benefício para ti... e como o mestre andré vieira disse anteriormente.....estude mais o 3DS max seja por tutos, por cursos ou até pelo help dele (eu aprendi bastante coisas por lá), e não tente pular etapas no aprendizado pq isso acaba atrasando ainda mais o aprendizado.. qualquer duvida é só postar
Abração Té+
Oi gente, tudo bem? Eu fiz como o Leandro disse, usei um mapa de Displacement numa GeoSphere para gerar o planeta. A GeoSphere subdivide melhor para criar os detalhes, principalmente nos polos, a Sphere apresenta problemas na subdivisão nos polos e eu tinha que fazer essa aproximação em todos os continentes, pois era para um telejornal. Usei um leve Bump também para criar os relevos mais superficiais, mas no geral o material do planeta teve que ser bem mais complexo. No Diffuse eu usei um Falloff desaturando a cor do planeta nas faces paralelas, para ajudar no efeito da atmosfera. Usei mapas especulares e de reflexo, para separar os efeitos na terra e no mar, tem também um mapa da iluminação das cidades na parte da noite, eu peguei essas imagens num site antigo que tinha da Nasa, não sei se ainda existe. Usei uma Sphere ao redor para criar as núvens e em cima coloquei outra esfera para fazer a atmosfera, onde apliquei vários Falloffs e Gradients. O render foi feito no Mental Ray e a composição no Combustion Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 903

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.