Crio no max igual faria no AutoCad?

Por: SUPERCHARGER  

Em: 05/02/2007 23:38

Galera, ó só.. Como alguns ja sabem, estou no max a pouco tempo, porém ja trabalhei 3 anos com AutoCad fazendo desenhos industriais. Quando eu ia criar algo 3D, eu simplesmente fazia a linha de contorno e então Extrude no bicho! Logo quando vim pro max, ja modelei monitor, caixa de som, caneta... objetos simples que são criados a partir da união de formas primarias, e também criei espada (essa que estou na mão) e um relogio usando planos 2d e depois Extrude. Há alguns dias comecei a seguir um tutorial para fazer um corpo humano, ainda estou no pé..rs. o tutorial é ótimo, esta em http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutoriais.htm , e seguindo este tutorial percebi o seguinte... Os profissionais não modelam fazendo extrude de planos 2d e muito menos unindo formas geometricas primarias. Olhem a imagem abaixo: É o pente de uma arma do futuro que quero modelar. Quando comecei a modelar, ja fui criando o line ao redor para depois novamente jogar um Extrude e então dar espessura ao objeto. Mas ai pensei...acho que no max eu não deveria trabalhar assim... :? .. então pergunto a vocês. Como devo iniciar a modelagem deste simples objeto?
cara, depende, eu criaria um box e iria modificando ele. mas vc tb pode criar uma face eir puxando vértices e linhas e ir modelando. pode fazer por booleans como vc disse pode tb por nurbs tem um monte de jeito, mas o q vira mesmo é vc seguir um tutorial como vc mesmo falou q tava seguindo, pega um desses passo a passo e vai fazendo, tem os daqui da 3d1 mesmo e tem os dos outros sites, no www.3dtotal.com tem uns ótimos, tem uns bem facim de iniciante mesmo...mas vai nessa treina muito q vc consegue!!! :D
Opa SUPERCHARGER, tdo bem? Sabe que essa eh minha grande dificuldade tb? Enxergar por que caminho a forma que quero modelar sairia melhor. Agora uma coisa eh certa: o AutoCAD é técnico, ele eh para os projetos em q vc entra com valores para conseguir o resultado esperado. O Max eh artistico... Mas no Max pode ser trabalhado as formas geométricas e tb as não geométricas. Acontece q nem todos (eu p exemplo) tem habilidade de criar uma forma humana, animal, vegetal... eh um dom que alguns têm tipo: escultor, entalhador, quem trabalha com argila, cartunistas... É assim q eu penso sabe? Ele te da ferramentas para tal, mas tb existe a habilidade para isso em cada um. Ai no caso de formas q não são geométricas, acontecem mtas vezes assim mesmo como o murcegão falou: pega-se um Box, e sai puxando vertice p ca, p la, esticando, encolhendo e ai surge a forma desejada.
Mas sera que alguém que ja tem um tempinho de experiencia com o max pode me dizer exatamente como modelariam este objeto? Ja vou pedindo desculpas pelo abuso! :seila:
alguém? :(
Com certeza, começaria por um box!!
Olá supercharger! Você pode inclusive utilizar essa imagem como referência na viewport pra ir modelando o box. Se tiver uma imagem com uma resolução melhor e uma imagem lateral, aí fica fácil ;) falou?
Olá tirmey e Edson! Maninhos, estou seguindo o conselho de vc's. Iniciei por um box e to puxando as vértices com a imagem como material em um plano de fundo pra facilitar. Caras.. mas é um puxa-puxa de vertices que num acaba mais..rs... Vou parar de ficar fazendo lines e depois Extrude para perder a mania do AutoCad e começar a fazer formas basicas e ir modelando como "massinha". Ja ouvi por ai até o André dizer que se a gente aprender modelar no "puxa-puxa", se é que posso chamar assim, a gente quando pega as manhas, pode modelar qualquer coisa.. então let's go Abraço Senhores e obrigado! Obs: tanto as informações tecnicas quanto a força psicológica ajudam pra caramba :D
e ai SUPERCHARGER tudo blz?! Eu tambem to apanho em modelagem mais graças ao forum to tendo boms resultados essa pergunta é em relação a modelagem orgânica? Se for.... eu sei q tem uma tecnica em q conciste em desenhar o perfil usando lines de forma retilinea e depois estrudar converter em edit poly e usar bevel para dar concavidade... Mais isso é só para fazer a baze da modelagem de qualquer forma vc tem q mover vertices e dar estruders ir compondo o modelo para no final suavizar Outra forma é usar um box com seguimentos suficientes para uzar o modificador esferify converter edte poly sair modelando esse é bom para modelar cabeças
Oi gente, tudo bem? Eu sei como vocês se sentem no começo. Eu senti isso também e não via como poderia modelar legal editando aquela bagunça de vértices. Eu estava acostumado com o AutoCAD, com aquela modelagem limpa e precisa, parecendo uma cirurgia. No Max é muito diferente, mas é muito gostoso, é uma das coisas mais gostosas no programa e quando você consegue "ver" o processo, é igual aquela cena do Neo em Matrix quando ele "vê" a programação por trás do Sr Smith. Você sente que consegue modelar qualquer coisa mesmo que nunca tenha modelado ela, porque é sempre da mesma forma, quem faz um sofa ou um mouse, faz um carro e um corpo humano, porque é feito exatamente da mesma forma, só é mais complexo. A forma de iniciar a modelagem não importa, é ai que está a parte que confunde todo mundo. Porque tem tudo que é nome para descrever a mesma coisa. Como disse, todo o processo de modelagem é sempre o mesmo, independente do objeto, se está modelando editando polígonos, sem modificadores e tal, sempre será da mesma forma. Usando os comandos que estão disponíveis no Editable Poly, o que muda é a forma de começar a modelar, as vezes pode preferir começar com um Box, mas as vezes pode preferir começar com uma esfera, pois o objeto é arredondado. Ou pode optar por começar com um Plane apenas, só por causa disso mudam o nome do negócio, só que depois disso a edição é sempre feita da mesma forma, então, eu acho uma idiotice chamar de 50 nomes diferentes só por causa da forma que começou a modelagem, sendo que todo o resto é feito igual. Para mim só existe modelagem poligonal, como você vai começar o modelo, depende de você, começa pelo que for mais fácil. Pode usar uma linha de perfil, extrudar e transformar em Poly como o Zentraed disse, é uma ótima opção para começar algo que tem curvas complexas mas tem um perfil bem definido. Começa o modelo como quiserem, mas o importante é saber usar todos os comandos que estão dentro do Edit Poly, pois depois deste começo, tudo será feito com estes comandos. Saber fazer uma depressão quadrada na malha, um relevo quadrado, uma depressão arredondada, um relevo arredondado, um canto reto, um canto curvo, pode até testar num simples Box, pois tendo esse controle sobre a malha, modela o que quiser. É só uma questão de entender como a malha se comporta quando é subdividida pelo Mesh Smooth e o que fazer na malha para controlar o Mesh Smooth da forma que desejar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 392

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.