Coluna vertebral! usei "spline ik solver" mas tá e

Por: Fabián  

Em: 10/02/2007 16:04

Olá Anexei 2 imagens para mostrar o problema..vejam: Photobucket - Video and Image Hosting e abaixo..como fica quando mexo no "Conrole pescoço": Photobucket - Video and Image Hosting se alguém puder dar uma dica, agradeço, deixei meu MSN caso alguém queira conversar: [email protected]
Fabian, Não tenho experiência em animação de personagens, inclusive, nunca usei o spline ik solver. Decidi fazer um teste com ele pra ver como ele se comporta e os resultados foram idêncicos ao q vc mostrou. Acredito que seu problema seja resolvido se vc usar o HI solver. Fiz isso por aki eu funcionou bem. Tenta aí e dá uma resposta depois. Abraço, Sander
:D Sim, vc está correto Sanderpalma, sei que usando HI Solver se consegue resultados legais..acontece que usando o spline IK solver ele cria estes "dummies" que apos linkados aos POINTS que coloquei, seria possível ter uma variedade e controle maior sobre a coluna..mas e que faltam partes neste processo e eu não lembro...aprendi isto no curso de "personagens e animação p/ cinema e TV" na Cadritech...mas falta algum detalhe o qual perdí... :( ..ainda assim se alguém souber aperfeiçoar este sistema, agradeço! :lol:
Oi Fabian, tudo bem? Tem algum erro nos links ou nas interações que criou, e como Rig é um troço complexo, cheio de interações, fica muito difícil de descobrir o problema olhando uma imagem. Mesmo com o arquivo 3D seria difícil de descobrir o problema, porque teria que ir vasculhando a estrutura, as ligações e as interações todas para ver onde está o erro. Você está certo de usar o Spline IK e pode ter um grande controle da coluna vertebral com ele, mas eu sugiro que faça o teste novamente. Começa do zero e vai tomando cuidado com tudo que for adicioando, teste tudo após adicionar, para ver onde está acontecendo o erro. Não tem porque girar o segundo Bone da coluna quando gira o pescoço, porque a interação nem deveria atuar sobre ele. O pescoço é independente da coluna e você pode usar Wire para controlar as funções da coluna por um único Helper, não precisa dos Points que criou na parte de trás. Quanto menor controladores tiver, mais eficiente é o Rig e mais fácil de animar. Abraços
Pois é :? ..refiz 8 vezes já sem sucesso........e eu aprendi a Fazer este RIG com o Instrutor do curso de Animação de personagens p/ TV e cinema na Cadritech e havia feito antes..agora ando tentando fazer e não sei o que estou errado, tenho passo-a -passo tudo anotado do curso que fiz em SP na Cadritech...que será que acontece?? bem, ando seguindo alguns tutoriais aqui do forum de vcs...fazendo um rig mais simples...a coluna fica "bem" como mencionou o colega na primeira resposta..mas eu queria fazer aquele sisteminha legal que antes estava dando certo....é uma pena mesmo...terei que fazer mais simples. :(
Oi Fabian, tudo bem? É essa a diferença entre aprendizado e treinamento. Quando você é treinado para fazer algo, na verdade você não sabe fazer, apenas decorou os procedimentos. Não conhece mais profundamente os conceitos que envolvem aquela criação e não consegue reproduzir sozinho depois se não tiver refeito várias vezes. A pessoa não sai sabendo de um treinamento, ela sai treinada, se não usar tudo diversas vezes, vai esquecer tudo. Estudando com os tutoriais do site e tirando dúvidas aqui com a galera, você vai aprender a fazer Rig, então, poderá montar como quiser, pode colocar controladores onde quiser para fazer o que quiser. Ainda vai aprender muitas técnicas em vez de uma só, pois são muitas pessoas dando dicas diferentes. Assim, poderá montar um Rig muito melhor e muito mais complexo, e ainda entendendo o porque de tudo, o porque as coisas estão ali e as interações entre elas, já que você criou tudo. Se me explicar o tipo de controle que deseja ter sobre a coluna, eu posso te falar uma forma de fazer. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 453

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.