Unwrap

Por: kerrys  

Em: 14/02/2007 18:41

Olá pessoal, Estou tentando abrir o corpo do meu personagem. Seguindo um tutorial escrito pelo André, selecionei em partes (cabeça, dentro da boca, tronco braço, mão etc.. etc..). Criando um material de Multi?Sub-Objeto, setei cada parte selecionada na Polygon Properties. Até aí tudo bem. Quando comecei a aplicar os Gismos do Mapping UVW nas partes correspondentes a cada seleção... bem... aí começou a enrolar. O programa fechava a cada guismo e nem no autoback eu conseguia recuperar a cena. não perdi tudo porque sempre salvo a cada etapa uma cópia. então as 4 da madruga, depois de ter trabalhado horas......resolvi buscar um tutorial que explique passo a passo como abrir a malha de um personagem mas não achei. tambèm estou intrigado a respeito dessa encrenca do programa fechar mais de 10 vezes , será que estou fazendo algo de errado ou Será uma formação de quadrilha do Unwrap com o Max9. abrç
posta uma imagem do seu personagem para podermos entender melhor o q ta acontecendo. vc por acaso está tentando dar unwrap com uma malha mto densa ou com turbo smooth ou mesh smooth aplicado???
Ai vai uma imagem è um personagem bem simples sem muitos polignos. [/U [URL=http://imageshack.us]
Oi Kerrys, tudo bem? Existem diversos processos de mapeamento, este que eu expliquei é um deles, é um processo antigo que a gente usava quando nem existia o UnWrap UVW ainda. Mas isso não significa que é ruim e ultrapassado, pelo contrário, pode ser muito melhor e mais prático em muitas situações, além de ser mais fácil se não necessita de muita precisão nas emendas da textura, como no caso de um personagem cartoon igual o seu. Mas o Unwrap UVW é muito bom e pode permitir um detalhamento maior e mais preciso da sua texturização, apesar do trabalho que é tratar a malha para abrir corretamente. O ideal é que você colapse todos os UVW Maps depois que mapeou, consome muita memória ficar cheio de modificadores assim. Depois que tudo estiver mapeado, dá um collapse para ficar só com o modelo em LowPoly e os mapeamentos embutidos na malha, assim, terá apenas o Editable Mesh ou Editable Poly novamente e não vai ter essa penca de UVW maps. Pode ser isso que está fazendo fechar o programa, mas tem que lembrar também que o Max 9 é muito novo e tem seus problemas, é meio instável mesmo e fecha na cara mesmo. Abraços
Bem, apaguei tudo e resolvi abrir só a cabeça. Copiei ela planificada, coloquei no photoshop e circundei com um traço escuro os olhos a boca e o nariz. quando aplique a imagem de volta a cabeça, achei que já caise na posiçaõ equivalente dos polígonos pintados. isso me leva a crer que tenho que fazer um ajuste. Tentei fazer no offset, mas não adiantou. Alguém saberia me dizer como faço estes ajustes?
Fala André. Acho que aos poucos estou tomando o meu rumo. Pra vc que domina o site, teria algum caminho que me enriqueça mais a esse respeito? O editor de malha parece decisivo para uma boa texturização. Fiz agora depois da tuas dicas, e, o programa só não fechou quando colapsei um por um, imediatamente a colocação de cada UVW mapping. Agora estou tentando arrumar o mapa em cima da malha...uma nova busca... abraço.
Um jeito de acertar a pintura no seu boneco é abrir o Unwrap e dentro dele exibir (o cubo quadriculado) a sua textura, ali vc verá a sua malha aberta e sua textura pintada, assim vc pode fazer os ajustes necessários para que sua textura caia nos lugares certos.
Saber sem fazer é não saber!
Oi Kerrys, tudo bem? Quanto você tem de memória no seu PC? Te dou certeza absoluta que fechou por falta de memória. Sempre que collapsar coisas complexas, seja um Attach de objetos na Viewport, um Detach e mesmo um Collapse de Edit Stack, o Max vai fechar se não tiver muita memória. Tem que fazer de pouquinho, colapsar só alguns, depois mais alguns, ou attachar só alguns, depois mais alguns. Isso acontece muito com o pessoal que trabalha com maquete e vai dar um attach em telhas do telhado, por exemplo, trava na hora. Tem que ser de pouquinho. Sobre o problema com o mapeamento, certamente tem alguma coisa de errado no seu procedimento, porque é para cair certinho no lugar. Você nem precisa fazer estes riscos no PhotoShop para testar, basta abrir a imagem logo em seguida e aplicar no objeto, poderá ver pelos Edges se está certinho. Faça um teste ai. Deleta tudo e deixa só a malha da cabeça do personagem. Aplica o UnWrap UVW, aplica a opção Cylindrical pelo Sub-Object Face e abre a janela de edição clicando no Edit. No menu Tools escolha Render UVW Template. Vai aparecer uma imagem, salva ela. Abre o Material Editor, pega um material qualquer, coloca essa imagem no Diffuse e aplica no objeto. Tem que cair certinho as Edges na imagem com as Edges no objeto. Abraços
Valeu André! graças a tanta ajuda, finalmente consegui dominar o UnWrap . Obrigadão!. abrços.
www.kerrys.com.br
Gente, naum sei se estou enganado, mas pode ser isso tb kerry, vc usou mtos uvws, mas nenhum poly select, talves seja por isso que seu ,mapeamento pelo modo "tradicional" nao esteja dando certo... flw!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 804

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.