material mental ray

Por: massimiani  

Em: 19/02/2007 14:53

pesquisei pelo site sobre os shaders do mental ray e não encontrei. Tenho algumas dúvidas. Este ano é o meu TFG de arquitetura e pretendo fazer uma maquete realística de um teatro. Li sobre sombreadores (shaders) e materiais. Sei que o mental ray tem seus shaders próprios...mas para usar com quais materias? É possível renderizar com material standart? Existe um material mental ray, li em outra oportunidade mas agora não encontrei. Esse material tem boa renderização somente com o mental ray? Os outros materias da lista (blin, phong, etc) são bem renderizados no mental ray? E aceitam os seus shaders? Procurei em artigos e também não encontrei a matéria sobre os materias realísticos. Se alguém puder me passar o link ou tirar minha dúvida agradeço.
Nesse link você encontra tutorias sobre como compor shaders do MR: http://cgsector.com/page.php?16
Oi Massimiani, tudo bem? Daria para escrever um livro com mais de 500 páginas só sobre isso que você perguntou. Se perguntar sobre um Shader especificamente, ai até dá para tentar responder, mas de forma genérica assim, é impossível. Porque são centenas de Shaders, cada um tem uma função, alguns podem ser usados direto com materiais Standard, outros não. No vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico os principais Shaders e como compor com ele, mas em alguns casos as composições podem ser muito complexas. Quem já sabe compor bem com mapas procedurais no Max, tem mais facilidade para compor com Shaders do Mental Ray. Agora, para compor materiais puros do Mental Ray, ai já são outros quinhentos, tem que conhecer bem o render, tem que destravar Shaders, dependendo do que for fazer. Porque a Autodesk não fez de forma a facilitar isso, fez de forma a esconder ao máximo para facilitar para os iniciantes e obrigar a compor com materiais padrões. E da forma que o Mental Ray é compatível com os recursos padrões do programa, porque no final das contas tudo é traduzido para o Mental Ray na hora do Render, você pode montar praticamente todos os materiais usados em maquete com materiais padrões e alguns poucos Shaders do Mental Ray. Por exemplo, o Mental Ray tem um Shader que se chama Mib_Glossy_Reflection e gera reflexão borrada fisicamente correta. Ele vem travado no Max, não aparece para você usar, mas quando você aplica o mapa Flat Mirror no canal Reflection do material Standard, por exemplo, o Flat Mirror será transformado em Mib_Glossy_Reflection e vai renderizar adequadamente, muito melhor do que o mesmo mapa renderizado no Scanline. Mas se você destravar o Shader e aplicar ele no material Standard, terá muito mais controle sobre o efeito, pois ele oferece mais recursos do que tem na interface do Flat Mirror, mas isso é para quem conhece muito bem o Mental Ray, não é para iniciantes no Render. O ideal é que você crie os materiais da forma que está acostumado com os recursos padrões do Max, vai precisar do Shader Metal da Lume para fazer reflexão borrada, vai precisar do Shader Glass para algumas situações de vidro, no máximo vai precisar do Shader de SSS. Assim poderá criar os materiais que precisa sem dificuldade e sem ter problemas. Sobre materiais realistas, isso depende do artista, a pessoa tem que observar bem o mundo ao redor e conhecer bem os recursos de materiais que o Max oferece, assim, poderá reproduzir os efeitos que acontecem nos materiais reais e criar materiais virtuais bem realistas. Isso é uma coisa que não se ensina, é uma questão de prática. Dá para ensinar a usar os recursos para criar os materiais, mas para ficar realista, depende de ter muita experiência com isso e envolve luzes também, porque a cena realista depende de materiais e luzes realistas. Você encontra bastante informações sobre os Shaders do Mental Ray, as possibilidades dos principais que acompanham o Max, o uso do Shader Photon Basic e também sobre configuração do Photon Map e do Final Gather, que são as primeiras coisas que deve aprender no Mental Ray, aqui na seção Artigos da Três D1. Clica no botão Artigos no menu do site e dá uma olhada nos tópicos que estão lá. Tem vários sobre o Mental Ray. Material mais completo sobre o Mental Ray no Max é difícil, um dos poucos é o vídeo curso da 3D1, porque faz pouco tempo que está integrado ao Max e não é todo mundo que conhece bem ele. Você encontra bastante material de Mental Ray para o SoftImage XSI, que tem ele integrado há mais tempo, mas não é muito compatível com o Max, quem tem experiência consegue transpor entre os softs. Abraços
Obrigado André, eu vou comprar o CD da 3D1 para estudar. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 313

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.