Roger3d, eu acho que ele quis dizer foi "um software com uma interface mais similar pra quem desenha e esculpi no tradicional".
O que o Roger disse é perfeito: Quem faz nao é o software mas sim o artista que estar por tras dele.
O Mudbox, assim como o Zbrush sao softwares que "complementam" os de 3d tradicionais, nem um nem o outro renderiza. faz rigging ou muito menos anima.
Servem para modelar e texturizar, no caso do Mudbox, só serve pra modelar e fazer mapas de displacement.
O workflow que é adotado hoje é o seguinte : Modelagem e Uvs em softwares tradicionais de 3d (salvo o Deep Uv) , depois exporta pra um Obj e importado pelo Mudbox ou Zbrush para detalhar os modelos , ai sim, como modelagem tradicional esculpir os detalhes.
O unico que eu já vi ter tudo em um só e funcionando 100% é o Blender, parece que o Modo 2.02 e o Silo tem também modulo de sculp mais ainda nao estudei nem um nem o outro.
O zbrush tem uma interface um pouco estranha a principio, depois que vc entende com ele fica facil, já o Mudbox, aprendi a usar ele todo em 10 minutos, realmente é facil de usar mas nao tem todos os recursos do zbrush.
Eu acho que o 3d ainda é complexo demais , ainda precisa ser mais amigavel, já melhorou muiiittto desde a epoca que comecei (era jurassica).
Vlw e boa sorte !