PROFESSOR [ajuda com cloth e hair]

Por: DavidSiqueira  

Em: 19/02/2007 19:50

Aí galera... a história é o seguinte... durante uma aula na faculdade no primeiro período do ano passado eu estava meio sem paciência e comecei a fazer a caricatura de um professor... tenho essa mania :p... aqui tem um outro professor também , mas voltando a história eu fiz a caricatura desse professor, ele quase viu mas eu escondi... disse que só mostraria depois da prova para ele não descontar na correção da minha prova, hehe, alguns colegas meus da faculdade viram e falaram para ele que tava muito parecido, muito legal e talz... mas quando acabaram as provas e o professor me cobrou a caricatura... eu percebi que tinha perdido... esse professor passou o resto do ano inteiro me cobrando, na semana passada fui assistir as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso no auditório da faculdade, quando de repente eu vejo esse professor vindo em minha direçõa e peruntando "cadê?", eu dei uma desculpa, disse que ia fazer denovo, então ele se virou e disse "um dia você vai apresentar um TCC!", logo após ele se dirigiu a banca de professores... assistiu a apresentação e julgou... esculachou os caras que tavam apresentando o projeto... eu fiquei gelado... e agora tenho que fazer urgente alguma coisa melhor do que a caricatura :D resolvi partir pro 3D... ainda faltam alguns detalhes e texturizar... está todo sem textura ainda (exceto os olhos). mas como sou iniciante, esse é o meu primeiro trabalho que posto aqui, tenho algumas dúvidas: DÚVIDAS - na parte da roupa que eu já modelei, se eu colocar o reactor cloth nela ela vai ficar certinha no corpo... pra quando movimentar os bones a ruupa se mexer também? - outra dúvida...o hair and fur... é melhor colocar na mesma malha do resto do corpo, no caso de ser localizada ou é melhor colocar em uma malha separada e tornar essa malha invisível? eu fiz essa segunda opção... mas um tempo depois ele começou a renderizar o hair esquisitão... por enquanto são só essas... se alguém puder ajudar aí... eu agradeço, valeu!
DeviantART
caraca isso ficou um testamento... foi mal aí :p
No caso do Hair and Fur, coloque na mesma malha funciona bem e é menos poligono para o render, no caso do tecido use o cloth! depois da animação clique na simulação do cloth e ele vai acompanhar o movimento do seu pernsonagem!
valeu pela dica edson... hoje eu estou tentando colocar os bones... como não tenho muita prática com isso... estou levando uma surra hehe... mas já colocquei a textura da camisa, quanto ao hair, já desisti... vai deixar muito pesado, vou usar só o mesh mesmo como está na modelagem aí em cima e coloco uma textura de cabelo, na na questão do cloth... já tentei um monte de coisas e não deu certo... tenho que ler mais alguns tutoriais.
Oi Leafy, tudo bem? O Hair And Fur deve ser aplicado numa malha separada, como acontece com todos os plug-ins de cabelo que existem para o Max, sempre é assim, aplica numa malha separada porque é muito mais fácil de configurar e fica muito mais leve. Teste para você ver, vai ficar bem legal e não será pesado, pode acreditar. Demora um pouco mais, mas não será um absurdo se configurar direito. Separa essa parte da barba dele, você já tem separado em ID, então, será facinho. Faça uma cópia, não vai arrancar do modelo. Pega essa cópia e centraliza o ponto Pivot, lá no Hierarchy>Affect Pivot Only>Center to Object, saca né? Usa o Scale e diminui só um pouquinho, 1%, por exemplo. Poderia usar o Shell e deletar as faces de fora pelo ID, em casos complexos é necessário, mas não terá problema com o Scale. É só para não ficar face sobre face. Aplica o Hair neste Proxy (a cópia) da barba e ajuste certinho, poderá usar poucos pêlos, é só para dar a sensação de volume de verdade na barba. Diminui os Segments do Hair para 1 ou 2, não precisa de muito neste caso, e use uns 10 mil fios, vai ficar legal. Sobre a roupa, se modelou ela junto com o personagem, não vai dar para simular como Cloth. Tem que ser separada para poder simular como Cloth interagindo com a animação do corpo. Neste caso, pode ser melhor usar o Modify Cloth do Max do que o Reactor Cloth, porque ele é melhor para criar roupas em personagens. Você poderá criar uma nova roupa para ele que será fácil de animar sem muito problema, dá uma olhada no tutorial sobre o Cloth: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15363 Eu também desenhava caricatura de professor na escola, você me fez lembrar dessa época, eu dei uma de presente para um professor de matemática chamado Ernesto Conde no colégio Porto Seguro, é uma escola alemã e são meio rígidos, pelo menos era no passado. :) Só lembro o nome deste e de mais um professor daquela época, para você ver como marca. E dele, que fiz a caricatura, ainda lembro do rosto. Eu pentelhava muito ele, fazia essas caricaturas e colocava em quadrinhos com sacanagens bravas, tipo ele mijando no banheiro com a calça abaixada e uma calcinha de renda preta. :) :) :) Eu cometia uns absurdos, já que não dá para usar a palavra que eu gostaria para descrever isso aqui no fórum. :) No último ano eu fiz a caricatura dele bem caprichada em tamanho grande e dei de presente, ele deve ter rasgado e jogado fora, mas tudo bem. :) Abraços
hehe... é uma boa época, na minha época de escola eu fazia muito isso... uma vez no último ano fiz a caricatura de todos os professores juntos e de todos os alunos da turma, tive a ajudinha de uma grande amiga que desenha também, mas aí tinham os professores que eu gostava e outros era pura zoação... como o diretor cabeça de ovo, a coordenadora sorrisão, a daianinha pulga, e outros... foi bem engraçado... no final todos os professores me pediram uma cópia... gastei boa parte do meu cartucho imprimirndo hehe... agora já que não posso mais fazer isso na escola... faço na faculdade mesmo :P
mas aí... muito obrigado pelas dicas, a parte do hair, eu já cheguei a fazer mais ou menos isso, onde você vê na imagem a barba cinza eu tinha colocado invisível com os pelos... tinha dado um efeito legal... mas agora quando vou renderizar os pelos não aparecem mais, deve ter algum erro... a roupa eu ainda não testei, mas vou tentar isso aí nesse final de semana, muito obrigado pelas dicas aí André! um abração
hehehe.. e o legal é q agente sempre é perdoado.. quando o desenho sai massa..

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 963

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.