repetição da textura!!

Por: ORISO  

Em: 21/02/2007 16:54

Ola! Eu estava modelando um predio só para dar uma praticada e ver mais ou menos como é fazer um, porém ao texturizar notei que a textura ficava repetitiva e nem de longe ficava legal, a textura que eu utilizei foi uma de um conjunto de marmore, pensei em usar o uvw para fazer a textura no photoshop(mas meus conhecimento no photo são mais basicos do que o do 3d max :oops:) então segue as perguntas: 1-tem como dar uma diferenciação na textura sem ter uma abilidade muito grande em photoshop? 2-é possivel fazer essa diferenciação no proprio max?
"O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância... é a ilusão do conhecimento." - Stephen Hawking
Olha só, primeiro de tudo vc vai ter que ter uma textura grande, mas não adianta ser grande em pixels e ter um enquadramento fechado. Essa textura tem que ser um plano bem aberto. Outro segredo é vc tornar ela "tiled", ou seja remover a emendas dela, assim quando vc repetir ela as emendas não aparecem. Bom o processo para fazer isso no photoshop não é difícil mas é um tanto extenso para ser explicado por escrito. Eu estou montando uma série de vídeo tutoriais de photoshop voltados para o 3d. O primeiro vídeo que estou fazendo é exatamente sobre isso, creio que hoje mesmo eu já consiga terminar o primeiro e vou disponibilizá-lo aqui pro pessoal. ;)
E ai Tiago, tudo bem?? O tuto nem está pronto ainda, mas obrigado por ajudar meros mortais como nós qua ainda estão angatinhando nesse mundo virtual. Falow
Oi Oriso, tudo bem? Dependendo do mármore vai ficar bem difícil de fazer, se ele tem desenhos muito marcados, acaba ficando repetitivo mesmo, precisa de uma textura bem grande desse mármore, para ter que ladrilhar o mínimo possível e para poder igualar os lados da textura no PhotoShop. Se é um pedaço muito pequeno do mármore, mesmo ajustando para retirar as emendas no PhotoShop, acaba ficando repetitiva. Se essa textura é grande, então, coloca uma régua do lado direito da imagem, deixando uma tira para recortar essa parte e passar para o lado esquerdo. A régua serve para saber onde cortar a imagem, vai jogar fora esse lado que recortou e copiou para a esquerda. Essa parte ficará como um Layer sobre a imagem e o canto esquerdo dela será a continuação perfeita do canto direito acabou de recortar. Com essa fita encostada no canto esquerdo, pega a borracha com opacidade em 50% e apaga o canto direito da fita, para mesclar com a imagem e não mostrar emenda. Pronto, ladrilhando na horizontal já não vai aparecer mais emenda, faça o mesmo na parte de cima com a parte de baixo que poderá ladrilhar a textura sem aparecer emenda. Agora, é como eu disse, se a textura for pequena, não aparecerá emenda mas aparecerá a repetição. Mas se for um granito, por exemplo, ai fica fácil, porque pode misturar dois com mapas procedurais, assim, esconde melhor a emenda e deixa a repetição quase invisível. Abraços
Valeu pela ajuda realmente usarei das dicas para tentar sanar esta dificuldade, me amarrei na ideia de videos tutoriais do photo shop para o 3d, quando eu ficar bom em 3d garanto que vou fazer muitos videos tuto(vai demorar um pouco mas chego lá). Fiquei com um pouco de duvida na parte do "tiled" para remover emendas acho que ainda estou muito basico e não entendi direito o processo. Teria augum problema se alguem me dissece cono fazer?
"O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância... é a ilusão do conhecimento." - Stephen Hawking
Oi Oriso, tudo bem? O Tile é o parâmetro no mapa Bitmap ou no UVW Map para definir o ladrilhamento da textura. Por exemplo, um gramado, você não vai ter a textura dele todo, terá apenas um pedacinho de grama, certo. É aumentando o Tile que você vai ladrilhar esse pedaço de grama por todo o terreno, assim, a grama vai ficar num tamanho adequado, porque sem ladrilhar, ela ficaria esticada demais, estourando os pixels, concorda? Então, o ladrilhamento resolve isso, mas também faz aparecer a repetição da textura, as vezes mesmo que trabalhe muito bem as bordas dela no PhotoShop para não mostrar emenda. O que vai se repetir é o padrão da grama, então, mesmo que não apareça a emenda, vai aparecer a repetição, entende? Mas se você mesclar duas gramas com um mapa procedural, como o Noise por exemplo, já vai diminuir bem essa repetição, porque vai esconder o padrão de repetição. Poderia ser até a mesma grama, uma na posição normal, a outra girada 45 graus e ambas misturadas com o Noise, assim, esconderia bem o padrão de repetição, entende? Dá uma lida nos tutoriais sobre os mapas procedurais aqui na 3D1, podem te ajudar muito nisso. Os links são: 1º Tutorial - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15256 2º Tutorial - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15257 E este outro tutorial vai te mostrar as funcionalidades do mapa Bitmap, o lance do Coordinates e do Tile. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 963

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.