Rotação da Esfera muda direção!

Por: loj  

Em: 22/02/2007 10:29

Oi gente, tudo bem? Isso é uma questão básica e super importante em animação, os Keys são gerados no programa de acordo com um controlador de animação em uso, até o Max 4 vinha por padrão o controlador Linear, então, os movimentos eram mais duros por padrão, mas poderia trocar por outro controlador, como o Bezier, que gera curvas suaves de animação. A partir do Max 5 o Bezier passou a ser o controlador padrão, porque o sistema de animação foi modificado e tudo passou a ser tratado independentemente em cada eixo. É ótimo, você move algo e ele acelera e desacelera o movimento indipendente nos 3 eixos já por padrão, antes tinha que pedir para fazer isso. Só que em rotação não acontece dessa forma quando está tratando os eixos de forma independente com Bezier, porque não funciona localmente. Só vai funcionar dessa forma que você está querendo se trocar o controlador da rotação do objeto pelo Linear Rotation, ai ele vai rotacionar só num Eixo. Agora, se quiser controlar linearmente de forma independente em cada eixo, então, pode usar o controlador Euler, só que terá que trocar de Bezier para Linear em cada eixo. Quem usa o Max desde as primeiras versões era obrigado a saber isso, porque vinha com o Linear por padrão, que é ruim na maioria dos casos, porque com 3 Lineares você passa a ter a rotação do tipo Gimbal. Coloque Linear em cada um dos 3 eixos e ligue a opção Gimbal na lista View para você ver como os eixos de rotação passam a ser tratados. Assim você também vai conseguir fazer o que deseja, mas é mais chato. Faça o teste com um Box, assim perceberá nitidamente. Agora, é claro que o modo mais prático de fazer isso é simplesmente lincando num outro objeto, normalmente usam o Dummy, porque ai terá um eixo fixo do Dummy para girar e outro eixo fixo no objeto para fazer a rotação. Isso é normal em animação 3D e usa muito, tanto que o Dummy foi feito para isso, para auxiliar na animação. Mas é muito importante conhecer os controladores de animação e como eles funcionam. Abraços
Meu caro André e demais colegas, obrigado pela ajuda e pela aula. Agente começa a entender melhor o porquê das coisas. Já tentei de tudo, inclusive oq vc já me disse, mas infelizmente, por mais no Curve Editor esteja lá X e Y zerados e Z com um linha crescente, pois tirei a curva e coloquei Linear, mas ainda assim o esfera não rotaciona em apenas 1 eixo, que seria o Z. Por enquanto a solução está sendo mesmo o Dummy. Tou usando o Max 9, será que deve ser um BUG ou realmente tou fazendo algo de errado! Flw.
em 1º lugar...valeu mesmo andré....mais uma vez vc arrasou....eu disse hj inclusive q vc deve saber mais de max do q o pessoal q faz ele da autodesk....e não é brincadeira naum... agora qto ao Log....vc naum entendeu o q o andré quiz dizer.....ele não mensionou nada do curve editor.....não tem nada a ver o linear e bezier das curvas e sim do pivot da esfera....mas passando para o portugues o q eu disse: vc cria a esfera normalmente na TOP, vai no painel "Motion", abre o "assign controller", clica onde está escrito Rotation: Euler XYZ (a opção ficará amarela), depois clique no botãozinho com uma interrogação logo acima, vai abrir uma caixa de seleção, vc vai escolher a opção "Linear Rotation" e clicar em "OK", depois pode colocar na vista FRONT ou LEFT e inclinar a esfera, depois ligue p auto key ou set key para animar do modo que preferir e gire a esfera nos 360º usando o eixo de referencia como "Local"......é 100% de certeza q dará certo, pois acabei de fazer aki. voltando ao André....eu comecei a usar os assign controllers para bones a uns meses mas ainda to aprendendo mta coisa disso....é incrível como tem uma infinidade de coisas mesmo...vivendo e aprendendo....
Abração Té+
Oi gente, tudo bem? Leandro, agradeço muito pelas suas palavras, fico lisongeado, mas todo dia eu estou aprendendo também, ninguém manja tudo de um programa complexo como o Max e muito menos de 3D, que é muito vasto, uma vida só é pouco. Mas depois de 10 anos sentado na frente do 3ds max, se não aprendesse um pouco era melhor ser lobotomizado, né? :) :) :) Fico muito feliz que você entendeu o que eu disse e explicou como fazer de uma forma simples para o Loj repetir, assim ele vai conseguir fazer, apesar de ainda não entender o funcionamento disso. Sobre os Controllers, eles são a chave para montar Rigs complexos e para fazer automatizações de animações, integrando os Controllers com os demais recursos do Max, você faz o que quiser em animação e do modo mais fácil se escolher o controlador certo, vale a pena estudar cada um com cuidado, se eu puder te ajudar, farei com prazer. Loj, o que deve ser mudado é o controlador de animação, Animation Controller. Isso pode ser feito no Curve Editor clicando com o botão direito do mouse sobre o controlador atual, normalmente é o Euler XYZ, e trocando pelo Linear Rotation escolhendo a opção Assign Controller no menuzinho que aparece. Assim, os eixos de rotação serão tratados de forma independente, nem vai precisar editar nenhuma curva de animação no Curve Editor. Mas normalmente trocamos o controlador no menu Motion, como o Leandro explicou, pelo menos o pessoal mais velho de Max, por estar acostumado com o modo antigo de fazer as coisas, antigo mas mais prático. Não é bug nenhum do Max 9, com certeza absoluta, porque aconteceria o mesmo no max 5, 6, 7 e 8, só no Max 4 que aconteceria da forma que você quer sem ter que mudar nada, no Max 3, 2 e 1 também. Como expliquei na última mensagem, o sistema mudou a partir do Max 5 e funciona assim desde então. A outra forma que eu expliquei, sobre rotação Gimbal, você terá que atribuir o Linear Floater para cada eixo de rotação, em vez de atribuir o linear para todos os eixos ao mesmo tempo como expliquei no começo da mensagem. O procedimento é o mesmo, mas em vez de clicar sobre o controlador Euler XYZ, você vai clicar no Bezier Floater que está no X, depois no Y e depois no Z, atribuindo a todos o Linear Floater, assim, a rotação vai se comportar como Gimbal, para usar deve mudar para a opção Gimbal na lista View com o Rotate selecionado. Abraços
Primeiro quero agradecer ao Leandro pelo esclarecimento e ao André pela paciência. Eu sei que é uma coisa simples, mas aos poucos vamos aprendendo esses pequenos detalhes. Agora deu certo sim. Já estava me contentando com o Dummy. Na verdade eu já tinha usado o Assing Controller, fazendo alguns tutoriais de introdução a animação do site esculto pintura, mas a ficha caiu depois do esclarecimento do Leandro. Lá no site ele faz uns exercícios mostrando o Assing Controller que por sinal o site Esculto Pintura está de parabéns. Já o conhecia antes mesmo de ser anunciado aqui na 3D1, e é uma excelente referência para quem está iniciando. Mais uma vez valeu pessoal.
Oi Loj, tudo bem? Animação é um troço cheio de minúcias e você está fazendo muito bem pela sua linha de estudo, já que logo no começo está estudando coisas básicas e aprendeu um negócio que muita gente só vai aprender depois de apanhar muito, por ter saido logo de cara para animar personagens, Cloth, coisas com o Reactor, e nunca foi conhecer as bases da animação por Key Frames, que é a forma padrão para animar no Max e em qualquer outro programa de animação, mesmo 2D. Fazendo testes como esse usando coisas simples no começo, você terá a base para entender e usar bem as coisas mais avançadas, juntar controladores para fazer o que você quiser, pois pode usar mais de um ao mesmo tempo, entre muitas outras utilidades. Agora que já sabe que eles existem, faça alguns testes com os outros que tem lá, vai ser de suma importância para o seu aprendizado de animação, assim, vai entender a função deles. Sobre o Escultopintura, realmente é um ótimo site, com ótimos tutoriais e super didáticos, já que a pessoa que faz é professor de universidade e conhece muito de Max e de didática, o nome dele é Dimas e é super gente fina além de tudo. Abraços
Caramba!!! Estava tentando girar um objeto num trabalho q estou desenvolvendo e tava apanhando com esse mesmo problema!! Até consegui girá-lo na gambiarrra, linkando ele a um box... mas fiquei invocado pq não dava certo!!! Mexi muuito no pivot... tentei até animar pelo sub-object element e depois girar o objeto pra ver se a rotação dava certo... Aí fiz uma busca aqui no site e achei este tópico!!! Ter um cara experiente no max como o André sempre participando ajuda muito a galera!!! Valeu André!!
Oi Jeffinho, tudo bem? Eu fico feliz que o tópico te ajudou também, tenho certeza que você vai ficar super fera no Max, porque quem vai atrás e pesquisa, mesmo em tópicos antigos, testa, fuça, acaba pegando todas as manhas do programa, não tem como não pegar. Eu tenho essas manhas do Max hoje justamente por usar o programa todos os dias nos últimos 10 anos e nunca ter deixado nada na dúvida, vou atrás até entender o proque daquilo. E todos os dias eu estou aprendendo também, tem muitas coisas que eu quero estudar, não parei de aprender não, muito pelo contrário, quanto mais você aprende, mais você percebe que tem muito mais para aprender. Quando eu usava o Max 3, achava que manjava muito do programa, hoje que sei muito mais do que sabia naquela época, eu tenho certeza que não conheço muito ainda não. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 756

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.