Oi gente, tudo bem?
Leandro, agradeço muito pelas suas palavras, fico lisongeado, mas todo dia eu estou aprendendo também, ninguém manja tudo de um programa complexo como o Max e muito menos de 3D, que é muito vasto, uma vida só é pouco. Mas depois de 10 anos sentado na frente do 3ds max, se não aprendesse um pouco era melhor ser lobotomizado, né? :) :) :)
Fico muito feliz que você entendeu o que eu disse e explicou como fazer de uma forma simples para o Loj repetir, assim ele vai conseguir fazer, apesar de ainda não entender o funcionamento disso.
Sobre os Controllers, eles são a chave para montar Rigs complexos e para fazer automatizações de animações, integrando os Controllers com os demais recursos do Max, você faz o que quiser em animação e do modo mais fácil se escolher o controlador certo, vale a pena estudar cada um com cuidado, se eu puder te ajudar, farei com prazer.
Loj, o que deve ser mudado é o controlador de animação, Animation Controller.
Isso pode ser feito no Curve Editor clicando com o botão direito do mouse sobre o controlador atual, normalmente é o Euler XYZ, e trocando pelo Linear Rotation escolhendo a opção Assign Controller no menuzinho que aparece.
Assim, os eixos de rotação serão tratados de forma independente, nem vai precisar editar nenhuma curva de animação no Curve Editor.
Mas normalmente trocamos o controlador no menu Motion, como o Leandro explicou, pelo menos o pessoal mais velho de Max, por estar acostumado com o modo antigo de fazer as coisas, antigo mas mais prático.
Não é bug nenhum do Max 9, com certeza absoluta, porque aconteceria o mesmo no max 5, 6, 7 e 8, só no Max 4 que aconteceria da forma que você quer sem ter que mudar nada, no Max 3, 2 e 1 também.
Como expliquei na última mensagem, o sistema mudou a partir do Max 5 e funciona assim desde então.
A outra forma que eu expliquei, sobre rotação Gimbal, você terá que atribuir o Linear Floater para cada eixo de rotação, em vez de atribuir o linear para todos os eixos ao mesmo tempo como expliquei no começo da mensagem.
O procedimento é o mesmo, mas em vez de clicar sobre o controlador Euler XYZ, você vai clicar no Bezier Floater que está no X, depois no Y e depois no Z, atribuindo a todos o Linear Floater, assim, a rotação vai se comportar como Gimbal, para usar deve mudar para a opção Gimbal na lista View com o Rotate selecionado.
Abraços