iluminação estante com vidro

Por: arthurl_cm  

Em: 23/02/2007 15:18

eu fiz esse modelo de estante e tentei ilumina-lo(e estou tentando :(:( )... eu normalmente uso o E-light pra iluminar e tudo seria tranquilo se não tivesse essa parte de vidro em baixo. o material do vidro é um Raytrace no Refration e com o E-light ele fica preto. Nessa imagem coloquei uma luz omni na parte inferior mas só consegui fazer ele ficar acizentado... como faço pra corrigir isso??? qual seria a melhor forma de iluminar uma cena como essa com vidro??
Arthur, Acredito que o problema esteja no raytrace....como sua cena eh toda negra, este material so tem a cor preta pra refletir....faz um teste...monta um cubo com o modificador Normal para servir como ambiente interno....ilunime a cena adequadamente e renderize de novo...quem sabe nao resolve... Abraco, Sander
Oi Arthur, tudo bem? Eu aposto que você usou sombra tipo Shadow Map na sua cena e aposto também que ou mudou as unidades do Max para modelar essa estante na medida, ou importou de um programa de CAD em escala real, estou certo? Porque a sombra está afastada dos objetos, isso acontece quando a sombra está com o Bias muito grande para o tamanho do objeto, então, seu objeto está muito pequeno na cena do Max, é comum quando importa de um programa de CAD ou modela em escala real no Max. Isso acontece com sombra RayTrace tambem, mas neste caso a sombra seria "dura", como a sombra está com as bordas borradas, é certeza absoluta que é Shadow Map. Então, está resolvido o problema do vidro, pois sombra Shadow Map não aceita transparência, por isso que fica tudo escuro dentro da área de vidro, para o render o vidro não é transparente. Só vai ser tratado como transparente se você mudar a sombra das luzes para RayTraced. Eu explico todos estes detalhes das sombras no tutorial http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15012 Troque para Raytrace e mude o bias das luzes para 0,01, assim deve ficar certo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 981

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.